Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Duração dos cursos e créditos

Tempo ideal (a)

A1, A2, A3 e A5

+ 1 disciplina qualquer do grupo B

+ complementação para 25 créditos

(a) Tempo considerado ideal para a finalização da dissertação ou tese.

(b) Tempo máximo para homologação da dissertação ou tese na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (programar defesa para antes deste prazo)

(c) Créditos mínimos exigidos para depósito da dissertação e tese.

(d) Tempo máximo para solicitação do Exame de Qualificação

(e) Orientações em: Proficiência da Língua Inglesa.

OBS´(1): Créditos adquiridos no mestrado no PPGQ-CTS, exceto A3, PAD e créditos adquiridos por participação em congressos e publicação de artigos, podem ser aproveitados no doutorado.

OBS (2): Créditos adquiridos como aluno especial nas disciplinas do programa podem ser inseridas no histórico a partir da matrícula. O aluno deve fazer a solicitação à secretaria.

OBS (3): Créditos adquiridos em outras instituições anteriormente à matrícula NÃO PODEM ser aproveitados como créditos no PPGQ-CTS.

DETALHAMENTO:

Para todos os alunos:

Número Mínimo de Créditos:

Mestrado: 25

Doutorado: 40

Para ingressantes a partir de 2022

No mestrado o aluno deverá:

1) Adquirir os créditos nas disciplinas obrigatórias: A1, A2, A3 e A5 O aluno pode adquirir os créditos de A1 (TFQ) e ser dispensado de cursá-la presencialmente se obter nota 6,0 ou superior na prova anual aplicada anualmente sobre os assuntos recorrentes na ementa da disciplina a ser realizada pelos docentes que atuarão na disciplina.

2) Adquirir os créditos ao menos 1 disciplina do Grupo B

3) Os demais créditos para totalizar o mínimo de 25 créditos podem ser adquiridos em disciplinas do grupo C, outras disciplinas do grupo B, ou em atividades complementares previstas no regimento do programa.

No doutorado o aluno deverá:

1) Adquirir os créditos nas disciplinas obrigatórias: A1, A2, A4 E A5 O aluno pode adquirir os créditos de A1 (TFQ) e ser dispensado de cursá-la presencialmente se obter nota 6,0 ou superior na prova anual aplicada anualmente sobre os assuntos recorrentes na ementa da disciplina a ser realizada pelos docentes que atuarão na disciplina.

2) Adquirir os créditos ao menos 2 quaisquer disciplinas do Grupo B

3) Os demais créditos para totalizar o mínimo de 40 créditos podem ser adquiridos em disciplinas do grupo C, outras disciplinas do grupo B, ou em atividades complementares previstas no regimento do programa.

Para alunos ingressantes em anos prévios a 2022:

1) Mestrandos e doutorandos são dispensados de cumprir A5;

2) Mestrandos e doutorandos que cumpriram uma das seguintes disciplinas no regimento antigo: CTS12, CTS16, CTS28, ou CTS33 (“AVANÇADAS”), são dispensados em cumprir disciplinas do grupo B.

3) Alunos de doutorado que ingressaram em anos pregressos a 2019 são dispensados em cursar Seminários 2 (A4-SEM2).

4) Alunos de mestrado que cursaram Química Analítica da Soluções (antigo corpo de disciplinas) são dispensados em cumprir disciplinas do grupo B.

5) Alunos de doutorado que cursaram Química Analítica da Soluções (antigo corpo de disciplinas) são dispensados em cumprir uma das disciplinas do grupo B (deverá adquirir créditos em, ao menos, mais uma disciplina do grupo B) no doutorado. (normativa aprovada pela CEPG em setembro de 2022).

6) Alunos que cumpriram disciplina "Mecanismos de Reações Orgânicas" no corpo de disciplinas antigo (em 2016 ou 2017) está dispensado em cursar as disciplinas do grupo B ("avançadas") no doutorado (normativa aprovada pela CEPG em novembro de 2022).

Dispensa de TFQ (A1):

Os alunos podem ser dispensados de cursar A1. Para isso, deve-se se matricular na disciplina quando ela for ofertada, e realizar uma prova que versa sobre seu conteúdo. Se obtiver 6,0 ou superior (escala 0-10) adquirirá seus créditos e conceito que obedecerá a seguinte relação: C( 6,0 a 6,9), B (7,0 a 7,9) e A (8,0 a 10). O aluno, a seu critério, poderá cursar a disciplina e suas atividades avaliativas, e se obtiver conceito superior, poderá optar pelo valor mais alto.

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua São Nicolau, n.º 210 - 5o Andar, Centro