Normas para Realização de Estágio Docente

O estágio docente representa uma forma lúdica de exercitar docência e liderança e faz parte da estrutura curricular de um Programa de PG.

Assim sendo, ele pertence ao Programa.

Os Logotipos que devem constar são os do PPG e da EPM - e não o do Departamento ou outro. O logotipo do Departamento poderá constar em "Apoio" ou "Patrocinadores"

Titulo do evento - deve ser voltado a pós graduação e dentro de linha de pesquisa do aluno e não área de especialização .

Data:

Local: anfiteatro e endereço

Objetivo do curso:

Publico alvo:

Carga horária:

Inscrições (local e valores):

O supervisor do evento será aquele que irá supervisionar o seu Estagio Docente, de forma que obrigatoriamente será seu orientador/coorientador do PPG.

A organização deverá ser do aluno juntamente com os orientadores.

A comissão científica deverá ter experts no assunto de dentro e fora do PPG.

Comissão de Prêmios: se tiver

Comissão Social: se tiver

Na programação deve constar a abertura do evento (colocar composição da mesa)

Tem de ser realizado em Mesas ou Módulos com:

• Presidente: que tem menor entendimento que o moderador
  • Secretario: aluno Graduação: iniciação científica do trabalho, ou colega de M ou D do PPG
  • Moderador: expert no assunto

3 a 4 palestrantes sendo um deles o próprio aluno para cada mesa

Patrocinadores: inserir nomes de empresas e agencias e o que e quanto vai dar de contrapartida (patrocínio)

Apoio: nome e justificar

Cronograma do evento

Estágio Docente - Cursos

Realizar esse roteiro com 6 meses de antecedência à data programada para o curso ser realizado.

1. Entrar no site da PROEX:

• Cadastrar login, dentro do site, passo a passo como segue abaixo:
  • Clicar no “balão” curso de extensão eventos,
  • Credenciamento de curso e eventos,
  • Link intranet
  • Nome do usuário (login)
  • Senha (confirmar a senha escolhida+ok)

2. Do lado esquerdo da pagina, UNIFESP

3. Entra num acesso semelhante à área de trabalho do desktop de um computador

4. Clicar em catálogo Siex

5. Usuário: nome do responsável pelo curso, normalmente o professor orientador e/ou Prof Titular e/ou Coordenador do Programa.

6. Escolher Tipo Eventos + incluir (obs. Quando for mini-curso de até 8horas) e preencher todos os dados até o fim da página, há um espaço escrito contato que deve ser preenchido pelo pela pessoa mais envolvida e sempre disponível sobre o estágio (no caso o aluno)

7. Informações específicas (preencher)

8. Outras informações (preencher)

9. Incluir 4 palavras chaves, separadas por virgula que tem relação com o evento proposto.

10. Unidade de departamento descrição (chefe do departamento e chefe da disciplina).

11. Equipe (colocar todos os envolvidos na organização).

12. Publico alvo: (não colocar quantidade).

13. Cobrar taxa de inscrição (especificar o valor), ir até abaixo e clicar em verificar.

14. Eventos: colocar titulo do que deseja expor, “vender o peixe”.

15. Ler tudo e imprimir, caso esteja tudo OK.

16. Clicar enviar e imprimir para enviar ao credenciamento.

Caso houver dúvidas nas etapas, o aluno deve procurar pelos orientadores para auxiliar.

Após esse cadastramento, impresso, com o cronograma do evento em mão, o aluno deve marcar reunião com o Sr. Valdir da PROEX (5575.8702), para ser verificado as opções e pacotes de serviços, com os respectivos valores (que são todos terceirizados) em um leque de opções que vão de aluguel de auditório, produção gráfica (folders, cartaz, emissão de certificado, lanches, etc), divulgação no site, etc. Não é obrigado comprar todos os pacotes.

Como o cadastramento do curso na PROEX tem de ser aprovado por uma comissão que se reúne mensalmente, e que para que o curso seja conhecido e atraia alunos de diferentes origens é necessário que a programação do mesmo seja realizada com antecedência, porque uma boa divulgação não se faz com menos de 3 meses.

Os organizadores têm total autonomia para preparar o evento da melhor maneira, podendo ser específico, ou abranger assuntos temáticos, multidisciplinares. Porém, deverá ter anuência do Titular e/ou Coordenador do PPG.

O aluno não deve procurar outros caminhos fora os citados anteriormente.

Não deve falar em nome do Programa ou da Disciplina, o que deve ser feito pelas secretárias, sempre tendo prévia consulta do Prof Titular ou da Coordenação do PPG.