Membros
Nome do Membro | Cargo na CEPG |
ALFREDO GRAGNANI | Coordenador |
MARCEL JUN TAMAOKI | Vice-Coordenador |
LYDIA MASAKO FERREIRA | Membro |
FLAVIO FALOPPA | Membro |
MOISÉS COHEN | Membro |
THAMY HARUMI CARDOSO MOTOKI | Representante discente (D) |
GUILHERME PORCEBAN | Representante suplente discente (M) |
Modalidade Acadêmica
Níveis: Mestrado e Doutorado
Numero do PPG na Capes: 33009015038P1
Atribuições
RESOLUÇÃO No 204/2021/CONSELHO UNIVERSITÁRIO
Dispõe sobre o regimento interno da pós-graduação e pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
DAS COMPETÊNCIAS DA COMISSÃO DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Art. 42. Compete à CEPG:
I - elaborar o planejamento global do PPG, bem como aprovar os planos das atividades e disciplinas;
II - determinar os prazos máximos para a obtenção dos títulos de Mestre e de Doutor, respeitadas as diretrizes gerais estabelecidas neste Regimento e pelo CPGPq;
III - coordenar e avaliar a execução das atividades programáticas e disciplinas;
IV - analisar e credenciar novas disciplinas observando seu mérito e importância junto à área de concentração, bem como a competência específica do corpo docente responsável;
V - coordenar e avaliar permanentemente a composição do corpo de orientadores(as) do PPG, de modo a assegurar elevado padrão acadêmico;
VI - elaborar os editais dos processos seletivos, nos quais devem constar o número de vagas disponíveis, os critérios de avaliação e as referências bibliográficas a serem consultadas, assim como deve ser assegurada a transparência do processo, com ampla divulgação dos resultados e a previsão da possibilidade de recursos, além de constar os critérios e número de vagas destinadas a ações afirmavas visando inclusão de negros(as), indígenas, pessoas com deficiência, de baixa renda ou provenientes de ensino público, ou ainda grupos de alta vulnerabilidade social;
VII - designar a Comissão de Seleção de candidatos(as) discentes ao ingresso no programa e acompanhar as diferentes etapas da seleção; VIII - determinar os critérios para distribuição de bolsas do PPG;
IX - decidir sobre pedidos de trancamento de matrícula, isenção ou adiamento no cumprimento de disciplinas ou atividades obrigatórias, observando-se o disposto no presente Regimento;
X - aprovar os nomes dos(as) componentes das comissões julgadoras dos exames de qualificação;
XI - aprovar os nomes dos membros das comissões julgadoras das dissertações ou outros trabalhos de conclusão e teses e respectivos(as) suplentes e encaminhar para homologação pela CaPGPq da UU;
XII - encaminhar os resultados das defesas de dissertações e teses para homologação pela CaPGPq;
XIII - selecionar e/ou indicar discentes para participação em editais de premiações ou representações do PPG em eventos acadêmicos;
XIV - acompanhar a gestão dos recursos financeiros alocados para a manutenção do PPG, respeitadas as regulamentações legais e administravas sobre a matéria;
XV - zelar pelo fiel cumprimento dos critérios estabelecidos pela legislação vigente no que tange à pós-graduação stricto sensu;
XVI - submeter, para aprovação da CaPGPq da respectiva UU, alterações no Regimento do PPG, incluindo-se alterações no nome do PPG; XVII - convocar, por decisão da maioria dos seus membros, reuniões extraordinárias do colegiado;
XVIII - supervisionar a secretaria de PPG, que será responsável por: inserção e atualização de todas as informações relativas aos(às) discentes e docentes do PPG nos bancos de dados institucionais; conferência do cumprimento de todos os procedimentos necessários para o encaminhamento de solicitação de bancas examinadoras para as defesas de dissertação ou tese; encaminhamento de documentações e memorandos para a CaPGPq da UU assinadas(os) pelo coordenador do PPG;
XIX - estabelecer os prazos para exames de proficiência e qualificação, assim como de entrega de relatórios dos(as) estudantes de pós- graduação;
XX - manter atualizadas as informações do PPG, em meios eletrônicos;
XXI - emir parecer circunstanciado sobre a equivalência de títulos de Mestre e Doutor, em sua área de atuação, obtidos no exterior, por solicitação das instâncias superiores;
XXII - elaborar as regras internas de funcionamento do pós-doutorado, em acordo com as regras deste Regimento; XXIII - decidir, em primeira instância, sobre quaisquer questões omissas relativas ao PPG;
XXIV - decidir, em primeira instância, sobre os recursos interpostos por estudantes, orientadores(as) ou pesquisadores(as) dos seus respectivos PPGs;
XXV - praticar os demais atos de sua competência delegados pelo CPGPq.
Calendário 2023
Aulas | Datas 2023 | Horário | Local |
Semanal | Fevereiro: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Março: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Abril: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Maio: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Junho: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Julho: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Agosto: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Setembro: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Outubro: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Novembro: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Dezembro: dias | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Calendário 2022
Aulas | Datas 2022 | Horário | Local |
Semanal | Fevereiro: dias 7,14, 21 [28=carnaval] | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Março: dias 7, 14, 21,28 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Abril: dias 4, 11, 18, 25 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Maio: dias 2, 9 16, 23, 30 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Junho: dias 6, 13, 20, 27 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Julho: dias 4, 11, 18, 25 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Agosto: dias 1, 8, 15, 22, 29 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Setembro: dias 5, 12, 19, 26 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Outubro: dias 3, 10, 17, 24, 31 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Novembro: dias 7, [14 - emenda 15/11], 21, 28 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Dezembro: dias 5, 12, 19 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Calendário 2021
Aulas | Datas 2021 | Horário | Local |
Semanal | Fevereiro: dias 1, 8, 22 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Março: dias 1, 8, 15, 22, 29 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Abril: dias 5, 12, 19, 26 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Maio: dias 3, 10, 17, 24, 31 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Junho: dias 7, 14, 21, 28 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Julho: dias 5, 12, 19, 26 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Agosto: dias 2, 9, 16, 23, 30 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Setembro: dias 13, 20, 27 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Outubro: dias 4, 18, 25 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Novembro: dias 8, 22, 29 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |
Semanal | Dezembro: dias 6, 13 | 15:30 -17:00 | Consultar agenda |