HISTÓRICO E MISSÃO
O Programa de Pós-Graduação em História da Arte – PPGHA foi criado por membros do Departamento de História da Arte da EFLCH/Unifesp, com o intuito de possibilitar a continuidade da formação de seus egressos da graduação e o acolhimento de candidatos de todos o país, contribuindo para a institucionalização da História da Arte no contexto nacional, sua afirmação no campo internacional, observadas, igualmente, as especificidades brasileiras e latino-americanas do debate nesta área do conhecimento.
Temos compromisso com o tema urgente da educação visual da população brasileira, considerando que a compreensão e interpretação das imagens é central nas sociedades contemporâneas; compromisso também com a reflexão sobre os sentidos e as materialidades dos objetos, bem como sobre sua circulação e colecionamento; e ainda com a análise e contextualização dos discursos e instituições associados a tais objetos, imagens e práticas artísticas.
O PPGHA complementa o projeto acadêmico fundador do Campus Guarulhos, que abriga os cursos da área de Humanidades no âmbito da UNIFESP. Desde 2013, conta com um mestrado e, a partir de 2021, também com um doutorado, recebendo igualmente pesquisadores com projetos de pós-doutorado e estimulando o intercâmbio acadêmico por meio da adesão a programas diversos de circulação docente.
O Programa está estruturado em quatro linhas de pesquisa, que abrangem do estudo da tradição clássica ao debate contemporâneo sobre o estatuto da imagem, da história dos sistemas artísticos e suas estruturas, à questão da circulação artística e transferências culturais, dos processos de colecionismo e artificação aos discursos sobre formas e práticas artísticas. Uma de suas marcas é valorização de reflexões e abordagens inter e transdisciplinares, que estimulam o diálogo da História da Arte com áreas de conhecimento vizinhas, como Antropologia, Arqueologia, Filosofia, Sociologia, Arquitetura, Design, Audiovisual, Cinema, Museologia, Políticas Culturais e Patrimônio Cultural.
Assim como o curso de graduação em História da Arte da Unifesp, o PPGHA compreende não apenas os campos diversos das artes do Ocidente, mas, também, as artes não ocidentais, não canônicas e transculturais, abrigando reflexões sobre artes das Áfricas, da Ásia, do mundo Islâmico e de diversas tradições indígenas, abrangendo contextos cronológicos e geográficos variados e abrindo-se a práticas e narrativas artísticas heterogêneas e subalternizadas.
O PPGHA procura atualizar continuamente suas abordagens teóricas, estabelecendo diálogo com os debates correntes e com as novas demandas que a sociedade mais ampla e a comunidade acadêmica propõem. Tem estimulado a interação de seus membros com instituições artístico-culturais e com outros centros de pesquisa, nacionais e internacionais, participando e contribuindo na consolidação de redes e destacando-se por iniciativas concretas de intercâmbio com vários países da América Latina, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália, França, Austrália, Canadá, entre outros.
Seu corpo docente reúne orientadores de formação variada, especialistas dedicados às respectivas áreas de concentração. Pauta-se, assim, pela diversidade de opções teórico-metodológicas e de caminhos de investigação e pela abertura ao debate amplo de ideias, o que se reflete no caráter multifacetado de sua produção.
Por fim, vale destacar que a EFLCH está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, um dos mais complexos e importantes territórios educativos da América Latina, no que diz respeito à produção das artes visuais e sua recepção e interpretação. Além da cidade de São Paulo e seu conjunto de instituições dedicadas à difusão ou salvaguarda das diversas produções artísticas, podem ser encontrados, no entorno do campus da EFLCH, exemplares artísticos que vão do século XVII ao artesanato de origem japonesa, da arquitetura industrial a formas expressivas indígenas. Oferece, deste modo, uma experiência relevante no convívio com as contradições e diferenças, mas, igualmente, os desafios oferecidos pela realidade brasileira no que tange às iniciativas de democratização da experiência artística e à compreensão crítica das narrativas a ela vinculadas.
O Programa de Pós-graduação em História da Arte promove um evento anual, o EPHA – Encontro de Pesquisas em História da Arte, criado em 2013 e, em grande parte, organizado pelos estudantes do programa. Oferece um pequeno espaço expositivo que vem sendo utilizado para experiências de expografia e curadoria, além de um amplo teatro e equipamento para eventos audiovisuais diversos Os participantes do Programa são estimulados a tomar parte em atividades de extensão universitária, de modo a ampliar o contato entre a universidade e a comunidade que a circunda. A partir de 2021, contará também com sua própria revista – IMAGEM, igualmente gerida pelos participantes do programa.
NÍVEIS
Mestrado acadêmico
Estabelecido em 2013, com sua primeira turma em 2014, o Mestrado em História da Arte foi decisivo para o aprofundamento da pesquisa em História da Arte no âmbito da EFLCH e o ponto de partida para a consolidação dos objetivos estabelecidos na fundação do Curso de História da Arte.
Doutorado
O programa de Doutorado em História da Arte foi homologado em 15 de junho de 2020, com a primeira turma estabelecida em 2021. Observa a mesma divisão de linhas de pesquisa e especificidades temáticas que seu programa de mestrado.
Pós-doutorado
O programa de pós-doutorado foi criado para acolher pesquisadores recém-doutores em História da Arte e doutores sêniores de áreas correlatas ou afins que desejam aprofundar suas investigações junto ao PPGHA. Estimula-se sua participação direta na vida acadêmica, seja pela organização de eventos acadêmicos, o envolvimento na vida prática do programa de pós-graduação ou pela divulgação dos resultados alcançados em publicações da área e em eventos nacionais ou internacionais.
EGRESSOS
Os egressos do programa de Pós-graduação, além das atividades de pesquisa e docência, podem atuar nas áreas educativa e cultural em sentido amplo, incluindo-se aí os setores educativos de museus e demais instituições culturais e patrimoniais, a área do turismo cultural ou consultorias diversas associadas à cultura visual. Podem atuar, ainda, em pesquisas de expografia e curadoria, assim como no campo das políticas públicas para as artes e a cultura.
Perfil do aluno
O egresso estará habilitado para atuar como pesquisador em história da arte; em instituições culturais, museus, galerias de arte, em organismos de patrimônio histórico e artístico; em centros de documentação, arquivos e acervos; com assessoria em exposições, mostras e projetos culturais; desenvolver atividades inerentes à história da arte, atuar em práticas expositivas e curatoriais, bem como na formação de público e de monitores e como consultores em história da arte.