1) Como posso me inscrever no Programa?
Primeiro, você precisa encontrar um orientador (veja a aba no site que informa o corpo docente do Programa) e preparar um projeto de pesquisa de mestrado ou doutorado junto ao seu orientador. Juntando a carta de aceitação do orientador, o projeto de pesquisa e demais documentos, o orientador deverá encaminhar à Comissão de Ensino de Pós-Graduação para análise em próxima reunião ordinária.
2) Quem pode se inscrever no Programa?
Para se inscrever ao mestrado, os candidatos devem ter graduação em nível superior. Para se inscrever ao doutorado, o candidato deve ter mestrado acadêmico. Caso o candidato consiga uma bolsa de doutoramento direto de alguma instituição pública ou privada, esta exigência é dispensada Os candidatos devem ter algum conhecimento nas áreas de pesquisa relacionadas ao Programa.
3) Como posso conseguir uma bolsa?
O programa concede bolsas da CAPES, publicando um Edital para ampla concorrência ao menos duas vezes ao ano. As bolsas serão concedidas com base na classificação e nas bolsas disponíveis por semestre (variável). Os candidatos devem se inscrever seguindo as regras do Edital e fazer uma prova de Química Geral.
Os alunos (com seus orientadores) podem se inscrever diretamente para bolsas de outros órgãos públicos ou privados, como FAPESP ou CNPq.
4) Que informações você pode me dar sobre os Programas de mestrado e doutorado?
O aluno de pós-graduação deverá obter os créditos mínimos relativos ao mestrado (25) ou doutorado (40), e deverá desenvolver um projeto de pesquisa (experimental ou teórico). A recomendação é de pelo menos 40 horas de dedicação ao mestrado e doutorado. Ao final o aluno deve defender sua tese de doutorado ou dissertação de mestrado em cerimônia pública.
5) Sou formado em Humanidades (Direito, Ciências Sociais, Gestão, entre outros). Posso entrar?
Sim, você pode. No entanto, ressaltamos que o aluno de pós-graduação deve desenvolver um projeto de pesquisa na área de Química ou disciplinas afins.
6) Como faço para encontrar um orientador?
Veja a aba de orientadores no site e as áreas de pesquisa correspondentes. Então, entre em contato com o orientador com quem deseja trabalhar.
7) Como são as disciplinas do Programa?
Cada disciplina tem um horário e duração específicos. Elas são oferecidas regularmente, mas não necessariamente todos os semestres. Consulte o site do Programa no início de cada semestre para saber quais disciplinas serão oferecidas. Disciplinas obrigatórias abrangem ementas relacionadas a Química Geral, Redação Científica, Seminários e fundamentos da Ciência da Sustentabilidade. Para completar os créditos, o aluno deve cursar uma (mestrado) ou duas (doutorado) das disciplinas avançadas nas áreas de Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Química Analítica, além de disciplinas e atividades complementares relacionadas ao seu projeto de pesquisa.
8) Devo fazer o Teste de Proficiência em Língua Inglesa?
Sim. Para fazer o exame de qualificação no meio do mestrado ou doutorado, você deve primeiro passar no Teste de Proficiência em Inglês. Veja quais são as escolas de inglês credenciadas no site do Programa, bem como a pontuação mínima exigida. Falantes nativos de inglês são dispensados para fazer este teste.
9) O que é o Exame de Qualificação?
É um relatório que o aluno deve apresentar após 18 (Mestrado) ou 30 (Doutorado) meses sobre seu projeto de pesquisa desenvolvido até então a uma Comissão formada por Doutores, que fará perguntas sobre o mesmo. Primeiramente, o aluno deve obter um número mínimo de créditos, passar no Teste de Proficiência em Língua Inglesa e ter um número razoável de resultados obtidos em seu projeto de pesquisa.
O Exame de Qualificação determina a proficiência dos alunos em sua área de pesquisa e sua capacidade de compreender e analisar criticamente trabalhos científicos em sua área de pesquisa. O aluno deverá apresentar seus dados obtidos através de uma apresentação pública para uma banca qualificada e submetido à arguição que os questionará acerca dos dados apresentados no relatório e apresentação.
11) O que é o Programa de Auxílio à Docência (PAD)?
O PAD tem como objetivo desenvolver habilidades docentes no ensino superior, possibilitando a exposição de alunos de pós-graduação a atividades em cursos de graduação selecionados. O aluno de doutorado com bolsa CAPES é obrigado a participar do PAD. Para outros estudantes, a participação é voluntária.
12) Como devo proceder para me matricular como aluno especial?
Os alunos não matriculados no Programa e que já possuem certificado de finalização da graduação devem cursar as disciplinas como "estudantes especiais". Após a matrícula na Pós-graduação, o aluno poderá solicitar a aquisição dos créditos relativos a esses cursos.
13) Um estudante internacional pode se inscrever no Programa?
O candidato deve possuir grau superior de uma instituição credenciada. Os cursos são geralmente em português, mas no caso de alunos não fluentes em português, a Comissão de Ensino de Pós-Graduação pode providenciar para que certos cursos selecionados sejam ministrados em inglês. Os testes para bolsas poderão ser aplicados em inglês mediante solicitação.