Aluno(a) Especial é aquele(a) que, não estando regularmente matriculado em um curso de Pós-Graduação da UNIFESP, recebe autorização do(s) docente(s) de cada disciplina oferecida para se matricular em uma ou mais de uma, em determinado semestre letivo.
Para se candidatar às disciplinas oferecidas pelo PPGHA, é necessário que o(a candidato(a): Tenha Graduação concluída.
(conforme Parecer n. 0009/2023/PROCURADOR/PFUNIFESP/PGF/AGU).
O(a) aluno(a) especial terá direito à certificação nos termos sugeridos pelo Regimento da UNIFESP, desde que cumpridas as etapas de avaliação do curso definidas pelo docente.
Aluno(as)s ouvintes não são considerados especiais e não recebem nenhuma certificação que possa contar créditos em futuras matrículas em PG.
Chamada para aluno especial 2° semestre de 2024
Clique aqui para fazer o download do Formulário de inscrição de Aluno(a) Especial.
Inscrição - de 24 a 26 de julho
O(a) candidato(a) deverá enviar uma carta de solicitação diretamente para o e-mail do(a) docente responsável pela disciplina. Anexar ao e-mail: CV Lattes atualizado; diploma de Graduação (se graduado/a); histórico escolar da graduação; justificativa de interesse na disciplina (em uma página); RG.
Data de inscrição para o primeiro semestre: 22 a 26 de março
Data de inscrição para o segundo semestre: 24 a 26 de julho
O e-mail do(a) docente responsável pela disciplina encontra-se disponibilizado na relação de orientadores(as), acesse.
Resultado primeiro semestre
A análise da solicitação é feita pelo(a) docente responsável pela disciplina.
A Secretaria do PPGHA informará, via e-mail, a todos(as) os(as) inscritos(as) o resultado da seleção dos(as) alunos(as) especiais. Verifique no calendário a data.
Outras informações
- Onde localizo o quadro de disciplinas do semestre? Acesse.
- Quais disciplinas estão disponíveis para inscrição? Acesse.
- Posso solicitar inscrição em mais de uma disciplina? Sim, pode se inscrever em até duas disciplinas.
- Existe algum roteiro para elaboração da carta de interesse? Não, mas procure escrever uma carta de, no máximo 2 páginas. Apresente brevemente a descrição de sua formação acadêmica e a justificativa de seu interesse pela disciplina e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte.
- Quando as aulas iniciam? Acompanhe pelo quadro de disciplinas. Acesse.
- Como e quando posso pedir a certificação? O(a) aluno(a) especial terá direito ao certificado de aprovação na disciplina, desde que tenha 75% de presença nas aulas e realize as atividades propostas. A certificação só é fornecida mediante aprovação na disciplina. Para isso, é necessário solicitá-la à secretaria do Programa, anexando uma declaração assinada pelo(a) docente responsável pela disciplina, contendo carga horária, créditos e conceito.
- É possível convalidar os créditos obtidos? Sim. Os créditos obtidos poderão ser utilizados para a obtenção do título de Mestre ou de Doutor, a critério da CEPG, desde que o(a) discente seja regularmente admitido(a), após processo seletivo, em um dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UNIFESP, no prazo máximo de 4 (quatro) anos após a conclusão da disciplina, como aluno especial.