Graduate Program in Chemistry

Sustainability Science and Technology

Elenco de disciplinas

Elenco de disciplinas disponíveis para os cursos de Mestrado e Doutorado

 As disciplinas do grupo A e B são oferecidas anualmente, e as do grupo C são oferecidas a cada 2 ou 3 anos, comumente. 

As disciplinas A2 e A5 são oferecidas no primeiro semestre de cada ano.

As disciplinas A1, A3-4, e A5 são oferecidas no segundo semestre de cada ano.

As avançadas 1 (QOA1, QAA1, FQA1 e QOA1) são oferecidas no primeiro semestre de cada ano.

As avançadas 2 (QOA2, QAA2, FQA2 e QOA2) são oferecidas no segundo semestre de cada ano.

Obs1: Exceto Seminários, disciplinas cumpridas no mestrado no PPGQ-CTS podem ser aproveitadas no doutorado, sob solicitação. 

Obs2: PAD e atividades complementares não serão aproveitadas do mestrado para o doutorado.

Obs3: Em caso de transferência direta do mestrado para o doutorado sem defesa de dissertação, Seminários 1 não deverá ser aproveitado como crédito, tampouco dispensa de Seminários 2.

Obs4: Disciplinas cumpridas em outros programas fora do período de matrícula do aluno no PPGQ-CTS não serão aproveitadas;

Obs5: Disciplinas cursadas em outros programas durante o período de matrícula do aluno no PPGQ-CTS podem ser aproveitadas, desde que aprovadas pela CEPG-QCTS. Para isso, o conteúdo das disciplinas não deve coincidir, de forma significativa, com o conteúdo de qualquer disciplina do programa e deve ser relevante para o projeto de mestrado ou doutorado do discente.

 

GRUPO A (Disciplinas do Núcleo Básico Estrutural):

Disciplinas básicas formativas do programa que versam sobre Química Geral, Ciência da Sustentabilidade, Escrita e Metodologia Científica. Além da apresentação de seminários sobre projetos de pesquisa de discentes matriculados como aluno regular. Todos os alunos de mestrado e doutorado devem cumprir obrigatoriamente as disciplinas A1, A2, A3 ou A4, e A5, com aprovação, para integralização dos créditos.

A1-TFQ: Tópicos Fundamentais em Química (5 créditos)

A2-CSU: Ciência da Sustentabilidade (5 créditos)

A3-SEM1: Seminários 1 (2 créditos) (somente para o Mestrado)

A4-SEM2: Seminários 2 (2 créditos) (somente para o Doutorado)

A5-BPEC: Boas Práticas na Pesquisa, Inovação e Escrita Científica (3 créditos)

Importância das Disciplinas:

Tópicos Fundamentais em Química: 

A inclusão de uma disciplina de Tópicos Fundamentais em Química no currículo da pós-graduação em Química é vista, a princípio, como um retorno a conceitos que os alunos já viram durante sua formação, sendo um curso de nivelamento, e o aluno pode ser dispensado de cursá-la se obter a nota mínima da prova geral de ingresso na disciplina, com direito aos créditos. Esta abordagem pode ser fundamental para solidificar e revisar tópicos que, por diversos motivos, podem não ter sido totalmente compreendidos ou absorvidos de maneira consistente ao longo da graduação. Muitas vezes, ao focarmos em áreas específicas durante o curso de Química, acabamos por negligenciar certos fundamentos essenciais ou não os praticamos de forma aprofundada. Isso pode gerar lacunas conceituais que, ao chegar na pós-graduação, podem dificultar a compreensão de tópicos mais complexos e especializados.

Ademais, a disciplina fornece a base de entendimento de muitos dos fenômenos químicos que são posteriormente explorados em outras áreas da química, como a Química Orgânica, Inorgânica, Físico-Química e Química Analítica. Reforçar esses conceitos é crucial para que o futuro mestre ou doutor consiga interligar áreas distintas do conhecimento químico de forma integrada e interdisciplinar. Além disso, essa disciplina oferece a oportunidade de ressignificar conhecimentos de forma mais crítica, relacionando-os com os novos avanços e demandas da pesquisa contemporânea.

Outro ponto relevante é que muitos alunos, ao longo de sua formação, enfrentaram dificuldades pontuais em disciplinas de Química básica, o que pode ter gerado deficiências que se perpetuaram ao longo do curso. A disciplina na pós-graduação pode funcionar como uma oportunidade para preencher essas lacunas e aprimorar a base conceitual, garantindo que os estudantes estejam aptos a enfrentar desafios maiores em suas pesquisas e que possam aplicar, com confiança, esses conceitos em contextos mais avançados.

Portanto, cursar uma esta disciplina na pós-graduação  deve ser encarado como um avanço na consolidação de conhecimentos essenciais, preparando os alunos de forma mais completa para serem mestres e doutores que compreendem a Química em sua totalidade, desde suas bases até as fronteiras da pesquisa.

Ciência da Sustentabilidade

A inclusão de uma disciplina de "Ciência da Sustentabilidade" no programa de Pós-Graduação em Química: Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade é fundamental para alinhar a formação de mestres e doutores com a missão central do programa: formar profissionais com uma consciência ambiental, social e econômica.

O avanço da ciência e tecnologia nos últimos anos trouxe inúmeros benefícios para a sociedade, mas também colocou em evidência os desafios ambientais e sociais que surgem como consequência desse progresso. A Química, sendo uma ciência aplicada em diversos setores industriais e tecnológicos, tem um papel crucial na busca por soluções sustentáveis. Portanto, formar profissionais capacitados para enfrentar esses desafios exige uma abordagem que transcenda o conhecimento técnico e inclua uma visão holística sobre os impactos de suas ações no meio ambiente e na sociedade.

A disciplina de "Ciência da Sustentabilidade" propicia aos alunos o entendimento dos princípios fundamentais da sustentabilidade, integrando aspectos ambientais, sociais e econômicos. Isso inclui a compreensão dos ciclos de vida dos produtos, o uso eficiente de recursos naturais, a redução de resíduos, a implementação de tecnologias limpas e a avaliação dos impactos das atividades químicas na biodiversidade e no clima. Esses conceitos são essenciais para que os profissionais sejam capazes de desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras que atendam às necessidades da sociedade de forma responsável, minimizando danos ao meio ambiente.

Além disso, essa disciplina estimula o pensamento crítico e a tomada de decisões informadas, habilidades que são fundamentais para a prática profissional em um cenário cada vez mais orientado por normas de responsabilidade social e ambiental. Mestres e doutores em Química formados nesse contexto terão a capacidade de atuar como agentes de mudança, promovendo soluções que não apenas atendam às exigências tecnológicas, mas também respeitem e considerem os limites do planeta e as necessidades das gerações futuras.

Portanto, a disciplina de "Ciência da Sustentabilidade" reforça o compromisso do programa em preparar profissionais completos, conscientes de seu papel na construção de um futuro mais sustentável, tanto em termos ambientais quanto sociais e econômicos, alinhando o conhecimento técnico à responsabilidade ética.

Seminários 1 e 2:

A presente disciplina visa trabalhar a capacidade do aluno na exposição de seu projeto de mestrado. Além da execução de uma apresentação clara, objetiva e didática, essa disciplina visa o desenvolvimento aprofundado da importância do trabalho, com consistente embasamento na literatura científica atual. Resultados obtidos poderão ser apresentados, mas não é obrigatório. Adicionalmente, também serão desenvolvidas adequação e clareza na discussão/arguição, a coordenação de palestra, produção de um resumo claro e conciso da apresentação, e capacidade de avaliação dos seminários apresentados pelos demais discentes. É de suma importância destacar que a disciplina seminários também se justifica pela necessidade de uma maior interação do pós-graduando com linhas de pesquisa distintas, fornecendo-lhes uma visão científica abrangente, estratégias de abordagem, metodologias e avanço das diversas áreas científicas

Boas Práticas na Pesquisa, Inovação e Escrita Científica

A inclusão da disciplina "Boas Práticas na Pesquisa, Inovação e Escrita Científica" no programa de Pós-Graduação em Química: Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade é essencial para formar mestres e doutores que não apenas dominem o conhecimento técnico e científico, mas que também saibam conduzir suas pesquisas de forma ética, inovadora e eficaz, além de comunicar seus resultados com clareza e rigor.

No contexto atual, a pesquisa científica enfrenta desafios cada vez mais complexos, que exigem uma postura ética irrepreensível, desde a concepção até a execução dos projetos de pesquisa. A disciplina de "Boas Práticas" orienta os alunos a seguir padrões éticos fundamentais, como a responsabilidade com a veracidade dos dados, a transparência na metodologia e o respeito aos princípios de sustentabilidade e integridade acadêmica. Estes aspectos são cruciais para que a pesquisa seja reconhecida e respeitada tanto na academia quanto pela sociedade.

Além disso, a inovação é um dos pilares do progresso científico e tecnológico, especialmente em um programa que tem como missão formar profissionais conscientes dos impactos ambientais, sociais e econômicos de suas descobertas. A disciplina foca em práticas que estimulam a criatividade e a inovação de maneira responsável, preparando os alunos para desenvolver soluções que respondam aos desafios globais, como a sustentabilidade e a economia circular. Ao entender como gerar impacto real através da inovação, os pesquisadores estarão mais aptos a aplicar seus conhecimentos de forma eficaz em diferentes setores industriais e acadêmicos.

A escrita científica, por sua vez, é a principal forma de comunicar e validar as descobertas. Muitos pesquisadores possuem excelente domínio técnico, mas encontram dificuldades na hora de expor seus resultados de maneira clara, objetiva e convincente. A disciplina oferece ferramentas e estratégias para melhorar a capacidade de redigir artigos científicos, relatórios técnicos e propostas de financiamento de pesquisa, garantindo que o conhecimento gerado seja acessível e bem-recebido pela comunidade científica e pelas partes interessadas. A qualidade da comunicação científica é decisiva para o impacto e a visibilidade da pesquisa realizada.

Portanto, ao integrar "Boas Práticas na Pesquisa, Inovação e Escrita Científica" no programa, garante-se que os futuros mestres e doutores em Química desenvolvam habilidades essenciais para uma atuação ética e responsável, promovendo inovações sustentáveis e contribuindo de maneira significativa para a produção de conhecimento científico de alta qualidade. A disciplina fortalece a formação de pesquisadores que têm um compromisso não apenas com o avanço da ciência, mas também com os valores de sustentabilidade e impacto social positivo.

 

GRUPO B (Disciplinas do Núcleo Avançado Estrutural):

Disciplinas que abordam conteúdos avançados nas áreas tradicionais da Química (Química Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química) e que tenham adesão com as três linhas de pesquisa do programa. Os alunos de mestrado devem cumprir, com aprovação, ao menos 1 disciplina deste grupo, e alunos de doutorados devem cumprir aos menos quaisquer 2 disciplinas deste grupo, para integralização dos créditos. Não há qualquer prerrequisito entre disciplinas, no entanto, recomenda-se cursar antes Tópicos Fundamentais em Química antes de se cursar qualquer uma das avançadas.

B1-QIA1: Química Inorgânica Avançada 1 (5 créditos)

B2-QIA2: Química Inorgânica Avançada 2 (5 créditos)

B3-QOA1: Química Orgânica Avançada 1 (5 créditos)

B4-QOA2: Química Orgânica Avançada 2 (5 créditos)

B5-FQA1: Físico-Química Avançada 1 (5 créditos)

B6-FQA2: Físico-Química Avançada 2 (5 créditos)

B7-QAA1: Química Analítica Avançada 1 (5 créditos)

B8-QAA2: Química Analítica Avançada 2 (5 créditos)

A inclusão de disciplinas avançadas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Analítica no programa de Pós-Graduação em Química: Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade é essencial para garantir que os mestres e doutores em formação obtenham uma visão profunda e interdisciplinar das áreas fundamentais da química. Essas disciplinas, longe de serem uma simples revisão dos tópicos abordados na graduação, exploram conceitos avançados e técnicas inovadoras, preparando os estudantes para lidar com os desafios complexos que encontrarão em suas pesquisas e em suas futuras carreiras acadêmicas e industriais.

Química Orgânica Avançada 
A Química Orgânica Avançada é fundamental para o entendimento de mecanismos de reações complexas, síntese de compostos de alta relevância tecnológica e ambiental, e desenvolvimento de novos materiais orgânicos sustentáveis. Com o avanço nas áreas de catálise, química verde e compostos bioativos, essa disciplina oferece ao aluno ferramentas para atuar em áreas como a síntese de moléculas complexas, fármacos e novos materiais orgânicos de baixo impacto ambiental. Esses conhecimentos são essenciais para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, especialmente em pesquisas que envolvem processos químicos mais eficientes, menos poluentes e economicamente viáveis, alinhados com a missão do programa de contribuir para a sustentabilidade.

Química Inorgânica Avançada
A Química Inorgânica Avançada é crucial para a compreensão de materiais inorgânicos, catálise, química de coordenação e a ciência dos novos materiais que desempenham papéis chave em processos sustentáveis, como catalisadores para reações de energia limpa, nanomateriais e compostos de metais de transição. O estudo avançado dessa disciplina permite que o aluno explore novas fronteiras, como o design de catalisadores inovadores para processos industriais verdes, o desenvolvimento de materiais que podem contribuir para a captação de energia solar ou a redução de gases de efeito estufa. Essas aplicações estão diretamente ligadas às pesquisas que buscam soluções químicas para os desafios da sustentabilidade global.

Físico-Química Avançada
A Físico-Química Avançada oferece uma base sólida para entender os fenômenos termodinâmicos, cinéticos e eletroquímicos que governam reações químicas e processos de transporte de massa e energia. Os alunos terão a oportunidade de explorar tópicos como a modelagem teórica de sistemas complexos, a aplicação de métodos computacionais em química, além de técnicas avançadas de caracterização. Essa disciplina é particularmente relevante para projetos de pesquisa que envolvem a otimização de processos energéticos, a criação de novos dispositivos para armazenamento de energia (como baterias e supercapacitores), e o desenvolvimento de novos materiais com propriedades físico-químicas ajustadas para aplicações específicas em um contexto de sustentabilidade.

Química Analítica Avançada
A Química Analítica Avançada permite que os alunos dominem técnicas de análise sofisticadas, como espectrometria de massas, ressonância magnética nuclear (RMN) de alta resolução, cromatografia avançada e métodos eletroanalíticos. Com essas ferramentas, os pesquisadores podem monitorar e avaliar processos químicos de forma mais precisa e eficaz, essenciais para a análise de contaminantes ambientais, o desenvolvimento de métodos analíticos verdes e a caracterização de novos materiais. Além disso, essa disciplina é vital para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que buscam quantificar, monitorar e mitigar impactos ambientais, como a detecção de poluentes ou a análise de processos industriais para otimização e redução de resíduos.

Contribuição para a Formação e Pesquisa:

Essa abordagem não se trata de uma revisão dos conteúdos vistos na graduação, mas sim de uma exploração mais profunda e especializada de cada área, proporcionando ao aluno uma formação avançada que é essencial para a condução de pesquisas de ponta. Assim, essas disciplinas são indispensáveis para que mestres e doutores adquiram o conhecimento necessário para liderar projetos que envolvam desde a descoberta de novas moléculas e materiais até a aplicação de tecnologias químicas inovadoras e sustentáveis.

 

GRUPO C (Disciplinas do Núcleo Avançado Específico):

Disciplinas específicas que versam sob temas que devam interessar a projetos de pesquisa vinculados ao programa. Os alunos podem escolher quaisquer destas disciplinas eletivas para cumprir seus créditos no mestrado e doutorado.

C2-QV: Química Verde: Conceitos e Tecnologias (5 créditos)

C3-TCEE: Técnicas de Caracterização Eletrônica e Estrutural 1 (5 créditos)

C4-TAS: Tópicos Avançados em Sustentabilidade (5 créditos)

C5-TNS: Tópicos de Nanotecnologia para Sustentabilidade (5 créditos)

C6-TBC: Tópicos em Biocatálise (5 créditos)

C7-MECO: Métodos de elucidação estrutural de compostos orgânicos (5 créditos)

C8-TEPA: Tópicos Especiais em Preparo de Amostras e Determinação de Elementos Químicos por Técnicas Espectrométricas (5 créditos)

C9-SOR: Síntese Orgânica (5 créditos)

C11-TOPAS: Quantificação de Fases pelo Método de Rietveld usando TOPAS (5 créditos)

C15-ICP: Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP – MS) (5 créditos)

C16-TBA: Tópicos em bioanalítica (5 créditos)

C19-OBM : Óptica Biomédica (5 créditos)

C20-PEM: Poluentes Emergentes (4 créditos)

C21-BIOP : Biopolímeros (5 créditos)

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