Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Exame de Qualificação

Prazo para Qualificação

O Exame de Qualificação tem por finalidade avaliar o trabalho desenvolvido pelo estudante em seu projeto de pesquisa, bem como seu amadurecimento científico. O exame é uma exigência do Programa e deve ser solicitado* em até 18 meses para o mestrado e 30 meses para o doutorado, a partir da data da matrícula.

O relatório de Qualificação deverá conter no mínimo 40 páginas para o mestrado e 50 páginas para o doutorado, excluindo a capa e incluindo referências. Uma cópia em formato pdf deverá ser enviada para cada membro da banca após aprovação da banca na CEPG.

Para solicitar o exame de qualificação o aluno deve ter cumprido no mínimo 20 créditos para o mestrado e 30 créditos para o doutorado, ter o projeto aprovado pelo CEP e ter comprovado proficiência em Língua Inglesa de acordo com os critérios do programa. Não precisa necessariamente ter cumprido todas as disciplinas obrigatórias para a qualificação. O pedido de solicitação de banca julgadora do Exame de Qualificação deverá ser enviado à SPG (via link disponibilizado mensalmente ao corpo docente) com pelo menos 7 dias de antecedência à reunião da CEPGQ-CTS. Deve-se indicar 3 titulares (sugere-se que um deles seja o orientador) e 2 suplentes. O requisito mínimo para ser membro da banca é possuir título de doutor. A data indicada no formulário Q1 para a realização do Exame de Qualificação deve ser, no mínimo, 5 dias úteis após a aprovação do pedido pela CEPGQ-CTS.  As datas das reuniões podem ser consultadas em: https://www.cts.sites.unifesp.br/programa/comissao/cronograma-de-reunioes-da-cepg

* O PRAZO SE REFERE À DATA DE SOLICITAÇÃO, NÃO À DATA DO EXAME.  A solicitação entrará na pauta da reunião seguinte da CEPG se solicitado até 7 dias corridos antes da data da reunião. Se solicitado depois, entrará na reunião sequencial do mês posterior. 

 

Documentos exigidos para solicitação de exame de qualificação (Todos os documentos em um único arquivo)

  1. Formulário (Q1);
  2. Parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/CEUA ou declaração de responsabilidade em projetos de pesquisa que não envolvam animais vertebrados.
  3. Certificado do PAD (no caso de alunos bolsistas CAPES, quando exigido);*
  4. Histórico escolar (não precisa estar assinado) com os créditos exigidos para qualificar;
  5. Cópia de comprovante de proficiência em língua inglesa (exceto para alunos nativos em língua inglesa);
  6. Resumo do trabalho do Relatório de Qualificação (uma página no máximo)

*Alunos de doutorado com bolsa CAPES (mesmo que tenha recebido apenas uma mensalidade) devem cumprir no mínimo 2 semestres de Estágio PAD. Para alunos de mestrado é opcional. 

 

Documentos a serem enviados pela Secretaria:

Formulário do parecer e carta de agradecimento aos membros titulares.

 

Procedimentos após aprovação da banca

  1. O aluno deverá encaminhar cópia em versão impressa do resumo do trabalho a todos os membros da banca.
  2. O exame deverá ocorrer em até 60 dias a contar da data de aprovação pela CEPGQ-CTS. 
  3. A SPG solicitará a reserva do local do exame e emitirá os documentos (formulário de avaliação e declarações de agradecimento aos membros da banca), que serão encaminhados ao aluno e orientador por email com até 7 dias de antecedência. Em caso de exame online, o orientador deve criar o link/caminho da plataforma escolhida.
  4. Caso seja necessária altereção da composição dos membros titulares da Banca, comunicar imediatamente à Secretaria para que esta providencie as alterações nos documentos.

O Exame de Qualificação será realizado em seção pública. O aluno deverá apresentar seu trabalho na forma de seminário entre 30 a 40 minutos e então será arguido pelos membros da banca. Cada membro terá até 60 minutos para a arguição. A critério do orientador,  esse tempo pode ser estendido. Após a arguição,  os membros comissão julgadora expressarão sua avaliação em sessão secreta como aprovado ou reprovado.

 Será considerado Aprovado no Exame de Qualificação o aluno que obtiver anuência por maioria simples dos membros da Comissão Julgadora.

Caso o aluno seja reprovado, deverá repetir o exame de qualificação apenas uma vez em até 60 (mestrado) ou 120 (doutorado) dias a partir da data da reprovação.

Após o evento, os pareceres originais deverão ser entregues na Secretaria imediatamente após a realização do exame de qualificação.

Observação: não há verba de diárias e passagens para participação de membros em bancas de qualificação. 

A não realização do Exame de Qualificação até o prazo estipulado pela CEPGQ poderá implicar em suspensão/cancelamento de bolsa e desligamento do programa.

Casos omissos serão apreciados pela CEPGQ-CTS.

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 

Rua São Nicolau, n.º 210 - 5o Andar, Centro

Diadema - SP - CEP: 09913-030