Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História da Arte

Projetos e Grupos de Pesquisa

Conheça os projetos e grupos de pesquisa dos docentes do Programa de Pós-Graduação em História da Arte. 

ANA MARIA PIMENTA HOFFMANN

CV: http://lattes.cnpq.br/4921539074739728

ARTE MODERNA E VANGUARDAS, CRÍTICA E HISTORIOGRAFIA ARTÍSTICA: 1922 A 1960

Descrição: O projeto de pesquisa investiga as fontes primárias da crítica de arte e da historiografia artística, percorrendo autores como Graça Arranha, Mario de Andrade, Luis Martins, Sergio Milliet, Lourival Gomes Machado, Mario Pedros, entre outros. 

AS DELEGAÇÕES LATINO-AMERICANAS NAS BIENAIS DO MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO (1951-1961)

Descrição: A pesquisa se debruça sobre a relação entre o desenvolvimento da crítica de arte e as seis primeiras Bienais de São Paulo (1951-1961), e o contexto da organização das delegações latinoamericanas nestas edições da mostra. Estas primeiras Bienais foram marcadas pelo caráter inovador, pela integração com as atividades do Museu de Arte Moderna de São Paulo e por uma notável produção da crítica de arte. As delegações estrangeiras, muitas vezes, eram organizadas por críticos e, com o advento das Salas Especiais na II Bienal (1953), foram realizadas mostras retrospectivas de algum artista ou tema, organizadas por historiadores. A história das Bienais constitui capítulo importante do desenvolvimento da crítica de arte e do processo de avaliação do modernismo. Pretendemos, então, investigar como as narrativas apresentadas nas delegações latino-americanas, estabeleceu uma rede de diálogos entre artistas, críticos e instituições artísticas. A mostra foi, deste sua primeira edição, vista pelos latino americanos com oportunidade de desenvolvimento de hipóteses sobre a tradição modernista e identidade da arte contemporânea de seu pais. Neste sentido, a organização destas delegações oferece instrumento para pensar-se a história da arte latino-americana, e as relações com a história da arte brasileira. Em todo o mundo ocidental, os anos de 1950 se caracterizaram por este processo de reavaliação da tradição modernista. Um olhar atento aos processos de organização e de recepção das delegações das Bienais de São Paulo, deixam claro a semelhança entre os contextos latino-americanos na sua urgência em avaliar o significado da ruptura modernista em cada produção nacional. Desta forma, a crítica de arte, e sua manifestação nesta instituição denominada “moderna”, o MAM SP, apresenta o debate historiográfico e estético emergente naquele momento do surgimento das neo-vanguardas da segunda metade do século XX. 

ANDRÉ LUÍS TAVARES PEREIRA

CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751342T2

AS IMAGENS DA HISTÓRIA: AS ARTES ENTRE A SIMULAÇÃO E A EXPERIÊNCIA DO PASSADO E TEMPO HISTÓRICO

Descrição: O presente projeto dedica-se ao estudo da utilização das diversas formas artísticas e outros elementos visuais, literários e musicais no estabelecimento de uma narrativa histórica específica ou na representação do tempo histórico ou do passado. Embora, no caso deste projeto, o tema seja debatido, sobretudo, no âmbito do processo de colonização da América Portuguesa, outros contextos relacionados podem ser abordado, desde que guardando relação com o fenômeno político e cultural indicado. Ainda que inclua estudos de caso específicos cronologicamente localizados entre os séculos XVIII e XIX, reservamo-nos a prerrogativa de incluir casos demarcados por outros limites temporais. O projeto inclui duas pesquisas principais, a) memórias minerais: paisagem memória e narrativa histórica entre os séculos XVIII e XIX e b) Tacwara: estudo das relações culturais e artísticas entre o Reino Unido, a Península Ibérica e o Cone Sul entre 1780-1840. Ambas encontram-se vinculados ao grupo de estudos HARPA – História da Arte, Patrimônio e Arquitetura no Brasil e nas Américas (PPGHA).

O projeto inclui, ainda o levantamento e análise do patrimônio artístico presente em coleções públicas e privadas brasileiras e estrangeiras que dêem materialidade as relações apontadas nas investigações aqui conduzidas. A partir do texto de Francis Haskell, History and its images, bem como de Ludmilla Jordanova em The look of the past, procuramos compreender de que modo os liames entre tempo histórico e visualidades são estabelecidos, que impacto têm na experiência do público em sua compreensão do tempo passado e de que modo a produção artística pode criar percepções sobre o passado ou sobre o discurso histórico. 

ANGELA BRANDÃO

http://lattes.cnpq.br/6843594697945779

Os Cinco Sentidos na Arte

Descrição: Os Cinco Sentidos na Arte Luso-Brasileira do Século XVIII. Este projeto de pesquisa analisa a representação dos Cinco Sentidos na arte, especialmente do século XVIII luso-brasileiro e está em fase de levantamento bibliográfico e visual de obras relacionadas à temática, tais como aquelas presentes nas cidades de Salvador-BA e Tiradentes-MG, no Brasil, e em Braga, Portugal; assim como em Conceição do Mato Dentro. A intenção é investigar não apenas a iconografia relacionada aos Cinco Sentidos, mas também aspectos filosóficos e culturais que permitiram que os sentidos fossem compreendidos não mais como indutores aos pecados, mas como forma de elevação espiritual e conhecimento do mundo, portanto como elementos positivos. Também formam parte deste projeto as questões teórico-metodológicas sobre arte colonial e decolonial, arte sacra e arte profana, rococó religioso e análise iconográfico-iconológica.

CÁSSIO DA SILVA FERNANDES

CV: http://lattes.cnpq.br/6029273355119643

ABY WARBURG E A ASTROLOGIA

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo percorrer o conjunto de escritos do estudioso alemão, Aby Warburg (1867-1929), sobre o tema da astrologia. Warburg é atualmente um dos autores mais estudados no campo da historiografia da arte, bem como naquele da teoria da imagem. O estudo que aqui se propõe permitirá seguir seus escritos voltados para o tema da astrologia, que cumprem um arco temporal que vai de 1908 até seus últimos esforços, cumpridos pouco antes de seu desaparecimento, em 1929. Se a pesquisa levada a cabo por Aby Warburg centrou-se no problema do significado da influência dos antigos para a civilização do Renascimento, o tema da astrologia perseguiu a problemática da orientação do homem no cosmos e sua relação com as imagens produzidas pela arte renascentista. Esta pesquisa procurará identificar e analisar estes momentos além de localizar e contextualizar esta produção, a fim de contribuir para um debate mais argumentado acerca da abordagem proposta pelo historiador para uma “ciência da cultura” (Kulturwissenschaft), bem como compreender de forma mais aprofundada os meios de pesquisa correlatos de que fez uso para compreensão de uma historia das imagens mentais. Neste sentido, procuraremos abordar, dentre outros, os estudos de Warburg sobre Giordano Bruno e o neoplatonismo, situando a matematização e domesticação dos símbolos com Copérnico e Galileu. O produto desse trabalho permite ainda observar os meandros de sua relação intelectual com o filólogo de Heideberg, Franz Boll (1867-1924), e com o amigo e principal colaborador da fase final de sua vida, o filósofo neo-kantiano Ernst Cassirer (1874-1945). O produto final dessa investigação constará de estudos compreensivos (a serem publicados em revistas especializadas) e, sobretudo, do livro com textos inéditos de Warburg traduzidos para a língua portuguesa: Aby Warburg inédito. Vol. 2. É importante ressaltar que esta pesquisa é a fase posterior de um projeto, realizado entre 2013 e 2016, no qual observamos de que maneira a abordagem da arte italiana do Renascimento proposta por Jacob Burckhardt dá origem a um estudo histórico-artístico que percorre o século XX, integrando de modo nada abstrato a arte no contexto de sua criação, enfocando as relações entre comitência, colecionismo e produção artística. Nossa intenção, na primeira fase do projeto, foi partir da obra de Jacob Burckhardt sobre os colecionadores no Renascimento e, em seguida, buscar seus desdobramentos na primeira metade do Novecentos, observando sua influência na obra de Aby Warburg e de Martin Wackernagel. Na fase que agora se inicia, a produção de Warburg coloca-se no centro do interesse, com foco em seus escritos sobre astrologia, que consta de um vasto material inédito em língua portuguesa.

Objetivos: O resultado desta pesquisa, portanto, reivindica uma releitura da obra de Warburg no Brasil e busca constituir um novo ângulo de compreensão do autor, pondo em foco o lacunar campo de estudos em história da historiografia da arte em nosso meio acadêmico.De modo mais objetivo, este projeto propõe os seguintes resultados: publicação artigo em revistas especializadas nacional e internacional; edição do 2º volume dos textos de Aby Warburg (Aby Warburg inédito, Vol. 2), organizados, traduzidos do alemão, com notas explicativas, constando de um estudo de apresentação como Introdução, inteiramente dedicado aos escritos do autor sobre astrologia; organização do 2º Colóquio Internacional “Aby Warburg e sua tradição”; estudo iconográfico das imagens astrológicas renascentistas, partindo das pesquisa de Warburg; obtenção de subsídios para orientação de pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado; organização de grupo de estudo com a participação de orientandos em diferentes níveis e alunos interessados; elementos para criação de disciplinas eletivas na Graduação e na Pós-Graduação.

CAROLIN OVERHOFF FERREIRA

CV: http://lattes.cnpq.br/1735199899378409

UMA OUTRA HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA

Para um estudo decolonial das artes no Brasil

 

A História da Arte é uma disciplina europeia que manteve, até muito recentemente, um olhar excludente em relação a outras artes e culturas, considerando-as “primitivas” e sua produção “artefatos”. No final do século XX a disciplina começou a questionar a própria epistemologia (“fim da História da Arte”) e iniciou um reenquadramento (“arte global”). No entanto, a maioria das histórias das artes em países colonizados, como é o caso do Brasil, foram moldadas olhando para a Europa, importando seus conceitos, valores e sua metodologia – sobretudo a periodização positivista e seu paradigma época e estilo, e o enfoque no artista. Este legado perpetuou e ainda perpetua a exclusão e diminuição de outras expressões artísticas que não se enquadram dentro do fazer e pensar ocidental, nomeadamente as estéticas dos povos originários, dos afrodescendentes e das camadas tidas como populares. Atualmente, a consciência desse euro-centrismo fez aumentar o desejo e a exigência de decolonizar as disciplinas das ciências humanas, entre elas, a História da Arte. Isto significa tanto um revisão das metodologias e das obras canonizadas, como a inclusão dos subalternizados e sua produção artística e epistemológica. Portanto, este projeto alberga estudos que se debruçam sobre a relação entre arte, política e decolonialidade.

 

Produtos do Grupo de Pesquisa / Projeto:


FERREIRA, Carolin Overhoff. Introdução brasileira à teoria, história e crítica das artes. São Paulo: Almedina Brasil, 2019.
 ---. Decolonial introduction to the theory, history and criticism of the arts. Lulu.com, 2019.
 ---; NAFAFÉ, José Lingna. “A gramática da violência na fala das mulheres subalternizadas – três exemplos do cinema africano contemporâneo.” In: Cinemas africanos contemporâneos -
abordagens críticas, Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira (org.). São Paulo: Sesc, 2020, pp. 43- 61.
 ---; NAFAFÉ, José Lingna. “Resistência, necropolítica e fantasias de vingança – Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles”, Rebeca, 2021/2.
Webinário, Instagram, Bacurau – por que tanta polêmica?, Junho 2020, convite do Centro Acadêmico História da Arte, Unifesp.
 Mini-curso (curso de extensão Siex, 9 horas) “Subjetividades radicais – 16 breves estudos do decolonial na arte brasileira”, Outubro 2020 (no contexto da disciplina Um estudo decolonial da arte no Brasil).

 

Membros do Grupo de Pesquisa:

 

                              Membro                                    Cargo                                                 Contribuição
Profa. Dra. Carolin Overhoff Ferreira                                                                  Coordenadora - Docente do       PPGHA - UNIFESP  
Ana Paula dos Santos Carlos Mestranda

“Na berlinda com o drama démodé: Um estudo sobre o drama, o realismo e naturalismo no brasileiro do século XIX”

Gabriel Bogossian Porto Mestrando  “O nascimento de uma nação: poder, imaginário e imagens indigenistas”
Kezi Santos de Oliveira

IC PIBIC (concluído) 2020),  TCC

“A construção dos personagens através do figurino no filme Romance Proibido de Adhemar Gonzaga – gênero, classe, raça”
Larissa Lopes Brugnolo Meloni Graduada - 2020 “Para o florescer da liberdade e da pluridiversidade – um projeto de arte/educação decolonial brasileira
Luane Faria Santos

 IC PIBIC (concluído, 2019), TCC (concluído 2020)

Aiku’è (R-existo): Colonialidade e gênero na vídeo-performance de Zahy Guajajara” (IC)

“Comunidades Imaginadas: Fronteiras e Contornos” (TCC)

Ma. Marina Oliveira Barbosa Mestra

“Negrafias no centro de São Paulo: a presença e a representação do negro na arte urbana”

Ma. Maysa Martins Mestra

“O sagrado em Arthur Bispo do Rosário”

Mylena Santos Pereira TCC, IC PIBIC

“Histórias negras e arquivo: resgate da memória na obra de Jenn Nkiru” (IC)

“REBIRTH IS NECESSARY: Jenn Nkiru e as estéticas negras no audiovisual  contemporâneo” (TCC)
Ma. Vivian Catarina Dias Doutorado “Formas sobreviventes do monstruoso: escavações acerca do Vampyroteuthis Infernalis”
Me. Uéverson Luiz Melato de Moraes      Doutorado “Por uma ética transitória”

 

Prof. Dr. José Lingna Nafafe Professor Associado University of Bristol 

 

Conheça e siga o grupo de pesquisa "Arte, política, decolonialidade – Para um estudo decolonial das artes no Brasil":

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ELAINE DIAS

CV: http://lattes.cnpq.br/8651231758923233

CIRCULAÇÃO DE ARTISTAS, MODELOS E TEORIAS NO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX

DESCRIÇÃO: Artistas, modelos e teorias artísticas circularam por diversas localidades no século XIX. Artistas brasileiros transitaram pela Europa nesse período, para aprimorar seus processos de formação, permanecendo em contato com teorias e modelos que foram, posteriormente, ressignificados em suas produções. Ao mesmo tempo, levaram aos seus pares a experiência e os modelos de seus países de origem, proporcionando trocas, criando parcerias de trabalho e de amizade. O mesmo aconteceu com os artistas estrangeiros presentes no Brasil, os quais compartilharam suas formações e modelos artísticos, igualmente importantes para a formação de iconografias nacionais. Particularmente no século XIX, trajetórias, produções artísticas e teorias foram, assim, fundamentais para a compreensão do processo de criação das obras, da formação de instituições e das academias de arte, do desenvolvimento das exposições e coleções públicas e privadas, constituindo-se em ponto essencial para a compreensão do sistema artístico em sua totalidade, em diferentes lugares. O projeto visa à investigação dessas questões no Brasil e em outros países, especialmente no século XIX e início do século XX. Ele é viculado ao grupo de Pesquisa do CNPq HARPA - História da Arte, Arquitetura e Patrimônio nas Américas.

FLAVIA GALLI TATSCH

CV: http://lattes.cnpq.br/0478383494161646

CIRCULAÇÃO DE IMAGENS E INVENTIVIDADE

Descrição: O presente projeto pretende analisar a circulação de imagens e a inventividade com destaque para os períodos que se convencionou chamar de Idade Média e Primeira Modernidade. O estudo será desenvolvido por eixos de reflexão, que propõem outras formas de abordagem e apresentam novos instrumentos para sua percepção. São eles: 1. Revisão da historiografia; 2. Identificação das formas de circulação e transferência dos modelos, procurando vislumbrar as permanências e inventividades; 3. As formas de difusão, impacto e significado dessa circulação; 4. Circulação de imagens e materialidade; 5. Medievalismos e inventividade.

ILANA SELTZER GOLDSTEIN

CV: https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/688435/ilana-seltzer-goldstein/ 

A VIRADA ANTROPOLÓGICA NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Descrição: O projeto se propõe a refletir a respeito de uma espécie de virada antropológica da arte contemporânea, na qual, de um lado, curadores e artistas contemporâneos incorporam temáticas e procedimentos caros à Antropologia, e, de outro, novos objetos e práticas – filmes etnográficos, performances rituais etc. – passam a ser aceitos nos templos da arte, como museus e bienais. O principal objetivo é refletir sobre quatro dimensões da arte contemporânea vinculadas à Antropologia e ainda pouco investigadas no Brasil: 1. A produção que recria plasticamente/formalmente repertórios visuais indígenas e expressões culturais tradicionais; 2. A produção que endereça conceitual ou metodologicamente questões caras à Antropologia; 3. Os criadores indígenas que começam a emergir na cena artística regional ou nacional; 4. A presença, em exposições temporárias ou permanentes de museus de arte brasileiros, de criações não-hegemônicas, como as indígenas e “populares”/autodidatas. Procura-se estabelecer interfaces entre a antropologia, a história da arte e a sociologia da arte e conjugar metodologias de pesquisa documental-bibliográfica com a observação etnográfica.

ARTE, INSTITUCIONALIDADE E DIVERSIDADE (PROJETO DO QUAL PARTICIPAM MARINA SOLER JORGE, ILANA SELTZER GOLDSTEIN, PEDRO FIORI ARANTES, VINÍCIUS PONTES SPRICIGO, LETÍCIA SEQUEFF, YANET AGUILERA FRANKLIN DE MATTOS E VIRGÍNIA GIL, TODOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA ARTE DA UNIFESP, DA LINHA DE PESQUISA INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADE)

Descrição: trata-se de um projeto de pesquisa coletivo da linha de pesquisa “Instituições, discursos e alteridade”, que tem como objetivo discutir e analisar imagens, objetos e práticas artísticas modernas e contemporâneas a partir dos conceitos de institucionalidade, discurso e alteridade. Os processos (e as dificuldades) de inserção dos bens e práticas culturais nas instituições revelam hierarquias explícitas ou implícitas entre estilos, épocas, técnicas, autores, posições sociais e visões de mundo e, nesse sentido, permitem análises férteis acerca das relações entre as produções artístico-culturais e seus contextos de circulação e recepção. Os discursos e narrativas que se constroem em torno das obras de arte e das expressões culturais também são partes constitutivas de sua valorização e interpretação. Assim, pensar sobre produções e produtores artístico-culturais em relação às instituições que os acolhem (ou não), atravessados e constituídos pelas narrativas que sobre eles se constróem, permite uma compreensão filosófica, social e historicamente ancorada desses fenômenos. Por outro lado, quando se leva em conta que formas e expressões culturais fazem parte de processos de construções identitárias, e que as diferenças e desigualdades da sociedade nelas se refletem, mas também por elas podem ser subvertidas, fica claro que as ideias de identidade e alteridade são chaves analíticas interessantes no estudo da produção simbólica e material. Assim, na contramão das análises pautadas em uma suposta autonomia da obra de arte e em análises exclusivamente formais, aqui são propostas abordagens voltadas à contextualização histórica, social, cultural, étnica, institucional e discursiva das obras e de seus seus criadores. São valorizados também objetos não convencionais e sujeitos subalternizados, numa concepção ampliada e interdisciplinar de história da arte. Focaliza-se a dimensão pública e política das artes e formas expressivas em geral, sua imagética e suas indústrias, seja nas artes visuais e performáticas, na arquitetura, na fotografia, no grafite, no cinema ou nas novas mídias, bem como nas exposições e em outras formas de visibilidade e legitimação das artes e dos bens simbólicos. 

Objetivos: 1. Estudar imagens, objetos, processos artísticos e cidades, a partir de seus contextos de produção, dos agenciamentos e hierarquizações que os constituem, das apropriações que deles se fazem e de seus modos de recepção, de modo a enfatizar as interfaces entre a criação artística e os vetores extra-estéticos; 2. Estimular reflexões e abordagens inter/transdisciplinares, contemplando diferentes referenciais históricos, geográficos e teóricos; 3. Abranger, dentro do PPGHA, memórias, saberes e dispositivos, tanto hegemônicos, como não-hegemônicos.

JENS BAUMGARTEN

CV: http://lattes.cnpq.br/1801238997224040

BARROCO GLOBAL: EFICIÊNCIAS TRANSCULTURAIS E TRANSHISTÓRICAS DO PARADIGMA BARROCO

Descrição: O projeto de pesquisa se baseia em duas observações: 1. A cultura barroca pode ser transferida de uma região geocultural para uma outra; este processo de transferência encontra mais (da Itália à França) ou menos (da península Ibérica às Américas) resistência. 2. O paradigma do Barroco manteve uma eficiência através das épocas: não apenas o conceito “Barroco” foi desenvolvido post factu, isto é no final do século XIX, mas nós testemunhamos hoje um retorno ou uma ressurreição do Barroco através e contra os filtros negativos da percepção e avaliação que ele precisa superar. Na cultura contemporânea, o Barroco se tornou em um fascinosum, no patamar dos discursos sobre cultura e na prática cultural – nas suas manifestações em todas as artes. 

Objetivos: Este programa de pesquisa explora e analisa a eficiência histórica do paradigma do Barroco, isso significa que este paradigma será investigado nas suas dimensões transhistóricas e transculturais.

ART AND POWER

Description: The project Art and Power will create a transcultural debate in art history themes that present local differences, highlighting geographic space and cosmovision as crucial issues in discussing cultural identities in dispute. Three units explore issues related to Art and Power in a transcultural debate: 1. Decolonizing Art History, 2.Ecoological Critique and 3 Art Systems. 

Goals: The main goals of the project are to discuss the role of the discipline of art history in identifying and analyzing visual programs that reflect the construction of a power discourse as a strategy of social dominance and segregated cultures' silencing; investigate the relations among art, space, and power through the transcultural and transdisciplinary approaches; explore the artistic canons from the constitution of art collections and institutions and their relationship with social, political, and economic issues; understand the presence and absence of artists and artworks within the context of curating exhibition and art market interests. 

JOSÉ GERALDO COSTA GRILLO

CV: http://lattes.cnpq.br/7881569396286598

ARTE E ARQUEOLOGIA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA

Descrição: Estudos das artes grega e romana a partir das abordagens teórico-metodológicas da Arqueologia Clássica, que ao colocar seu foco em forma, função e contexto, lida com questões acerca das oficinas, artistas e comitentes, da finalidade e utilização destas artes, dos ambientes físicos em que foram exibidas e vistas, de como operavam dentro de seu tempo e lugar, dos contextos histórico, cultural, social, político e econômico, no interior dos quais adquiriram significados.

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ARTES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA

Descrição: Investiga as concepções do corpo nas artes da Antiguidade Clássica e suas articulações com as relações de gênero e com a sexualidade. Verifica como as representações corporais adquiriram significados em contextos históricos, sociais e culturais específicos, de modo a compreendê-las no interior dos diversos sistemas simbólicos das civilizações Grega e Romana. Como estes mundos envolvem uma ampla dimensão temporal e espacial, será dada atenção às circulações das concepções do corpo, seja no interior de uma das civilizações envolvidas, seja entre elas. Uma vez que as ideias sobre o corpo antigo não deixam de ser constructos modernos e de exercer influência nas corporeidades atuais, trata tanto da recepção como das epistemologias, que têm norteado as pesquisas.

LETÍCIA SQUEFF

CV: http://lattes.cnpq.br/8025201749244426

NO FIM DO IMPÉRIO TINHA UMA PEDRA: CIÊNCIA, POLÍTICA E TERRITÓRIO NAS IMAGENS DO METEORITO DO BENDEGÓ (1870-1889)

Descrição: Este projeto pretende mostrar que o meteorito do Bendegó fez parte do último esforço científico e cultural do Império. E foi, talvez, uma das mais bem sucedidas experiências de propagação da imagem no período. O álbum da expedição organizada para levar o meteorito para o Rio de Janeiro, e a divulgação da imagem do Bendegó na cena internacional – que ocorreu de diversas formas, mas teve na exposição universal de Paris de 1889 um momento marcante – eram, por um lado, parte de um mesmo todo que se articulava à tradição das expedições científicas do século XIX, e, por outro, a um projeto de construção de uma imagem civilizada e “científica” para o Império brasileiro. Pintura e fotografia, representação do território e paisagem, arte e ciência – esses foram alguns dos temas que as imagens do Bendegó tensionavam. É disso que este projeto irá tratar.

MANOELA ROSSINETTI RUFINONI

CV: http://lattes.cnpq.br/2910985913890585

HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E RESTAURO: INTERFACES TEÓRICAS E CIRCULAÇÕES INTERNACIONAIS

Descrição: No segundo pós-guerra italiano, as destruições urbanas provocadas pelo conflito bélico impulsionaram o aprofundamento do debate sobre a teoria, a filosofia e a prática de preservação do patrimônio edificado. Duas frentes de investigação de destacam nesse contexto: de um lado, o estudo da dimensão necessariamente urbana da preservação e do restauro, adensando um debate que já despontava desde as enunciações de Gustavo Giovannoni, na primeira metade do século XX; e de outro, a relação entre os estudos de restauro e a Filosofia da Arte, abrindo caminho para a valoração do aspecto formal e figurativo dos bens a preservar, tema abarcado pelos teóricos do restauro crítico, como Roberto Pane e Renato Bonelli, e pela teoria de Cesare Brandi. As discussões levantadas a partir da década de 1950, em ambiente italiano, repercutiram nas práticas de preservação em diferentes localidades, sublinhando temas ainda hoje atuais: os critérios para recomposição de lacunas em obras artísticas ou no tecido urbano de interesse para preservação; a questão da relação antigo-novo na cidade histórica e a polêmica sobre a qualidade da nova arquitetura; a interferência da especulação imobiliária em áreas de interesse histórico; e a identificação e reconhecimento de especificidades socioculturais impregnadas na materialidade urbana. Neste contexto, o projeto objetiva investigar as raízes, desdobramentos e repercussões internacionais desses debates, de modo a problematizar a permanência, na atualidade, de antigos impasses no campo da preservação. Sediando a pesquisa no Departamento de História da Arte, pretendemos explorar as interfaces disciplinares destes mesmos debates, com o intuito de fomentar pesquisas discentes que articulem contribuições teóricas advindas da História da Arte e da História da Arquitetura.

Objetivos: O projeto objetiva investigar as raízes e repercussões internacionais dos debates travados em ambiente italiano em torno da preservação e do restauro de bens culturais, a partir do segundo pós-guerra. O intuito é problematizar a permanência, na atualidade, de antigos impasses no campo da tutela patrimonial. Sediando a pesquisa no Departamento de História da Arte, pretendemos explorar as interfaces disciplinares destes mesmos debates, com o intuito de fomentar pesquisas discentes que articulem contribuições teóricas advindas da História da Arte e da História da Arquitetura.

PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA: ENTRE DISCURSOS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO

Descrição: A pesquisa pretende analisar as questões envolvidas nos processos de patrimonialização e nas políticas de tutela de arquiteturas e espaços urbanos recentemente reconhecidos como bens culturais, buscando evidenciar a circulação de ideias e a transferência de conhecimentos na prática de salvaguarda do patrimônio edificado. A expansão do conceito de patrimônio cultural referendada pela Constituição Federal de 1988 e a participação de diferentes grupos formadores da sociedade brasileira nas ações preservacionistas contribuíram para que a patrimonialização assumisse um importante papel como instrumento de resistência e de abertura historiográfica. Os discursos no campo do patrimônio cultural, portanto, têm configurado uma das frentes de reivindicação do direito à memória e à história a parcelas da sociedade até então silenciadas pelos discursos hegemônicos, abrindo caminho para a evidenciação de bens materiais e imateriais associados a processos históricos e manifestações culturais negligenciados pela historiografia tradicional e, consequentemente, pouco representados pelas políticas de preservação. Nesse contexto, o projeto investiga as relações entre memória, resistência e patrimônio urbano-arquitetônico a partir de três eixos temáticos: i) o patrimônio do trabalho e as questões envolvidas na patrimonialização de arquiteturas e espaços urbanos provenientes do ambiente laboral; ii) a valorização do patrimônio arquitetônico de origem popular em bairros periféricos até então pouco apreciados pelos estudos de história urbana; e iii) a atribuição de valores patrimoniais a lugares investidos de memórias difíceis recentemente reivindicadas e problematizadas.

Objetivos: O projeto investiga as questões envolvidas nos processos de patrimonialização e nas políticas de tutela de arquiteturas e espaços urbanos recentemente reconhecidos como bens culturais.

MARINA SOLER JORGE

CV: http://lattes.cnpq.br/5763073820553220

REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CINEMA E AUDIOVISUAL

Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar representações femininas em produtos audiovisuais, sobretudo filmes e séries, a partir de uma perspectiva dos estudos culturais, que aproxima-se tanto da sociologia e da antropologia quanto da história da arte. Pretendemos compreender de que modo a cultura visual representa a condição feminina e a luta das mulheres contra a opressão e pelo fim da desigualdade, mas também as representações conservadoras e reacionárias que são postas em cena sobretudo pelo audiovisual mainstream. Estamos interessadas também na influência que os diversos tipos de feminismos - radical, marxista, interseccional, liberal e decolonial - exercem sobre os produtos culturais, bem como na influência de profissionais e artistas mulheres nestas manifestações artísticas.

MICHIKO OKANO ISHIKI

CV: http://lattes.cnpq.br/3118222606852565

JAPÃO: CONEXÕES, INTERAÇÕES E TRANSNACIONALISMOS

Período: 01/02/2014 – atual

Descrição: Este projeto estuda as conexões e as interações artísticas tanto no eixo diacrônico quanto no sincrônico, tanto temporal quanto espacial, e os  transnacionalismos ocorridos entre o Japão e o Ocidente.  O contato entre os dois ocorre com a chegada dos portugueses na Era Muromachi (1333-1573), intensificado na Era Meiji (1868-1912) com a abertura dos portos às nações estrangeiras, após mais de 200 anos de reclusão. Os deslocamentos e as intersecções ocorridos no campo artístico, traz um hibridismo com uma mescla de referências tradicionais e contemporâneas ou ocidentais e japonesas. O estudo de artistas nipo-brasileiros traz a questão de identidade e sua representação. Em alguns artistas, há um rico hibridismo, dentro do denominado transnacionalismo da minoria (conceito de Lionnet e Shih), no estabelecimento de relações horizontais.

OSVALDO FONTES FILHO

CV: http://lattes.cnpq.br/4167849706894566

FILOSOFIA E CONTRA-HISTÓRIAS DA ARTE

Período: 05/2019 – atual

Descrição: Este projeto, inserido na linha de pesquisa "Arte, Política e Filosofia" do Programa de Mestrado do departamento de História da Arte da UNIFESP, procura avaliar o alcance critico de recentes questões teórico-metodológicas colocadas à disciplina de história da arte por alguns pensamentos contemporâneos da imagem tributários , direta ou indiretamente, da Filosofia e do pensamento estético (Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière, Giorgio Agamben, Hal Foster, Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe, dentre outros).

Objetivos: Procura-se estimar o alcance revisionista do atual regime estético da arte, notadamente a ideia de uma contra-história, saber urdido na dobradura escondida dos acontecimentos oficiais de uma cronologia linear e de um idealismo estetizante, que tem apontado para a particular eficácia das imagens para a escrita da História. São, pois, analisados revisionismos historiográficos afeitos a relações repensadas entre palavra e imagem, teoria e prática, conceito e arte (tanto nas artes visuais quanto na dança e no teatro). Como um primeiro resultado de pesquisa, concluiu-se ampla avaliação do trabalho de arqueologia conceitual e iconográfica proposto pelo historiador e filósofo da arte Georges Didi-Huberman. Em torno dos motivos da sobrevivência das imagens e do anacronismo, esse autor repensa as possibilidades e limites da historiografia de arte, seus procedimentos de conhecimento, modelos discursivos e categorias de pensamento. No momento, o projeto aponta para os entornos da obra de Jacques Rancière, onde a História é analisada em suas específicas práticas de escrita. A partir da desconstrução do visível e da história proposta por Rancière, procura-se por em pauta os modos argumentativos de uma "contra-história da modernidade", particularmente profícua no entendimento das relações hoje vigentes entre o estético e o político.

PEDRO FIORI ARANTES

CV:http://lattes.cnpq.br/7983341512092040

CIDADE, EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Período: 01/02/2018 – atual

Descrição: As cidades são espaços formadores relevantes para uma educação ativa, crítica e criativa, baseada nas evidências do real e na experiência vivida de estudantes e professores, e também espaços conflitivos, de disputa e participação na vida pública, fundamento para uma democracia real que parta dos problemas do cotidiano da população para que possa imaginar e instaurar espaços instituintes de novas relações sociais e de produção do comum.

Objetivos: O projeto aborda as diferentes ações educativas e de inovação democrática associadas aos processos de urbanização, as relações entre cidade, escolas e espaços de formação, participação e produção de conhecimento, as práticas pedagógicas a partir da cidade e na cidade, as dimensões lúdicas da imaginação urbana e percepção do espaço, os territórios como situações problema e temas-geradores dos processos de aprender a ler e transformar o mundo e seus territórios.

NARRATIVAS VISUAIS E CIDADE CONTEMPORÂNEA, PRÁTICAS ARTÍSTICAS E ATIVISMO URBANO

Período: 01/02/2014 – atual

Descrição: Investigação das narrativas visuais nas cidades contemporâneas, em processos de resistência, imaginação e prefiguração de novos usos e práticas artísticas territoriais, suas dimensões políticas, simbólicas e de memória, na ação de coletivos, movimentos sociais, artistas e ativistas em geral.

PROJETO DE ARQUITETURA DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

Período: 01/02/2012 – atual

Descrição: Estudos de Projetos de Arquitetura de Equipamentos Públicos de educação, saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social, com ênfase a articulação dos trabalhos de pesquisa, cultura e extensão. Estudos de projetos de arquitetura de rede de conjuntos de equipamentos públicos que tem o caráter de Centros de Estruturação Urbana: "Escolas-classe, escolas-parque" (Anísio Teixeira); Praça de Equipamentos Sociais; Centros Educacionais Unificados (CEU's) e Praças de Equipamentos de Esporte e Cultura (Praças do PAC).

Objetivos: Convênio de cooperação e intercambio internacional entre a FAU USP e a Universidade de Siegen, na Alemanha, para o organização de curso sobre projeto de arquitetura escolar, no ambito da cultura e extensão e da pesquisa.

VINICIUS PONTES SPRICIGO

CV: http://lattes.cnpq.br/7807906096752073

ARQUEOLOGIA DAS EXPOSIÇÕES

Período: 01/03/2015- atual

Descrição: O projeto de pesquisa foi concebido como uma contribuição para uma ‘história das exposições’ instituída a partir dos anos 1990. No entanto, é algo diverso desta tanto em seu objeto quanto em seus fundamentos teóricos. No lugar de estudar exposições paradigmáticas para a história da arte moderna e contemporânea, busca comparar, em suas bases ideológicas, dois fenômenos do século XIX, a saber: os museus de arte e as exposições universais. Para esta análise, fundamenta-se em autores como Michel Foucault, Giorgio Agamben e Walter Benjamin. É justamente na obra de Benjamin que identificamos uma ambiguidade entre o museu voltado ao passado e as vitrines e mostruários aproximando as obras de arte das mercadorias. O conceito benjaminiano de valor de exposicão é, portanto, central para o projeto. De igual importância para nós é a coexistência de modernidade e arqueologia no pensamento do filósofo berlinense, sobretudo nas “Passagens”. Por outro lado, as obras de Foucault e Agamben, principalmente o livro ‘Arqueologia do Saber’, são referências fundamentais à elaboração de um método arqueológico para o estudo das exposições de arte, enquanto alternativa às narrativas e pressupostos dados pela chamada ‘história das exposições’.

Objetivos: Contribuir à consolidação em âmbito local e internacional de um campo de pesquisa dedicado às exposições de arte contemporânea.

VIRGÍNIA GIL ARAUJO

CV: http://lattes.cnpq.br/8687854675231868

A IMAGEM FOTOGRÁFICA DO CORPO NA HISTÓRIA DA ARTE

Período: 01/03/2015 – atual

Descrição: Estuda a integração entre arte e tecnologia em análises fundamentadas na nova historiografia da arte, cujo eixo encontra-se na fotografia. A pesquisa desenvolve o diálogo com outras pesquisas que estudam, as relações entre arte e documentação como a antropologia e a história, suas discussões epistemológicas sobre a transversalidade entre as áreas de tratamento de documentos e obras, em âmbito artístico, metodológico e teórico. Desde 2015, o projeto aborda os temas atuais para a história da arte, bem como para as curadorias de exposições, em que o corpo, os direitos humanos e gênero são tensionados a partir da imagem fotográfica

AS POLÍTICAS DA MEMÓRIA ATRAVÉS DA POÉTICA FOTOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA

Período: 05/05/2016 – atual

Descrição: Estuda as políticas da memória a partir da relação interdisciplinar entre a mestiçagem das poéticas visuais com a fotografia. Analisa as combinações entre imagens e textos presentes nas edições de artistas, nas instituições de arte, nos discursos críticos, bem como em manifestações da alteridade.

YANET AGUILERA VIRUÉZ FRANKLIN DE MATTOS

CV: http://lattes.cnpq.br/0964792926987907

IMAGEM: POLÍTICA, HISTÓRIA E ESTÉTICA

Data de início: 01/2020 - atual

Descrição: Pensar a imagem em sentido amplo, focando a maneira como o audiovisual a constrói, assim como nas narrativas que este formato estrutura através dela. A partir do audiovisual pensar as relações entre imagem e texto, como aparecem nos diversos medium? pintura, escultura, digital etc. ?, e as relações políticas, históricas e estéticas que criam. Nas questões políticas, pesquisar sobre as relações de poder destacando narrativas de reapropriações e resistências, principalmente de um ponto de vista descolonial. Isto pressupõe um estudo situado a partir da América Latina - o que demanda uma leitura sobre o audiovisual militante, indígena, afro-latino-americano e o de gênero. Nas questões históricas, além dos contextos, refletir sobre a musealização, os arquivos e os silêncios históricos. E na estética, a potencialidade das imagens e seus efeitos nos públicos ou espectadores, enfatizando a circulação de afetos provocada por ela.

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