Programa de Pós-Graduação em História da Arte

Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp

Todas as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) precisam, obrigatoriamente, ser submetidas ao seu Comitê de Ética em Pesquisa. Os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP (PPGHA/EFLCH/UNIFESP) deverão entregar, obrigatoriamente, antes do exame de qualificação, o parecer emitido pelo Comitê de Ética à secretaria do programa.

A coordenação do programa recomenda aos pós-graduandos e aos seus orientadores que os projetos sejam submetidos ao comitê de ética até o fim do primeiro ano do curso. Para submeter o projeto de pesquisa, basta acessar a página do Comitê de Ética em Pesquisa (www.cep.unifesp.br/) e clicar em uma das seguintes opções: projetos que envolvem Seres Humanos - CEP/PLATAFORMA BRASILUso de Animais Vertebrados - CEUA ou Outros Projetos que não envolvem Seres Humanos ou Animais Vertebrados. Quando a pesquisa “não envolve seres humanos” direta ou indiretamente, como é o caso de uma análise documental, por exemplo, o procedimento de cadastro e envio do projeto é realizado rapidamente no endereço informado; no entanto, é importante esclarecer que a opção “projetos envolvendo seres humanos” comporta uma variedade de situações, como, por exemplo, entrevistas e/ou observação do cotidiano escolar e, nesses casos, o cadastro do projeto se dará por meio da Plataforma Brasil. Em qualquer um dos casos, recomendamos que orientador e orientando estejam juntos em tais encaminhamentos.

Nenhum aluno será encaminhado ao exame de qualificação sem o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP.

MODELOS E DOCUMENTOS

Observação: em caso de necessidade de aprovação e assinatura por parte do Comitê de Ética em Pesquisa enviar a solicitação para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Logo Final Programa de Pós Graduação Historia da Arte Logo colorido

2013 - 2024 | Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade, Guarulhos - SP - São Paulo - SP - CEP: 07252-312