A PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA ARTE
O que é Pós-Graduação em História da Arte?
É o nome dado aos cursos de mestrado acadêmico e doutorado, realizados após a graduação. Os cursos de pós-graduação em História da Arte na UNIFESP Guarulhos são de stricto sensu.
A pós-graduação stricto sensu tem como objetivos a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e exercício profissional de elevada qualidade e para a produção de conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico, estando disponível a candidatos que tenham concluído o nível de graduação em diversas áreas do conhecimento.
Os títulos de Mestre ou de Doutor em História da Arte são outorgados após o cumprimento das exigências definidas pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP, e também pela aprovação de dissertação ou trabalho equivalente para o Mestrado, ou da tese para o Doutorado.
Como se dá o ingresso no mestrado acadêmico e no doutorado em História da Arte?
O Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, realiza anualmente processos seletivos para os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em História da Arte. As vagas são oferecidas pelos docentes das Linhas de Pesquisa do curso, ficando a critério da Comissão de Ensino do Programa de Pós-Graduação em História da Arte (CEPG) qual o seu número, questões relativas aos casos excepcionais ou omissos, bem como decisões decorrentes do não preenchimento total das vagas.O Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, realiza anualmente processos seletivos para os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em História da Arte. As vagas são oferecidas pelos docentes das Linhas de Pesquisa do curso, ficando a critério da Comissão de Ensino do Programa de Pós-Graduação em História da Arte (CEPG) qual o seu número, questões relativas aos casos excepcionais ou omissos, bem como decisões decorrentes do não preenchimento total das vagas.
Os editais dos processos seletivos são publicados no site do PPGHA. Acompanhe em:
Considera-se Dissertação de Mestrado o trabalho de pós-graduação que evidencie a capacidade de sistematização da bibliografia existente sobre o tema contemplado, bem como de utilização de metodologia e técnicas de investigação científica, tecnológica ou artística.
O que é uma tese?
Considera-se Tese de Doutorado o trabalho de pós-graduação que represente contribuição original ao estado da arte do tema contemplado.
Qual a função do(a) orientador(a)?
O orientador de um trabalho de pós-graduação tem por finalidade apoiar o orientando na realização de um trabalho de pós-graduação, acompanhando seu desempenho e supervisionando a realização do plano de atividades estabelecido por ambos de comum acordo, visando à conclusão da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.
Quais os prazos para o mestrado e doutorado?
O tempo preconizado pela CAPES para a realização do Mestrado é de dois anos e para o Doutorado, de quatro anos.
Quantas disciplinas devo cursar no mestrado (créditos)?
É preciso cumprir no mínimo 25 (vinte e cinco) unidades de créditos, resultantes de sua participação em disciplinas, ingressantes a partir de 2024 (total de dezesseis créditos), elaboração da dissertação de mestrado (5 créditos) e atividades complementares (4 créditos). Cada unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades programadas ou supervisionadas
Conforme o teor do projeto de dissertação e do plano de trabalho, organizado de comum acordo com o(a) orientador(a), o(a) mestrando(a) poderá cursar as disciplinas eletivas em outros Programas de Pós-graduação ofertados na EFLCH, na UNIFESP, ou mesmo em Programas de Pós-Graduação de outras universidades stricto sensu (neste caso, no máximo de 4 créditos) que poderão ser aprovados/validados, posteriormente, pela Comissão de Ensino em Pós-Graduação-CEPG do PPGHA
Quantas disciplinas devo cursar no doutorado (créditos)?
É preciso cumprir 25 créditos realizados no Mestrado do PPGHA ou em outro Programa de Pós-Graduação stricto sensu devidamente convalidados. O(a) discente deverá completar os demais 25 créditos para totalizar 50 créditos. Ingressantes a partir de 2024 dos 25 créditos a serem realizados no Doutorado em História da Arte, 8 créditos serão atribuídos pela atividade de elaboração e defesa da Tese de Doutorado e 5 créditos serão atribuídos às Atividades Complementares (publicações, participações em eventos científicos, atividades de docência superior como Programa de Aperfeiçoamento Didático – PAD, monitoria e coordenação de grupos de estudos na graduação em História da Arte, entre outras atividades pontuadas conforme tabela de Atividades Complementares vigente no PPGHA).
Conforme o teor do projeto de Tese e do plano de trabalho, organizado de comum acordo com o(a) orientador(a), o(a) doutorando(a) poderá cursar as disciplinas eletivas em outros programas de pós-graduação ofertados na EFLCH, na UNIFESP, ou mesmo em Programas de Pós-Graduação stricto sensu de outras universidades (neste caso, no máximo 4 créditos) que poderão ser aprovados/validados, posteriormente, pela Comissão de Ensino em Pós-Graduação-CEPG do PPGHA.
Posso cursar uma disciplina em outra universidade (IES) e usar os créditos no PPGHA?
Conforme o teor de seu projeto de Tese e de seu plano de trabalho, organizado de comum acordo com o(a) orientador(a), o(a) doutorando(a) poderá cursar as disciplinas eletivas em outros programas de pós-graduação ofertados na EFLCH, na UNIFESP, ou mesmo em Programas de Pós-Graduação stricto sensu de outras universidades (neste caso, no máximo 4 créditos) que poderão ser aprovados/validados, posteriormente, pela Comissão de Ensino em Pós-Graduação-CEPG do PPGHA.
Quais são as Linhas de Pesquisa do PPGHA?
ARTE, CIRCULAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS:
André Luiz Tavares Pereira; Elaine Cristina Dias; Flavia Galli Tatsch; Jens Michael Baumgarten; Manoela Rossinetti Rufinoni; Michiko Okano Ishiki.
Para mais informações, acesse.
ARTE E TRADIÇÃO CLÁSSICA:
Angela Brandão; Cássio da Silva Fernandes; José Geraldo Costa Grillo.
Para mais informações, acesse.
ARTE, POLÍTICA E FILOSOFIA:
Carolin Overhoff Ferreira; Osvaldo Fontes Filho.
Para mais informações, acesse.
INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADE:
Ana Maria Pimenta Hoffmann; Ilana Seltzer Goldstein; Letícia Coelho Squeff; Marina Soler Jorge; Marta Denise da Rosa Jardim; Pedro Fiori Arantes; Rita Morais de Andrade; Vinícius Pontes Spricigo; Virgínia Gil Araujo; Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos.
Para mais informações, acesse.
Quais são os Grupos de Pesquisa e Estudos do PPGHA? E quais os projetos de pesquisa dos docentes?
O Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP promove e mantem em suas atividades permanentes diversos grupos de estudo e pesquisa, que objetivam o diálogo, a produção de conhecimento, a troca e a interação acadêmico-científica, favorecendo aos discentes, durante sua trajetória, o amadurecimento de ideias, as discussões de temas e de variadas metodologias. Os grupos de estudos e de pesquisas do PPGHA proporcionam aos docentes e discentes uma interface facilitadora de contato com pesquisadores de dentro e de fora do Programa. Os grupos são uma adesão de pessoas com foco numa mesma temática que, a partir do prazer em adquirir conhecimentos e pesquisar sobre um assunto em comum, estabelecem um processo de troca em que a aprendizagem se constrói. Os grupos de estudos e de pesquisas do PPGHA são entendidos e geridos como um amplo aparato de conhecimento e fonte de novos saberes que favoreçam o diálogo e a aprendizagem por meio do debate, da troca de conhecimentos entre discentes e docentes, além de instigar a participação em eventos científicos e publicações que resultem em desenvolvimento pessoal, novas possibilidades e horizontes.
Para conhecer os grupos de pesquisa do PPGHA / UNIFESP, acesse.
Para saber sobre os projetos de pesquisa dos docentes, acesse.