Programa de Pós-Graduação em História da Arte

Política e Crítica da Arte Contemporânea

O grupo de pesquisa "Política e Crítica da Arte Contemporânea" se articula ao redor de linhas e projetos que abordam questões da arte como o conceito de arte global, a historiografia das exposições de arte contemporânea, práticas artíticas e curatoriais na contemporaneidade e a crítica aos seus processo de institucionalização.

Tem como objetivo, a partir de encontros sistemátcos entre os integrantes e da formação de jovens pesquisadores, a criação de uma plataforma para a discussão dos temas tratados e de formulação de um quadro teórico-metodológico comum que permita estudar o fenômeno global da arte contemporânea de uma perspectiva crítica.

No quadro das atividades do grupo de pesquisa foi realizado o seminário "A exposição da arte: um debate historiográfico", na UNICAMP (2019), com a conferencista Isobel Whitelegg,da Universidade de Leicester, e o encontro Documenta a partir do Futuro, no IEA-USP (2020), com a professora da Universidade de Belas Artes de Hamburgo, Alemanha, Nora Sternfeld proferindo palestra sobre o tema.

Membro  Atividade Instituição
Prof. Dr. Vinicius Pontes Spricigo Coordenador Docente UNIFESP
Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias  Vice-coordenador Docente UNICAMP
Thiago Tozawa Matias  Pesquisador - discente  Mestrando UNIFESP