O ingresso de novos pós-doutores ocorre em fluxo contínuo, ou seja, os orientadores/supervisores podem indicar candidatos/pesquisadores para matrícula em qualquer época do ano, não sendo necessário aguardar abertura de processo seletivo.
Entretanto, a matrícula somente será autorizada se o Programa possuir vagas disponíveis, devendo o orientador/supervisor fazer uma consulta prévia à Secretaria do PPG.
1. Pré-requisitos
Os candidatos ao pós-doutorado deverão preencher os seguintes pré-requisitos:
I – Ter publicado pelo menos um artigo da sua tese de doutorado como primeiro autor;
II – Ter projeto de pesquisa aprovado pelo respectivo comitê de ética, ou pelo menos submetido ao comitê de ética, ou então a liberação para realização nos casos de projeto sem humanos nem animais vertebrados.
2. Forma de ingresso
O candidato/pesquisador deve entrar em contato com os orientadores/supervisores que possuam linhas de pesquisa de seu interesse para obter o aceite de algum deles.
As linhas de pesquisa dos orientadores/supervisores do Programa estão disponíveis na página Linhas de Pesquisa.
A relação dos orientadores/supervisores do Programa e seus contatos podem ser consultados na página Contatos dos Orientadores.
Após consulta prévia do orientador/supervisor à Secretaria do PPG sobre a disponibilidade de vagas de pós-doutorado, ele deve formalizar a indicação do candidato/pesquisador para matrícula enviando e-mail para a Secretaria do PPG com as informações do candidato/pesquisador.
Nesse momento, o candidato/pesquisador precisa ter o currículo lattes atualizado, o projeto de pesquisa pronto e o parecer de aprovação do CEP / CEUA ou pelo menos o comprovante de envio do projeto ao CEP / CEUA.
O candidato/pesquisador poderá ser chamado para entrevista com a coordenação do Programa.
3. Matrícula
Após aprovação da coordenação do Programa, o candidato/pesquisador deve seguir as orientações da Secretaria do PPG para realizar a matrícula.