O pós-doutorado é uma especialização ou um estágio acadêmico realizado em uma universidade para aprimorar o nível de excelência em uma determinada área. Essa modalidade é indicada ao portador do título de doutor. Ou seja, após concluir o doutorado, o pesquisador tem a opção de aperfeiçoar ainda mais seus estudos em uma área específica.
Para incentivar a adesão a esse tipo de especialização, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criaram o Programa Nacional de Pós-Doutorado. O objetivo é financiar o trabalho de doutores em áreas estratégicas relacionadas à política industrial, tecnológica e de comércio exterior.
Grupos de pesquisa de todo o País e empresas ligadas a áreas tecnológicas podem encaminhar projetos que irão envolver os pesquisadores. Para receber bolsa, a proposta de estudo a ser avaliada deve cumprir certos critérios como, por exemplo, ser relacionado à inovação, resultar em aumento de competitividade nas empresas de base tecnológica e contribuir para o aumento do desempenho científico e tecnológico do País.
Os interessados em ingressar em um pós-doutorado devem buscar informações na instituição em que pretendem fazer o estágio ou especialização e nas Agências de Fomento à Pesquisa -- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Capes também possibilita que professores e pesquisadores com título de doutor façam aperfeiçoamento no exterior através do programa de estágio pós-doutoral. No ano de 2009, foram concedidas 847 bolsas. O valor é de aproximadamente R$ 3.300,00, com variação de acordo com o País. Já o CNPq oferece bolsas no Brasil e para pesquisadores que desejam estudar no exterior. Os valores variam de acordo com a modalidade e região do estágio. Para saber mais, consulte a tabela de valores e taxas no Brasil e no exterior.
Instruções e Normas para apresentação de Propostas ao Programa de Estágio de Pós-Doutorado na UNIFESP
- O Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Paulo é um programa de pesquisa realizado por portadores de título de doutor, sob a supervisão de um docente credenciado como orientador em um dos Programas de Pós-Graduação.
- Cada proposta de pós-doutorado deverá ser aprovada interna pelo Conselho de Ensino de Pós-Graduação ou órgão equivalente deverá ser encaminhada a esta Pró-Reitoria para aprovação pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
- Todo projeto de pesquisa independente do envolvimento de seres humanos, animais ou material biológico, deverá ter previamente aprovação pelo Comitê de Ética.
Ao final do Programa de Pós-Doutorado, procure a Secretaria de Pós-Graduação onde está matriculado (a) e junte a documentação abaixo
- Relatório final do Projeto desenvolvido pelo pós-doutorando na Instituição. Se o pós-doutorando foi bolsista de alguma agência de fomento e teve que apresentar relatório final ao término da bolsa, poderá aproveitar o mesmo relatório para o término do Pós-Doutorado; (arquivo em formato PDF, gravado em CD);
- Carta de submissão para publicação de artigo ou artigo já publicado em revista ISI como primeiro (a) autor (a), referente ao Projeto de Pós-Doutorado (arquivo em formato PDF, gravado em CD).
Cumpridos estes requisitos, o Certificado Oficial será conferido por esta Pró-Reitoria ao Pós-Doutorando.
*Todos os trabalhos científicos resultantes dos Projetos de Pós-Doutorado deverão ser submetidos à publicação. Somente serão emitidos os certificados de conclusão acompanhados da carta de recebimento pelo Editor da Revista. Na dependência da respectiva CEPG, este trabalho de conclusão poderá adquirir a forma de patente e/ou registro de softwares ou invenções correspondentes. Em casos excepcionais o trabalho a ser submetido, poderá ser postergado por solicitação justificada do supervisor com o aceite da CEPG.
Normas de Pós-Doutorado, estabelecidas pela Pro-Reitoria:
https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/pos-graduacao/pos-doutorado/instrucoes-e-normas
Orientações de Pós-Doutorados concluídas:
- Eduardo Silva e Antônio Carlos Aloise (ambos em 2018), Geraldo Magela, Maria José Azevedo de Brito Rocha, Mônica Duailibi, Alfredo Gragnani, Bernardo Hochman, Marcos Jaeger, André Antônio Pelegrine, Jerônimo Pereira de França - Orientadora: Lydia Masako Ferreira
- Marcelo Wajchenberg, Mário Lenza – Orientador: Prof. Dr. Flavio Faloppa
- Rene Jorge Abdalla – Orientador: Moisés Cohen
- Samuel Marcos Ribeiro de Noronha – Orientador: Prof. Dr. Alfredo Gragnani
- Marcel Jun Sugawara Tamaoki: Orientador: Prof. Dr. João Carlos Belloti
- Carlos Eduardo da Silveira Franciozi – Orientador: Rene Jorge Abdalla
INGRESSO NO PÓS-DOUTORADO |