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Linha de Pesquisa 1: Conflitos, Sujeitos, Direitos
Esta linha tem como eixo a reflexão em torno de conflitos, uma das formas básicas por meio das quais se desenrolam e se transformam as relações sociais, a partir das assimetrias que as constituem. Intrínsecos à vida social, os conflitos são aqui considerados, de um lado, em suas várias manifestações, linguagens e loci sobre os quais incidem e, de outro, nas respostas sociais que provocam nos distintos âmbitos da vida social, analisados sob múltiplas lentes: teórica, empírica e normativa.
Compõem os objetos de reflexão desta linha tanto as relações conflituosas cotidianas como as ações coletivas que as expressam, inclusive sob formas violentas. Atenta-se, assim, para os desacordos morais e a tensão em torno das diferenças sociais inscritas no corpo, nas práticas e concepções religiosas, na sexualidade, nas relações de gênero, de raça e étnicas, bem como os movimentos sociais e culturais, os conflitos distributivos e de interesse e os protestos de várias ordens que evidenciam conflitualidades constitutivas da vida social.
Analisam-se as respostas institucionais que sustentam formas variadas de poder, tanto no plano político e judicial, como no cultural de modo amplo, considerando também as mobilizações políticas seja pelo reconhecimento público de identidades coletivas, pela defesa de convicções, pela expansão e efetivação de direitos instituídos, mas também pela retração ou não expansão desses direitos. Mobilizações que, por sua vez, impactam as várias formas institucionais do cuidado, na saúde, na segurança pública e na justiça, objetos dessa linha de investigação como instrumentos sociais para lidar com conflitos e reparar danos. Atravessa a reflexão aqui proposta a análise do Estado, como produtor, regulador e gestor dos conflitos.
Docentes:
Bruno Konder Comparato
Débora Alves Maciel
Javier Amadeo
Linha de Pesquisa 2: Pensamento, Conhecimento, Expressão
A elaboração teórica e a condução da pesquisa nesta linha atravessam um amplo espectro que compreende diferentes tradições de pensamento e de formas expressivas, incluindo a arte em formas e gêneros variados. Englobam a configuração atual dos meios de informação e comunicação, na diversidade de ambientes culturais e tecnológicos da sociedade contemporânea.
As investigações sobre as formas de produção do conhecimento incluem a articulação da tradição histórica do pensamento social e político com a teoria social e política. Apontam, assim, para a existência de formas hegemônicas e não hegemônicas, centrais e periféricas, evidenciando as assimetrias de seus pressupostos epistemológicos, incluindo variadas concepções da relação entre texto e contexto. Ontologias e epistemologias indígenas, de populações tradicionais e de outros coletivos não hegemônicos também integram as análises nesta linha, buscando pensar seu estatuto intelectual de forma simétrica em relação a tradições ocidentais majoritárias.
No que diz respeito aos processos culturais ligados ao cinema, às artes visuais, ao teatro, à música e à literatura, a pesquisa requer um esforço redobrado de fundamentação conceitual e de inventiva metodológica, diante da conjugação das rápidas mudanças tecnológicas com a multiplicação de formas de expressão em escala local, nacional e global. A emergência de diferentes atores e instituições no âmbito da criação, produção, difusão, recepção e ainda as questões relativas ao gosto, oferecem um conjunto de objetos complexos e multifacetados.
Docentes:
Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa
Gabriela Nunes Ferreira
Javier Amadeo
José Carlos Gomes Silva
José Lindomar Albuquerque
Márcia Cristina Consolim
Márcia Regina Tosta Dias
Maria Fernanda Lombardi Fernandes
Uirá Felipe Garcia
Linha de Pesquisa 3: Territórios, Trabalho, Políticas Públicas
Interessa a essa linha discutir como as desigualdades e diferenças se expressam nos Territórios (cidades, periferias, fronteiras, ambientes sociotécnicos, nacionalidades); no Trabalho (relações de trabalho, tecnologias, classes sociais, movimento sindical) e nas Políticas Públicas (proteção social, educação, meio ambiente, pobreza, políticas afirmativas). O intuito é abordar de modo articulado diferentes instâncias da análise social contempladas a partir de dimensões políticas, econômicas, culturais, ideológicas, simbólicas e espaço-temporais (local-regional-global, singular-geral, nacional-mundial).
Aborda-se uma pluralidade de questões em torno desses eixos temáticos. Sob a perspectiva dos Territórios, enfatizam-se a segregação espacial nas cidades, as vulnerabilidades e a exposição a riscos sociais e ambientais; as sociabilidades e práticas sociais no espaço urbano e suas múltiplas expressões; os processos migratórios e os mercados informais; as identidades juvenis, étnicas e nacionais e aquelas que atravessam os movimentos contraculturais e suas formas de resistência; os modos de vida indígenas, quilombolas e de populações tradicionais; e os arranjos socioespaciais e tecnológicos enquanto formas de mediação da vida social. Na mesma perspectiva, tem-se o Trabalho como norteador para qualificar questões como a dinâmica do mercado laboral; as relações e os processos de trabalho; de trabalho; as reestruturações produtivas; as qualificações profissionais; os modos de organização da força de trabalho em diversos setores socioeconômicos; as formas de gerência e de controle do trabalho; a divisão sexual do trabalho; as formas de resistência dos trabalhadores a suas condições de vida e trabalho; as políticas e os direitos trabalhistas; além da formação e das culturas de classe. No que diz respeito ao eixo de Políticas Públicas, a análise estende-se às pesquisas sobre sistemas de proteção e seguridade social, mobilizando categorias analíticas como Estado de bem-estar, pobreza e cidadania. Dialoga-se, também, com pesquisas cujas dimensões institucionais, federativa e os impactos sobre as desigualdades socioeconômicas, regionais e ambientais estão presentes, além dos sistemas políticos, educacionais, as reconfigurações das práticas políticas emergentes e não-institucionalizadas, os partidos e as culturas políticas.
Docentes:
Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa
Bruno Konder Comparato
Carlos Alberto Bello e Silva
Davisson Charles Cangussu Souza
Henrique José Domiciano Amorim
Humberto Prates Fonseca Alves
José Carlos Gomes da Silva
José Lindomar Albuquerque
Melvina Afra Mendes de Araújo
Rogério Schlegel