Para fazer a defesa do Mestrado, é imprescindível que o aluno tenha completado a quantidade mínima de créditos obrigatórios (25 créditos), tenha cursado todos os cursos obrigatórios e tenha cumprido todas as exigências do Programa.
Exigências do Programa:
- Mínimo de 25 créditos
- Proficiência em Inglês
- Análise Estatística ou Bioestatística - 3 créditos
- Formação Didático-Pedagógica em Saúde - 4 créditos
- Genômica, Proteômica, Lipidômica e Metabolômica - 8 créditos
- Seminários em Pesquisa e Medicina Translacional - 2 créditos
- Segurança em Laboratórios (obrigatório somente para quem tem atividades em laboratórios) - 4 créditos
- Bioética (obrigatório somente aos alunos graduados em Medicina) - 2 créditos
Obs.: Caso alguma das exigências não esteja computada no histórico, o aluno deverá enviar o documento comprobatório de realização (certificado ou declaração) antes de enviar a documentação para defesa.
Procedimento:
Importante: Todas as defesas de dissertações de Mestrado dos alunos matriculados a partir do dia 01/04/2022 serão obrigatoriamente em sessões públicas, conforme os Artigos 103 e 104 do Regimento Interno da Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo.
Documentos necessários:
- Formulário para encaminhamento de bancas - Mestrado (preenchido em todos os campos e assinado pelo orientador)
- Proposta de banca - Mestrado (preenchida em todos os campos e assinada pelo orientador)
- Parecer/Certificado de aprovação do Comitê de Ética ou Declaração de Responsabilidade para projetos sem humanos nem animais
- Dissertação completa, em arquivo único no formato pdf
- Ficha Catalográfica (pdf gerado no sistema da Biblioteca CSP, não salve como imagem)
- Relatório de Similaridade emitido no Turnitin (seguir a orientação abaixo para emissão do Relatório de Similaridade)
- Artigo da dissertação publicado em periódico indexado ou comprovante de submissão do artigo (caso ainda não tenha sido submetido o artigo, deverá ser apresentada uma carta assinada pelo orientador contendo a justificativa para a não submissão do artigo e a data prevista para a submissão)
Atenção: Todos os documentos devem ser enviados por e-mail em formato pdf.
Composição da banca:
- Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
- A banca examinadora será composta por 3 membros titulares, não incluindo o orientador, e 1 membro suplente
- O orientador presidirá os trabalhos, mas não emitirá parecer
- O coorientador não poderá participar da banca
- Somente 1 membro poderá ter sido professor (orientador) ou aluno do orientador
- Somente 1 membro poderá pertencer ao quadro de orientadores do PPG
- Somente 1 membro poderá ser coautor de artigo(s) relacionado(s) à dissertação
- Pelo menos 1 membro deverá ser Servidor da Unifesp, entre os titulares
- Pelo menos 2 membros deverão ser externos à Unifesp, entre os titulares e o suplente
- Se entre os titulares houver apenas 1 externo à Unifesp, então obrigatoriamente o suplente terá de ser externo à Unifesp
Obs.: Servidores da Unifesp e funcionários do HSP, mesmo que também tenham vínculo com outra instituição, são considerados internos.
Emissão do Relatório de Similaridade no Turnitin:
- O aluno deverá encaminhar sua tese/dissertação para a Biblioteca do Campus São Paulo para o e-mail biblioteca.csp@unifesp.br e solicitar a emissão do Relatório de Similaridade
- Enviar apenas Resumo, Abstract e toda a parte textual - Introdução; Objetivos; Revisão da Literatura; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; etc. - (em arquivo único no formato pdf)
- Não enviar os seguintes elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Ficha catalográfica; Folha de identificação; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Sumário; Lista de figuras; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas, siglas e símbolos; e os seguintes elementos pós-textuais: Referências; Apêndices; Anexos; Bibliografia consultada
Em caso de defesa pública, a ata da defesa da Dissertação deverá ser assinada eletronicamente pela banca no SEI Unifesp (Sistema Eletrônico de Informações). Esse processo será instruído pela Secretaria do PPG.