Para maiores informações sobre os orientadores envolvidos nestas Linhas de Pesquisa, consulte a Relação de Orientadores credenciados no Programa.
Clique na Área de Concentração ou na Linha de Pesquisa para descrição.
Linhas de Pesquisa dos orientadores
Área: BIOLOGIA E QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA À SAÚDE
Nesta área de concentração, enfatiza-se o estudo e caracterização de biomarcadores diagnósticos e de progressão de diferentes processos patológicos, incluindo doenças neoplásicas, degenerativas, inflamatórias e infecciosas, além de doenças cardiovasculares e renais, entre outras. Visa também à obtenção e caracterização de novos compostos derivados da pesquisa básica que podem levar a novas estratégias terapêuticas a ser encaminhadas para a pesquisa clínica, com possibilidade de aplicação prática na área da saúde.
Esta área que permite a articulação de pesquisadores na temática de identificação de biomarcadores com potencial desdobramento no desenvolvimento de métodos diagnósticos e de reconhecimento de novos alvos terapêuticos é etapa estratégica para o estabelecimento de políticas de transferência tecnológica entre instituições públicas e empresas de base tecnológica.
Linha de Pesquisa: BIOANALÍTICA APLICADA A SAÚDE
Utilizando das ferramentas tais como: espectrometria de massas, cromatografia líquida, eletroforese capilar e bioinformática, o nosso grupo estuda eventos bioquímico relacionados ao metabolismo (proteômica e metabolômica). Neste contexto, umas das linhas de ações é no fato de explorarmos a ação de eventos externos (alimentação, estilo de vida, e poluição ambiental) no funcionamento e desempenho do organismo, utilizando se de modelo animais ou de voluntários (pessoas) que contribuem para nossos projetos. Nestes projetos atualmente estamos estudando a ação do diacetil em sistemas biológicos.
Outra linha de ação é o estudo e compreensão de doenças raras, também utilizando das ferramentas acima descrita, visando a melhor compreensão de mecanismos e ação das mesmas visando uma possibilidade de melhoria de qualidade de vida futura em função de um possível controle do metabolismo dos portadores de doenças raras. Atualmente estamos estudando é a síndrome de Cri du chat.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Nilson Antonio de Assunção
Linha de Pesquisa: SISTEMAS PARA LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS E BIOATIVOS
A linha de pesquisa do grupo refere-se ao desenvolvimento de sistemas nanoestruturados termosensíveis (hidrogéis e organogéis) aplicados às áreas biomédica e biotecnológica no tratamento de processos inflamatórios crônicos. Os sistemas desenvolvidos apresentam características estruturais de acordo com as interações entre seus componentes (tipos de polímeros na fase aquosa, presença de ceras, fosfolipídeos e/ou ácidos graxos livres na fase oleosa, por exemplo), direcionando as etapas de trabalho do grupo quanto:
- a incorporação de fármacos de origem natural, como o sulforafano e a curcumina, em sistemas para administração injetável e tópica;
- a utilização de fases oleosas contendo promotores de permeação para os sistemas de organogéis de uso tópico;
- o estudo da estrutura supramolecular dos sistemas desenvolvidos por meio de técnicas físico-químicas de alta resolução (SANS e reologia);
- a realização de ensaios de permeação ex vivo considerando a perda da barreira do estrato córneo, de forma similar às alterações presentes na pele com dermatoses:
- as análises espectroscópicas e tomográficas para avaliar alterações na organização estrutural do estrato córneo;
- a detecção de marcadores moleculares, como citocinas pró-inflamatórias, em modelos in vitro e in vivo de Osteoartrite e Dermatite Atópica.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Daniele Ribeiro de Araujo
Área: EPIDEMIOLOGIA E AVALIAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Nessa área do Programa concentram-se linhas de pesquisa que utilizam ferramentas de epidemiologia clínica para a criação de novos conhecimentos na caracterização de tendências geográficas e temporais na ocorrência de diferentes agravos de saúde, reconhecimento de populações susceptiveis, padrão e comportamento microbiológico de agentes de infecções invasivas, assim como a avaliação da qualidade de evidência disponível para a validação de novas tecnologias para o diagnóstico e o tratamento de doenças com relevância em saúde pública.
Linha de Pesquisa: ANESTESIA REGIONAL GUIADA POR ULTRASSOM
O objetivo desta linha de pesquisa é o estudo de novas técnicas de anestesia regional com auxilio do ultrassom para a determinação de menores doses de anestésicos locais de sorte a alcançar o sucesso da anestesia regional e reduzir as complicações, principalmente àquelas relacionadas a função pulmonar.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Luiz Fernando dos Reis Falcão
Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE, AVALIAÇÃO ECONÔMICA E DE GESTÃO DE SISTEMAS, SERVIÇOS E PROGRAMAS EM SAÚDE
Esta linha de pesquisa consiste na avaliação de serviços e sistemas de saúde envolvendo a avaliação e incorporação de tecnologias; análise de custos das doenças, serviços e programas. Além disso, estudos ligados a economia da saúde; gestão de serviços e indicadores em saúde.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Maykon Anderson Pires de Novais, Paola Zucchi
Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE, DIRETRIZES CLÍNICAS E A TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO
Estudos que avaliam tecnologias em saúde, analisam qualidade metodológica de diretrizes clínicas e pesquisas sobre como traduzir o conhecimento científico para sua viabilizar implementação na prática clínica.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Daniela Oliveira de Melo
Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO IN VITRO DE SUBSTÂNCIAS ATIVAS UTILIZANDO MODELOS TRIDIMENSIONAL DE PELE HUMANA
Atualmente os modelos in vitro, destinados a avaliação de ativos e formulações cosméticas, são baseados em propostas descritas em literatura. Embora esses modelos sejam tridimensionais e efetivos, nem sempre são facilmente preparados. Nesse contexto a atual linha de pesquisa propõe o uso de sistemas na forma de esferóides, onde as células da pele estariam rearranjadas em um modelo de cultura celular tridimensional (3D) por sistema de levitação com nanopartículas magnéticas, modelo in vitro que mais se aproxima da morfologia e interações do tecido in vivo. Derivados de plantas, ricos em ativos, e substâncias sintéticas serão utilizados em formulações cosméticas ou não para avaliar se o sistema responde efetivamente tanto com relação à segurança quanto à eficácia. Os objetivos dessa proposta também englobam os testes de avaliação de segurança, baseados nos testes recomendados pela OECD, tais como, citotoxicidade (OECD/GD 129), fototoxicidade (OECD 432) e micronúcleo in vitro (OECD 487) visando substituição do uso de animais na pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Também serão desenvolvidos modelos para avaliação do microbioma da pele humana.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Patricia Santos Lopes
Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO EM SAÚDE
As bombas de infusão de insulina proporcionam significativa melhora na qualidade de vida dos pacientes diabéticos. Entretanto, o custo deste equipamento, bem como dos insumos necessários para manutenção e uso, são elevados. Nosso objetivo é desenvolver um protótipo de bomba de infusão de insulina de baixo-custo, com vistas ao produto final.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Tatiana de Sousa da Cunha Uchiyama
Linha de Pesquisa: DOENÇAS CARDÍACAS
A linhas de pesquisa abrangem as doenças cardíacas a saber: Insuficiência Cardíaca Experimental e Inflamação; Insuficiência Cardíaca Experimental e Exercício Físico; Síndrome Coronariana Aguda; Fibrilação Atrial, Idosos e doenças Cardíacas, Cirurgia de Revascularização de Miocárdio; Biomarcadores em Medicina Cardiovascular; Trombose, Anticoagulação, e Novos Agentes Antitrombóticos. EStudos populacionais e estatísticos sobre os refereidos temas.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Renato Delascio Lopes
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIAS ANESTÉSICAS E DESFECHO PERIOPERATÓRIO
Esta linha de pesquisa tem o objetivo de identificar os fatores de risco para as principais complicações hemodinâmica e respiratórias no perioperatório. Desta forma, almeja-se determinar os fatores de risco e estratégias de redução para minimizar as complicações perioperatórias.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Luiz Fernando dos Reis Falcão
Linha de Pesquisa: ESTUDO DE PERFIL METABÓLICO E NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS EM UMA DETERMINADA POPULAÇÃO
Estudo do perfil metabólico de uma dada população através da avaliação do perfil lipídico, gicemia de jenjum, intolerância a glicose e da avaliação dos componentes da sindrome metabólica de acordo com o estado nutricional e composição corporal.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Maria do Carmo Pinho Franco
Linha de Pesquisa: MÉTODOS TERAPÊUTICOS INVASIVOS E MINIMAMENTE INVASIVOS NA DERMATOLOGIA
Nesta linha de pesquisa pretende-se desenvolver novas estratégias para tratamento de doenças e/ou tumores cutâneos, cicatrizes cutâneas e o envelhecimento cutâneo, por meio de diversos procedimentos como laserterapia, luz intensa pulsada, preenchimento facial, cirurgias dermatológicas, peelings químicos, toxina botulínica. Além de investigar características clínicas, epidemiológicas, anatomopatológicas, imunopatologicas, moleculares e metodologias de avaliação invasivas e não invasivas para esses procedimentos. Investigar o impacto desses tratamentos, em especial, no envelhecimento cutâneo (intrínseco e extrínseco) é uma ferramenta importante em virtude da pele ser o único órgão externo , visível e de fácil acesso, permitindo estudar indiretamente as alterações provocadas pela senescência nos órgão internos, bem como os aspectos imunológicos nas reações adversas dos biomateriais cutâneos ( preenchedores sintéticos, alogênicos e autogênicos e fios de suturas) e tratamento de doenças, tumores e cicatrizes cutâneas inestéticas. Os projetos desenvolvidos contribuem para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos por desenvolver o conhecimento sobre o envelhecimento e estratégias de avaliação e tratamento desses procedimentos.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Samira Yarak
Linha de Pesquisa: NEUROCOSMÉTICOS E ANÁLISE SENSORIAL
A neurociência hoje está em alta, assim com os recursos tecnológicos e os recentes conhecimentos na área. Nessa linha de pesquisa, avaliamos a interligação dos sentidos e comparamos dados biometrológicos e da neurociência com análises sensoriais padronizadas em relação ao uso dos cosméticos. Outro ponto importante é entender a relação do uso dos cosméticos e o bem-estar podendo correlacionar a melhora da autoestima com os benefícios na promoção da saúde.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Vânia Rodrigues Leite e Silva
Linha de Pesquisa: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ENZIMAS E BIOMATERIAIS PARA APLICAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE
A utilização de conceitos físicos e químicos tem permitido o desenvolvimento e ou isolamento de novos bioprodutos, como enzimas e biomateriais, os quais encontram inúmeras aplicações na área da saúde.
A síntese de biomateriais pode se dar a partir da reticulação (crosslinking) de diferentes matrizes poliméricas (como: alginato, colágeno, metilcelulose, etc) reticuladas pela ação de produtos naturais ricos em polifenois, de enzimas como oxirredutases e de outras moléculas e íons.
Dentre os principais enfoques dessa linha de pesquisa estão:
1) A obtenção e purificação de extratos naturais (como de barbatimão e outros ricos em polifenois) e de enzimas, como oxirredutases e proteases de diferentes fontes;
2) A modificação e caracterização de tecidos como a córnea, esclera, pele, através da ação desses produtos naturais e enzimas, como possibilidade para tratamento de doenças;
3) O desenvolvimento e caracterização de hidrogéis através da reticulação de matrizes poliméricas pela ação dessas enzimas, produtos naturais e outras moléculas, para aplicação em bioimpressão, curativos, substitutos vítreos, etc.
4) A caracterização dos biomateriais e tecidos reticulados através de diferentes técnicas, como calorimetria exploratória diferencial (DSC), análise dinâmico-mecânica, resistência a degradação enzimática, espectroscopia de IV, microscopia de força atômica, microscopia eletrônica de varredura, etc.
Assim, é possível desenvolver novos produtos e tecnologias, integrando especialistas de diferentes áreas como: oftalmologistas, químicos, farmacêuticos e engenheiros, além de estudantes de graduação e de pós-graduação.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Patrícia Alessandra Bersanetti
Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO E SÍNTESE DE COMPOSTOS COM ATIVIDADE NO SNC
Visando novos compostos com atividade no SNC, pretende-se nesta linha de pesquisa sintetizar e avaliar biologicamente in vitro e in vivo diversas moléculas potencialmente úteis no tratamento de neurodegenerações e de alterações comportamentais, atuando principalmente em transportadores transmembrânicos e vesiculares, e em receptores aminérgicos, principalmente histaminérgicos e dopaminérgicos.
Orientadores envolvidos: Prof(a). João Paulo dos Santos Fernandes
Linha de Pesquisa: QUALIDADE DE VIDA E CUSTOS RELACIONADOS À SAÚDE NAS DOENÇAS CRÔNICAS
Avaliação de intervenções para a melhora do estado de saúde e da qualidade de vida e transformar essa avaliação qualitativa em dados quantitativos empregando-se questionários que podem ser desenvolvidos em nosso contexto cultural.
Orientadores envolvidos: Prof(a). José Roberto de Brito Jardim, Prof(a). Samira Yarak
Linha de Pesquisa: SÍNTESE E AVALIAÇÃO BIOLÓGICA DE NOVOS ANTI-INFLAMATÓRIOS
Diante do importante papel que a histamina desempenha nos processos inflamatórios crônicos, e da recente descoberta do receptor H4, esta linha objetiva desenvolver compostos antagonistas desse receptor, com seletividade principalmente frente ao receptor H3, devido à grande homologia entre eles.
Orientadores envolvidos: Prof(a). João Paulo dos Santos Fernandes
Área: FISIOLOGIA HUMANA/ANIMAL E DO EXERCÍCIO APLICADA OU NÃO AO ESPORTE
Nesta área de concentração, busca-se investigar a modulação dos sistemas cardiorrespiratório, metabólico e muscular durante o exercício físico buscando compreender os mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos envolvidos. A investigação ainda abrangeria compreender o papel benéfico do exercício nas doenças cardiorrespiratórias e metabólicas entre outras.
Linha de Pesquisa: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À CLÍNICA E AO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO (OLÍMPICO E PARAOLÍMPICO)
Estudar a Fisiologia do Exercício como ferramenta de avaliação, prescrição para treinamneto (reabilitação) e acompanhamento de doentes e atletas. Estudar ainda as aplicações clínicas e esportivas das variáveis e índices da dinamometria isocinética. Além disso, também temos objetivo de estudar intervenções (treinamento, medicamentos, etc) sobre o sistema muscular.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Marilia dos Santos Andrade
Linha de Pesquisa: FISIOLOGIA HUMANA E/OU ANIMAL INTEGRATIVA
Investigar a regulação integrativa dos sistemas cardiorrespiratório e muscular durante o exercício físico, em humanos saudáveis ou com doenças cardiorrespiratórias e/ou metabólicas, com o intuito de compreender mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos e de promover aumento da capacidade para realizar exercícios físicos. A partir de projetos iniciados em 2014, nos próximos anos pretende-se investigar:
1) Mecanismos e aplicações de uma manobra conhecida como pré-condicionamento isquêmico (PCI), no âmbito da fisiologia do exercício aplicada ao esporte (Projeto de pesquisa vinculado: Efeito do Pré-Condicionamento Isquêmico de Músculos Estriados Esqueléticos sobre Respostas Metabólicas ao Exercício Físico em Humanos); 2) Contribuição do quimiorreflexo periférico para o controle de respostas neurocardiovasculares ao exercício físico e no período da recuperação pós-exercício em humanos saudáveis e em pacientes com insuficiência cardíaca (Projeto de pesquisa vinculado: Contribuição Tônica do Quimiorreflexo Periférico no Controle Vagal do Coração em Repouso e na Recuperação do Exercício em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica).
Orientadores envolvidos: Prof(a). Bruno Moreira Silva
Área: IDENTIFICAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DE PROCESSOS PATOLÓGICOS
O aprofundamento do conhecimento etiopatogênico das doenças foi marcadamente influenciado pelo desenvolvimento de novos métodos de identificação e seguimento dos processos patológicos. Neste contexto, ferramentas laboratoriais e funcionais mais precisas e específicas acompanham as novas descobertas e a quebra de paradigmas do conhecimento vigente. O comportamento sistêmico das patologias no seu aspecto vascular, metabólico e inflamatório, na dependência do perfil genético do hospedeiro, responde de formas diferentes às intervenções com fármacos, agentes físicos e químicos. Logo, a medicina translacional, integrando os aspectos moleculares e celulares básicos às questões clínicas prementes ao diagnóstico das enfermidades, tem papel crucial em redefinir o papel dos procedimentos tradicionais em Medicina Interna.
Esta área de concentração reúne um grupo altamente sinérgico de linhas de pesquisa que investiga novos rumos para a interação entre biomarcadores moleculares e humorais com os determinantes genéticos de resistência e susceptibilidade a doenças de grande impacto epidemiológico no nosso meio, como as hepatites virais, o diabetes melitus, a cardiopatia chagásica e as neoplasias gastrointestinais. O mesmo enfoque é aplicado à terapias substitutivas de grande importância social, os transplantes renal e cardíaco, na qual a Instituição ocupa posição de vanguarda no cenário científico internacional. Adicionalmente, a pesquisa aplicada em métodos diagnósticos de avaliação funcional cardiovascular e gastrointestinal, visa o aperfeiçoamento e avanço metodológico com claras perspectivas de integração com os determinantes micro-estruturais das doenças sob investigação. Como corolário, espera-se desta Área de Concentração o desenvolvimento de produtos finais e procedimentos inovadores em Saúde, com clara relevância para o atendimento da demanda social brasileira.
Linha de Pesquisa: ALTERAÇÕES METABÓLICAS DO ENVELHECIMENTO
Compreender as alterações metabólicas associadas ao envelhecimento, com maior ou menor funcionalidade, através da integração dos Hallmarks of Aging com a prática clínica no acompanhamento de pacientes longevos (acima de 80 anos), buscando marcadores de doenças e possíveis alvos terapêuticos, farmacológicos e não farmacológicos.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Gisele Wally Braga Colleoni
Linha de Pesquisa: ASPECTOS CLÍNICOS E TERAPÊUTICOS DAS HEPATITES AGUDAS E CRÔNICAS
Estudo de hepatites agudas e crônicas virais e não virais em seus aspectos clínicos, laboratoriais, epidemiológicos e terapêuticos, com ênfase na associação de hepatites e doenças renais.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Maria Lucia Cardoso Gomes Ferraz
Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO E MELHORIA DA CAPACIDADE FÍSICA DO PNEUMOPATA
Estamos envolvidos em uma série de pesquisas para avaliar o melhor modo de aplicação de testes de capacidade física e conhecer os determinantes cardio-respirtórios de testes como da caminhada e shuttle, e testes de avaliação para os membros superiores. Várias pesquisas estão sendo desenvolvidas para avaliar o consumo de energia de pacientes com DPOC em atividades da vida diária e avaliamos a influência de métodos de conservação de energia no custo energético e na dispneia sobre nestas atividades.
Orientadores envolvidos: Prof(a). José Roberto de Brito Jardim
Linha de Pesquisa: BIOMARCADORES GENÉTICOS, IMUNOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE E MONITORIZAÇÃO FUNCIONAL EM DOENÇAS PREVALENTES
Investigação de novos biomarcadores genéticos, imunológicos, bioquímicos e alterações tissulares microestruturais, utilizados no diagnóstico precoce, análise de progressão de processos patológicos e alterações funcionais em diferentes doenças prevalentes.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Leuridan Cavalcante Torres, Prof(a). Nora Manoukian Forones
Linha de Pesquisa: NEOPLASIAS DO APARELHO DIGESTIVO
Estudar marcadores tumorais séricos ou teciduais que possam auxiliar na prevenção, no diagnóstico precoce, no prognóstico ou no tratamento dos doentes com cãncer; principalmente colorretal ou gástrico. Busca de biomarcadores no cancer utilizando a técnica da proteômica.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Nora Manoukian Forones
Linha de Pesquisa: TRANSPLANTE RENAL
O grande numero de transplantes atualmente realizado pelo grupo nos coloca como um dos principais centros de pesquisa clínica em transplantes - O grande número de transplantes atualmente realizado pelo grupo nos coloca como um dos principais centros de pesquisa clínica em transplante, envolvendo resultados e complicações associadas à modulação do sistema imune com uso de drogas imunossupressoras, desenvolvimento de novos modelos e protocolos de monitoração da imunossupressão. Trabalhos publicados nos últimos cinco anos refletem esta linha, sendo 19 relacionados a formas de imunossupressão, oito sobre legislação e resultados de transplante a longo prazo, 19 sobre complicações pós-transplante e três envolvendo questões éticas.- Há dois anos estamos estudando a evolução a longo prazo de doadores vivos, que permanecem com um único rim, com preocupações relativas à função de rim único, considerando as novas faixas de expectativa de vida, superiores a 80 anos. Particularmente estudo os benefícios do transplante em receptores acima de 60 anos, visto que a melhora progressiva dos métodos dialíticos tem aproximado a qualidade de vida, com este método, àquela do transplante. Nesta faixa etária a distância entre a qualidade de vida com os dois métodos pode ser menor. Em outro extremo, estamos estudando os resultados em 19 receptores com deficiência mental, como portadores de Síndrome de Down, situação em que os benefícios do transplante parecem maiores, pelas dificuldades da aplicação da diálise sistemática neste grupo de pacientes.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Dulce Elena Casarini
Área:INVESTIGAÇÃO INTEGRADA DA FISIOPATOLOGIA CARDIORRESPIRATÓRIA
O atributo fisiológico fundamental dos sistemas respiratório e cardiocirculatório é o de retirar o oxigênio (O2) do ar atmosférico e colocá-lo à disposição da maquinaria enzimática mitocondrial. Nesse contexto, esta Área utiliza uma abordagem temática absolutamente original de linhas de pesquisa que se debruçam sobre os processos patológicos que podem comprometer o fluxo convectivo e/ou difusivo de O2 aos diferentes tecidos, seja no repouso ou durante a atividade física. Portanto, congregam-se, de forma sinérgica, estudos que investigam, literalmente, da boca à mitocôndria:
a) os mecanismos fisiopatológicos pulmonares que culminam com redução da taxa de passagem de O2 para o capilar pulmonar nas doenças cardiorrespiratórias e nas condições associadas com decréscimo da habilidade cardiovascular de manter fluxo sanguíneo periférico adequado, cujo epítome é a síndrome de insuficiência cardíaca;
b) os fenômenos fisiopatológicos macrovasculares e microvasculares de obstrução circulatória induzidos pelo processo de aterotrombose;
c) as influências humorais sobre a distribuição e aporte locais de fluxo sanguíneo, especialmente no que concerne aos sistemas renina angiotensina e calicreína-cininas;
d) as modificações na homeostase do fluxo sanguíneo pela microvasculatura capilar tissular e suas implicações na dinâmica da troca difusiva de gases capilar-intramitocondrial;
e) Abordagem da fisiopatologia cardiopulmonar e disfunção orgânica em terapia intensiva.
Um aspecto de particular relevância é o da multiplicidade de abordagens metodológicas utilizadas nos diversos projetos desta Área, indo desde a análise funcional imagética e mecânica até estudos de biologia molecular e expressão gênica, ou seja, uma visão essencialmente translacional. Portanto, a interação destas linhas dentro da perspectiva supracitada permitirá avanços substanciais não entendimento das consequências fisiopatológicas das doenças cardiopulmonares e circulatórios, abrindo novas perspectivas para o seu tratamento e paliação.
Linha de Pesquisa: ABORDAGEM DA FISIOPATOLOGIA CARDIOPULMONAR E DISFUNÇÃO ORGÂNICA EM TERAPIA INTENSIVA
Utilização de forma integrada, diferentes instrumentos de investigação fisiológica experimental e clínica, buscando o entendimento das respostas ao aumento da demanda metabólica em animais e humanos com doença cardíaca e/ou pulmonar crônica.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Flávia Ribeiro Machado, Prof(a). Fernando José da Silva Ramos, Prof(a). Flávio Geraldo Rezende de Freitas, Prof(a). Renato Delascio Lopes
Linha de Pesquisa: ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS, CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DA SEPSE
A sepse é hoje a maior causa de mortalidade em unidades de terapia intensiva, com incidência crescente e alta morbimortalidade. Esses aspectos fazem da sepse um problema de saúde de grande proporção. Nesse sentido, justifica-se a elaboração de projetos de pesquisa voltados para o entendimento de seus múltiplos aspectos, tanto epidemiológicos como fisiopatológicos, clínicos e sociais. Essa linha de pesquisa tem forte característica translacional, haja vista a interação com o laboratório de imunologia da sepse. Tem também como um de seus objetivos centrais gerar dados epidemiológicos brasileiros, pois esse conhecimento é fundamental para que estratégias de melhor tratamento possam ser utilizadas.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Flávia Ribeiro Machado, Prof(a). Fernando José da Silva Ramos, Prof(a). Flávio Geraldo Rezende de Freitas
Área: MECANISMOS MOLECULARES E CELULARES DE DOENÇAS
A investigação das bases estruturais e funcionais das entidades nosológicas mais comuns à Medicina Interna baseia-se na premissa fundamental de que as modificações induzidas pela doença apresentam padrões mecanísticos comuns com perfis similares de exteriorização fenotípica. Neste contexto, esta Área de concentração caracteriza-se pela visão unificadora de modelos conceitualmente similares de investigação e/ou compreensão dos mecanismos patológicos intrínsicos, buscando romper as aparentes diferenças entre os campos do conhecimento médico. Como paradigma central, a Área reúne pesquisadores com linhas solidamente instaladas e com ampla experiência na criação de alternativas inovadoras de interação científico-tecnológica. Dentro de uma perpectiva vertical de interação entre as bases moleculares e celulares com a exteriorização fenotípicas dos processos patológicos, as linhas de pesquisa abordam questões relacionadas aos fundamentos moleculares de doença e suas conseqüências estruturais e funcionais celulares de doenças endócrinas, metabólicas, hepáticas e renais. Ressalta-se, ainda, que a abordagem integrada da fisiopatogenia cria mecanismos ativos de interação entre a Ciência Básica e a Clínica. Desta forma, as características singulares desta Área de Concentração congregam tanto uma estrutura já instalada de pesquisa quanto uma sólida base intelectual, pré-requisitos fundamentais para a efetivação da Ciência e Medicina Translacional na Instituição.
Linha de Pesquisa: BASES FISIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO
Nossa linha de pesquisa se interessa em compreender os mecanismos fisiológicos e moleculares envolvidos nos processos de aquisição de memória, aprendizado e interação social. A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública mundial nos dias de hoje (www.obesityresearch.nih.gov) e tem sido associada a anomalias do Sistema Nervoso Central como, por exemplo, redução dos potenciais de longa duração (LTP) e da neurogênese no hipocampo que podem estar envolvidas com prejuízos dos processos de aprendizado mediados por sinalizadores químicos. Diversos sinalizadores químicos parecem estar envolvidos nos processos de aprendizado e memória, tais como hormônios tiroideanos, ocitocina além de vários fatores de transcrição. Assim, nossos estudos estão principalmente voltados para avaliação de alterações fisiológicas do Sistema Nervoso Central com consequentes mudanças comportamentais observadas em modelos experimentais de obesidade, hipotiroidismo e hipertiroidismo.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Miriam Oliveira Ribeiro
Linha de Pesquisa: BASES MOLECULARES E CELULARES DE DOENÇAS PREVALENTES: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA
Desenvolvimento de protocolos e modelos experimentais para o estudo de processos fisiológicos e fisiopatológicos envolvidos, direta ou indiretamente, em doenças prevalentes.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Miriam Oliveira Ribeiro
Linha de Pesquisa: BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA DO SISTEMA RENINA-ANGIOTENSINA E CALICREÍNA-CININAS NAS DOENÇAS RENAIS E CARDIOVASCULARES
Estudo da modulação dos sistemas renina angiotensina e calicreína cininas em diversas doenças, com destaque para disfunções do sistema renal e cardiovascular com enfoque para a análise dos componentes desses sistemas.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Dulce Elena Casarini, Prof(a). Maria do Carmo Pinho Franco, Prof(a). Tatiana de Sousa da Cunha Uchiyama, Prof(a). Vera de Moura Azevedo Farah
Linha de Pesquisa: COSMECÊUTICOS E MEDIDAS INSTRUMENTAIS NÃO INVASIVAS
Estudo dos seguintes tópicos: estudo de isotretinoína oral (usos aprovado e off label); envelhecimento cutâneo/tratamento e marcadores epidérmicos e dérmicos (tecido colágeno); acne do adolescente e da mulher adulta, estudando o tratamento e etiopatogenia; prevenção do câncer de pele; celulite; rosácea, tratamento e etiopatogenia.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Ediléia Bagatin
Linha de Pesquisa: DESNUTRIÇÃO INTRAUTERINA: INTER-RELAÇÃO DO PESO AO NASCER, TREINAMENTO FÍSICO E NÍVEIS PRESSÓRICOS
Os efeitos deletérios promovidos pelo baixo peso ao nascer têm sido colocados em evidência devido às graves repercussões detectadas nas fases iniciais da vida, e também aos diversos estudos na literatura que demonstraram que, futuramente, essas crianças passam a desenvolver uma série de enfermidades, como a hipertensão arterial, cardiopatias, diabetes do tipo 2 e nefropatias graves.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Maria do Carmo Pinho Franco
Linha de Pesquisa: EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR E DIVERSIDADE GENÉTICA VIRAL
Estudos através de métodos virológicos, epidemiológicos e moleculares, avaliando a correlação entre a resposta aos antivirais de vírus circulantes no Brasil; Investigação de infecções duplas/recombinações virais; determinação de frequência de subtipos, avaliar a sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade de métodos diagnósticos em biologia molecular.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Sabri Saeed Mohammed Ahmed Al-Sanabani
Linha de Pesquisa: FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA RENAL
Pretende-se com modelos animais, representativos de doenças em humanos, estudar os mecanismos íntimos fisiopatológicos, celulares e moleculares das doenças e potenciais intervenções. Além disso, visa à determinação de biomarcadores de doenças especialmente renais para diagnóstico, tratamento e prognóstico. Modelos estudados de: Insuficiência Renal Aguda; Insuficiência Renal Crônica; Nefrotoxicidade; Litíase Urinária Experimental; Infecção Urinária; Diabetes Mellitus; Síndrome Hepato-Renal; Gravidez; Hipertensão Arterial dentre outros.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Dulce Elena Casarini, Prof(a). Guiomar Nascimento Gomes
Linha de Pesquisa: FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS E SUAS IMPLICAÇÕES: PAPEL DO ÓXIDO NÍTRICO E ESTRESSE OXIDATIVO
Estudo da fisiopatologia das doenças e suas implicações em Medicina Interna e Medicina Translacional, com ênfase no papel do óxido nítrico e estresse oxidativo em nível fisiológico, celular e molecular.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Elisa Mieko Suemitsu Higa
Linha de Pesquisa: HORMÔNIO TIROIDEANO E METABOLISMO ENERGÉTICO
O hormônio tireoidiano (HT) é fundamental para o desenvolvimento de diversos tecidos e exerce uma influencia direta no metabolismo de todos os vertebrados. Secretado na forma de T4, que é considerada a molécula percussora, é convertido em T3, que é a forma fisiologicamente ativa do hormônio tireoidiano. As desiodases do tipo 1, 2 e 3 são importantes para a regulação da quantidade de T3 nos tecidos, podendo então inativar ou ativar o T4 em T3. A D3 é a principal inativadora do T3, causando hipotireoidismo local nos tecidos em que é expressa. O HT regula o crescimento e desenvolvimento do SNC através da regulação da expressão de genes como o BDNF e a NT -3 que são relacionados à plasticidade cerebral.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Miriam Oliveira Ribeiro
Linha de Pesquisa: IMUNOFARMACOLOGIA PULMONAR
Atuando principalmente em modelos de inflamação pulmonar alérgica e não alérgica (induzida por LPS). Estudos in vivo e in vitro são realizados com a finalidade de estudar as alterações observadas em tratamento com antagonistas de receptores e/ou inibidores da síntese de alguns mediadores inflamatórios. Novos compostos sintetizados serão testados em modelos animais visando futura indicação terapêutica.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Flávio Aimbire Soares de Carvalho, Prof(a). Richardt Gama Landgraf
Linha de Pesquisa: INFLAMAÇÃO E AUTO-IMUNIDADE EM DOENÇAS CRÔNICAS E INFECCIOSAS
Abordagem fisiopatológica integrada, aspectos moleculares, celulares, orgânicos e sistêmicos das enfermidades caracterizadas por distúrbios inflamatórios, com a participação de agentes infecciosos, ou como resposta a órgãos transplantados.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Reinaldo Salomão
Linha de Pesquisa: MANIFESTAÇÕES DERMATOLÓGICAS NOS INDIVÍDUOS IMUNOCOMPROMETIDOS
Determinar os fatores epidemiológicos no cancer de pele não melanoma nos receptores de transplante de órgão sólido; etiopatogenia do cancêr de pele. Caracterizar a infecção fúngica granulomatosa no individuo imunocomprometido.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Jane Tomimori
Linha de Pesquisa: MEDICINA REGENERATIVA
As técnicas de Engenharia de Tecidos, e o uso das células tronco nas suas diferentes formas, deram origem ao que se convencionou chamar de Medicina Regenerativa. Pode-se dizer que todas as técnicas capazes de promover a reconstrução parcial ou total de órgãos, as técnicas capazes de levar drogas a um sítio específico do corpo, e as novas técnicas que utilizam implantes e novos materiais desenvolvidos “ad hoc” podem ser enquadradas na nova disciplina: Medicina Regenerativa.
A capacidade das células tronco de desenvolver, regenerar e provocar a renovação de tecidos já é bem conhecida pelos biólogos e embriologistas há muito tempo. Nos últimos anos, no entanto, a rápida mudança no conceito de células tronco adultas como progenitoras pluripotenciais de diferentes tecidos aumentou o interesse em seu estudo. A demonstração de que tanto as células tronco embrionárias quanto as células tronco adultas tem a capacidade de produzir células progenitoras capazes de renovação de tecidos abriu novas e vastas possibilidades para o tratamento de doenças congênitas e para regeneração de órgãos não funcionantes. Velhos conceitos de determinação levando à perda do potencial de diferenciação de tecidos adultos estão sendo substituídos por novas idéias de que células com múltiplos potenciais existem sob diferentes formas em diversos órgãos adultos e de que células consideradas anteriormente como restritas a diferenciação em um só folheto embriológico podem se “transdiferenciar” em outros tipos celulares.
As células tronco mantém-se em estado indiferenciado, e, ao se dividir, geram células filhas, ora semelhantes (auto-renovarão), ora diferentes. Elas apresentam o que se convencionou chamar de divisão assimétrica, onde se tem uma separação citoplasmática diferenciada, gerando uma célula idêntica (clone genético), e outra célula diferente, chamada progenitora, comprometida com uma linhagem específica. Embora existam dois tipos de células tronco; as embrionárias e as adultas, é o conceito de potência de diferenciação que mais as caracteriza.
As células tronco mesenquimais têm sido utilizadas juntamente com biomateriais sintéticos ou naturais na confecção de todos os órgãos do organismo. Temos interesse em utilizar as células tronco mesenquimais na reconstrução de diferentes órgãos e tecidos.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Luiz Gonzaga de Freitas Filho
Linha de Pesquisa: ONCOLOGIA CUTÂNEA
O objetivo desta linha de pesquisa é investigar as características clínicas, epidemiológicas, anatomopatológicas, imunologicas, moleculares e novas estratégias para prevenção e tratamento de tumores cutâneos malignos e benignos. Os projetos desenvolvidos contribuirão na prevenção, diagnóstico e tratamentos mais eficazes dos tumores cutâneos malignos e benignos. Dessa forma, esses projetos incluirão desde a epidemiologia descritiva (por meio da análise da distribuição populacional e os fatores desencadeantes com propostas especificas de prevenção, controle e tratamento desses tumores cutâneos), à experimentação de novas técnicas diagnósticas, além de explorar alternativas de prevenção primária e secundária de tais tumores.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Samira Yarak
Linha de Pesquisa: PAPEL DE TERAPIAS ALTERNATIVAS NA EVOLUÇÃO DE DOENÇAS RENAIS E OUTRAS DOENÇAS
Papel de terapias alternativas, tais como treinamento aeróbico ou resistido e/ou suplementação com antioxidantes, na evolução da insuficiência renal aguda, nefropatia diabética, hipertensão, doença renal crônica, obesidade e envelhecimento.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Elisa Mieko Suemitsu Higa
Linha de Pesquisa: PATOLOGIA MOLECULAR E POLIMORFISMOS GENÉTICOS
A identificação humana tem se beneficiado, em muito, com o avanço da biologia molecular e das técnicas para análise do DNA, principalmente com a pesquisa de marcadores genéticos polimórficos que podem ser caracterizados em traços de líquidos biológicos, como sangue, esperma, saliva, células de descamação, restos humanos fragmentados, ossos antigos, etc. Aquí são incluídos os casos de investigação de vínculos genéticos, identificação de vítimas de grandes acidentes, identificação de corpos carbonizados, etc. Na área da criminalística a biologia molecular tem contribuído de maneira efetiva na identificação de vítimas e suspeitos.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Edna Sadayo Miazato Iwamura
Linha de Pesquisa: PROGRAMAÇÃO FETAL POR DESNUTRIÇÃO INTRAUTERINA
Estudos in vivo e in vitro com animais submetidos à desnutrição intrauterina e submetidos à protocolos de inflamação pulmonar e/ou sistêmica para melhor compreensão dos mecanismos moleculares, incluindo as alterações epigenéticas decorrentes da desnutrição global durante todo o período gestacional que possam estar envolvidos no atenuamento da resposta inflamatória observada nestes animais.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Richardt Gama Landgraf
Linha de Pesquisa: RESPOSTA IMUNE HUMORAL E CELULAR NAS DEMARTOSES GRANULOMATOSAS INFECCIOSAS
Avaliar a resposta imune humoral e celular nos granulomas infecciosos através de métodos sorológicos e técnicas histoquímicas. Determinar se as técnicas empregadas podem ser úteis no diagnáostico precoce, na profilaxia e na escolha terapêutica.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Jane Tomimori
Linha de Pesquisa: TERAPIAS FARMACOLÓGICAS E NÃO-FARMACOLÓGICAS NO TRATAMENTO DE COMPLICAÇÕES INDUZIDAS POR ESTRESSE E DISTÚRBIOS METABÓLICOS
Nosso objetivo é utilizar recursos farmacológicos e não-farmacológicos, inibidores do sistema renina angiotensina aldosterona, exercício físico, probióticos e manobra de ventilação controlada, para minimizar as complicações metabólicas, cardiovasculares e renais decorrentes do estresse crônico e do diabetes.
Orientadores envolvidos: Prof(a). Tatiana de Sousa da Cunha Uchiyama
Linhas de Pesquisa do PPG nas quais estão inseridas as linhas dos orientadores
Área: BIOLOGIA E QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA À SAÚDE
Nesta área de concentração, enfatiza-se o estudo e caracterização de biomarcadores diagnósticos e de progressão de diferentes processos patológicos, incluindo doenças neoplásicas, degenerativas, inflamatórias e infecciosas, além de doenças cardiovasculares e renais, entre outras. Visa também à obtenção e caracterização de novos compostos derivados da pesquisa básica que podem levar a novas estratégias terapêuticas a ser encaminhadas para a pesquisa clínica, com possibilidade de aplicação prática na área da saúde.
Esta área que permite a articulação de pesquisadores na temática de identificação de biomarcadores com potencial desdobramento no desenvolvimento de métodos diagnósticos e de reconhecimento de novos alvos terapêuticos é etapa estratégica para o estabelecimento de políticas de transferência tecnológica entre instituições públicas e empresas de base tecnológica.
Linha de Pesquisa: BIOANALÍTICA E SISTEMAS PARA LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS E BIOATIVOS
Essa linha de pesquisa engloba inúmeros projetos que utilizam métodos bioanalíticos para o estudo de diversas patologias, visando assim melhor compreensão dos diferentes mecanismos de ação. Além disso, existem projetos destinados ao desenvolvimento de sistemas nanoestruturados de aplicação às áreas biomédica e biotecnológica visando o tratamento de diversas comorbidades.
Área: EPIDEMIOLOGIA E AVALIAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Nessa área do Programa concentram-se linhas de pesquisa que utilizam ferramentas de epidemiologia clínica para a criação de novos conhecimentos na caracterização de tendências geográficas e temporais na ocorrência de diferentes agravos de saúde, reconhecimento de populações susceptiveis, padrão e comportamento microbiológico de agentes de infecções invasivas, assim como a avaliação da qualidade de evidência disponível para a validação de novas tecnologias para o diagnóstico e o tratamento de doenças com relevância em saúde pública.
Linha de Pesquisa: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, GESTÃO EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Essa linha de pesquisa é composta por diversos projetos que fundamentam e conceituam a economia e a gestão em saúde, a partir da análise dos sistemas de saúde nacional e internacional, criando subsídio teórico para o desenho e implementação de gestão de saúde em diferentes cenários epidemiológicos e patológicos.
Linha de Pesquisa: SÍNTESE DE NOVOS COMPOSTOS E DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE PARA DIFERENTES ESTADOS PATOLÓGICOS
Essa linha de pesquisa engloba diversos projetos que fundamentam os seus objetivos principais em investigar o papel de novos princípios bioativos e estabelecer novas tecnologias e metodologias em saúde em diferentes situações patológicas, analisando a qualidade dos achados e viabilizando a sua implementação na prática clínica.
Área: FISIOLOGIA HUMANA/ANIMAL E DO EXERCÍCIO APLICADA OU NÃO AO ESPORTE
Nesta área de concentração, busca-se investigar a modulação dos sistemas cardiorrespiratório, metabólico e muscular durante o exercício físico buscando compreender os mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos envolvidos. A investigação ainda abrangeria compreender o papel benéfico do exercício nas doenças cardiorrespiratórias e metabólicas entre outras.
Linha de Pesquisa: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À CLÍNICA E AO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
Essa linha de pesquisa é composta por projetos que visam estudar e estabelecer ferramentas de avaliação, prescrição para treinamento, reabilitação e acompanhamento de atletas. Além de focar nas aplicações clínicas e esportivas e nos índices da dinamometria isocinética frente ao esporte de alto rendimento.
Linha de Pesquisa: IMPACTO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE OS ASPECTOS BIODINÂMICOS, DISFUNÇÃO AUTONÔMICA, DOENÇAS CARDIOMETABÓLICAS, RENAIS E RESPIRATÓRIAS
Essa linha de pesquisa é composta por diversos projetos clínicos e experimentais que avaliam os efeitos da prática de exercícios físicos frente a diversos aspectos hemodinâmicos e cardiovasculares. Focando na investigação da regulação integrativa dos diferentes sistemas com o intuito de compreender mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos.
Área: IDENTIFICAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DE PROCESSOS PATOLÓGICOS
O aprofundamento do conhecimento etiopatogênico das doenças foi marcadamente influenciado pelo desenvolvimento de novos métodos de identificação e seguimento dos processos patológicos. Neste contexto, ferramentas laboratoriais e funcionais mais precisas e específicas acompanham as novas descobertas e a quebra de paradigmas do conhecimento vigente. O comportamento sistêmico das patologias no seu aspecto vascular, metabólico e inflamatório, na dependência do perfil genético do hospedeiro, responde de formas diferentes às intervenções com fármacos, agentes físicos e químicos. Logo, a medicina translacional, integrando os aspectos moleculares e celulares básicos às questões clínicas prementes ao diagnóstico das enfermidades, tem papel crucial em redefinir o papel dos procedimentos tradicionais em Medicina Interna.
Esta área de concentração reúne um grupo altamente sinérgico de linhas de pesquisa que investiga novos rumos para a interação entre biomarcadores moleculares e humorais com os determinantes genéticos de resistência e susceptibilidade a doenças de grande impacto epidemiológico no nosso meio, como as hepatites virais, o diabetes melitus, a cardiopatia chagásica e as neoplasias gastrointestinais. O mesmo enfoque é aplicado à terapias substitutivas de grande importância social, os transplantes renal e cardíaco, na qual a Instituição ocupa posição de vanguarda no cenário científico internacional. Adicionalmente, a pesquisa aplicada em métodos diagnósticos de avaliação funcional cardiovascular e gastrointestinal, visa o aperfeiçoamento e avanço metodológico com claras perspectivas de integração com os determinantes micro-estruturais das doenças sob investigação. Como corolário, espera-se desta Área de Concentração o desenvolvimento de produtos finais e procedimentos inovadores em Saúde, com clara relevância para o atendimento da demanda social brasileira.
Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS CLÍNICOS E EVOLUTIVOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES PATOLÓGICAS E NAS TERAPIAS DE SUBSTITUIÇÃO
Essa linha de pesquisa versa uma gama de estudos que focam no estabelecimento dos aspectos clínicos, epidemiológicos e terapêuticos, em diferentes situações patológicas principalmente no câncer, hepatites, doenças renais e no transplante de órgãos. Esses estudos se alinham para a identificação de novos biomarcadores preditivos de efeito terapêutico, bem como para o desenvolvimento de novas estratégias de tratamento e acompanhamento dos pacientes.
Área:INVESTIGAÇÃO INTEGRADA DA FISIOPATOLOGIA CARDIORRESPIRATÓRIA
O atributo fisiológico fundamental dos sistemas respiratório e cardiocirculatório é o de retirar o oxigênio (O2) do ar atmosférico e colocá-lo à disposição da maquinaria enzimática mitocondrial. Nesse contexto, esta Área utiliza uma abordagem temática absolutamente original de linhas de pesquisa que se debruçam sobre os processos patológicos que podem comprometer o fluxo convectivo e/ou difusivo de O2 aos diferentes tecidos, seja no repouso ou durante a atividade física. Portanto, congregam-se, de forma sinérgica, estudos que investigam, literalmente, da boca à mitocôndria:
a) os mecanismos fisiopatológicos pulmonares que culminam com redução da taxa de passagem de O2 para o capilar pulmonar nas doenças cardiorrespiratórias e nas condições associadas com decréscimo da habilidade cardiovascular de manter fluxo sanguíneo periférico adequado, cujo epítome é a síndrome de insuficiência cardíaca;
b) os fenômenos fisiopatológicos macrovasculares e microvasculares de obstrução circulatória induzidos pelo processo de aterotrombose;
c) as influências humorais sobre a distribuição e aporte locais de fluxo sanguíneo, especialmente no que concerne aos sistemas renina angiotensina e calicreína-cininas;
d) as modificações na homeostase do fluxo sanguíneo pela microvasculatura capilar tissular e suas implicações na dinâmica da troca difusiva de gases capilar-intramitocondrial;
e) Abordagem da fisiopatologia cardiopulmonar e disfunção orgânica em terapia intensiva.
Um aspecto de particular relevância é o da multiplicidade de abordagens metodológicas utilizadas nos diversos projetos desta Área, indo desde a análise funcional imagética e mecânica até estudos de biologia molecular e expressão gênica, ou seja, uma visão essencialmente translacional. Portanto, a interação destas linhas dentro da perspectiva supracitada permitirá avanços substanciais não entendimento das consequências fisiopatológicas das doenças cardiopulmonares e circulatórios, abrindo novas perspectivas para o seu tratamento e paliação.
Linha de Pesquisa: CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS, CLÍNICOS, EPIDEMIOLÓGICOS E DA DISFUNÇÃO ORGÂNICA EM TERAPIA INTENSIVA E EM SEPSE
Essa linha de pesquisa engloba projetos que abordam os múltiplos aspectos da disfunção orgânica frente à sepse e em situações adversas como na terapia intensiva, gerando estudos da compreensão dos aspectos fisiopatológicos e imunológicos desse importante preditor de desfecho e de prognóstico. Além disso, esses estudos focam na geração de dados epidemiológicos brasileiros, sendo isso fundamental para que estratégias de melhor tratamento possam ser desenvolvidas e aplicadas.
Área: MECANISMOS MOLECULARES E CELULARES DE DOENÇAS
A investigação das bases estruturais e funcionais das entidades nosológicas mais comuns à Medicina Interna baseia-se na premissa fundamental de que as modificações induzidas pela doença apresentam padrões mecanísticos comuns com perfis similares de exteriorização fenotípica. Neste contexto, esta Área de concentração caracteriza-se pela visão unificadora de modelos conceitualmente similares de investigação e/ou compreensão dos mecanismos patológicos intrínsicos, buscando romper as aparentes diferenças entre os campos do conhecimento médico. Como paradigma central, a Área reúne pesquisadores com linhas solidamente instaladas e com ampla experiência na criação de alternativas inovadoras de interação científico-tecnológica. Dentro de uma perpectiva vertical de interação entre as bases moleculares e celulares com a exteriorização fenotípicas dos processos patológicos, as linhas de pesquisa abordam questões relacionadas aos fundamentos moleculares de doença e suas conseqüências estruturais e funcionais celulares de doenças endócrinas, metabólicas, hepáticas e renais. Ressalta-se, ainda, que a abordagem integrada da fisiopatogenia cria mecanismos ativos de interação entre a Ciência Básica e a Clínica. Desta forma, as características singulares desta Área de Concentração congregam tanto uma estrutura já instalada de pesquisa quanto uma sólida base intelectual, pré-requisitos fundamentais para a efetivação da Ciência e Medicina Translacional na Instituição.
Linha de Pesquisa: ABORDAGEM DOS ASPECTOS GENÉTICOS, COMPORTAMENTAIS, IMUNES, FISIOPATOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS EM DIVERSOS ESTADOS PATOLÓGICOS
Essa ampla linha de pesquisa versa inúmeros projetos clínicos e experimentais que convergem em um eixo único que é a avaliação detalhada dos diferentes mecanismos de ação envolvidos em diversas situações patológicas, utilizando inúmeras metodologias, desenvolvendo novas tecnologias e aplicando uma abordagem translacional.