Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Ações Afirmativas

O PPGQ-CTS prevê ações afirmativas (AF) para pessoas negras, quilombolas, indígenas e com deficiência, respeitando a normativa segundo a Portaria 3197/2021 - ProPgPq

Atendendo a esta portaria, 30% das bolsas totais do programa destinado pela CAPES são preferencialmente alocadas a candidatos que se declararam dentro do grupo beneficiado pelas Ações Afirmativas (AF). O programa conta com um total de 11 bolsas de mestrado e 15 bolsas de doutorado da CAPES-DS, destinando assim 4 bolsas de mestrado e 5 bolsas de doutorado a esse perfil. Dentro do grupo beneficiado, metade das bolsas deve ser atribuída a pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. Outra metade deve ser atribuída a pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis).

O processo seletivo de bolsas ocorre duas vezes ao ano: uma vez entre janeiro e fevereiro para bolsas a serem liberadas entre março e agosto, e outra vez entre julho e agosto para bolsas a serem liberadas entre setembro e fevereiro do ano seguinte.

O número de bolsas disponíveis em cada edital varia, sendo que os candidatos do grupo de AF terão sempre preferência na classificação frente aos demais candidatos, desde que:

- Alcancem a pontuação mínima de 5,0 no processo seletivo;
- A quota de bolsas do programa ainda não tenha sido preenchida em sua totalidade*;
- Tenham sido aprovados no processo de ingresso em fluxo contínuo, com a pontuação mínima requerida;
- Tenham entregue toda a documentação completa para a matrícula no período designado.

* Caso a quota tenha sido preenchida, a classificação de bolsas seguirá a ordenação geral.

OBS: O ingresso no programa segue o processo de fluxo contínuo, com nota mínima e sem limite máximo de vagas, não havendo qualquer barreira excludente na oferta de vagas.

 

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 

Rua São Nicolau, n.º 210 - 5o Andar, Centro

Diadema - SP - CEP: 09913-030