Candidatos ao mestrado ou doutorado podem solicitar ingresso em qualquer momento do ano em fluxo contínuo. Tanto o mestrado como o doutorado são gratuitos. Para ingresso aprovado, devem:
1) Atingir a pontuação mínima de pontos contida nos formulários de ingresso (ver abaixo),
2) Ter aceitação de orientador credenciado no programa (ver aba docentes), e
3) Apresentação projeto de pesquisa escrito em consonância com seu orientador.
Os candidatos que queiram também concorrer às bolsas de Mestrado e Doutorado Institucionais da CAPES, devem aguardar a publicação do edital de classificação de bolsas publicado semestralmente. No primeiro semestre, o edital é aberto entre janeiro e fevereiro, e, no segundo semestre, entre julho e agosto. Conferir atualizações no site. Só podem concorrer às bolsas quem entregar a documentação conforme edital e dentro do período específico divulgado no edital.
Instruções para o ingresso no PPGQ-CTS
1) Orientador ou candidato deverão encaminhar à Comissão de ensino de Pós-Graduação (CEPG), em documento único, através de email à Secretaria (secretaria.cts@
a) Formulário de solicitação de ingresso: A1_Ficha de inscrição para fluxo contínuo_março2022
b) Curriculum Vitae Lattes do candidato (disponível para preenchimento e impressão na Internet no site do CNPq (Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br). O currículo do candidato deve ser acompanhado dos documentos comprobatórios das informações declaradas. Somente as informações comprovadas documentalmente serão consideradas.
c) Histórico escolar da graduação (para todos: mestrado e doutorado) e mestrado (somente doutorado regular, para ingresso ao mestrado ou ao doutorado direto, não é necessário).
d) Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação (para todos: mestrado e doutorado) e do mestrado (para doutorado regular) reconhecido pelo MEC.
e) Carta de aceitação do orientador no programa (não há modelos - o orientador deve redigir uma carta simples com assinatura eletrônica).
f) Cédula de Identidade (RG), ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), ou Passaporte para candidatos estrangeiros e Cadastro de Pessoa Física (CPF), somente se não constar no RG.
g) Em caso de solicitação doutorado direto, apresentar o aceite da FAPESP ou outra agência de fomento.
h) Demais documentos para obter a pontuação mínima, incluindo:
- Artigos publicados (apresentar ao menos a primeira página);
- Participação de Trabalho Científico em Congresso (apresentar o comprovante);
- Experiência Didática (inclui PAD ou docência na rede pública ou privada: inserir comprovante);
- Iniciação Científica (Inserir termo de outorga/concessão ou declaração do orientador ou instituição);
- Quaisquer outros documentos que gere a soma nos documentos de avaliação (ver abaixo).
OBS: O projeto de pesquisa de Mestrado ou Doutorado não é necessário para a análise por fluxo contínuo, mas será exigido no ato da matrícula
TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER AGRUPADOS EM UM DOCUMENTO ÚNICO PDF- não enviar com cópia à coordenação do programa.
_______________________________________________________________________________
2) A CEPG analisará a solicitação e dará a resposta ao candidato em sua próxima reunião ordinária. Em caso de solicitação juntamente com candidatura à bolsa (dentro do período de edital), a comissão de processo seletivo de bolsas fará a análise por fluxo contínuo. A análise seguirá a pontuação prevista nas fichas de avaliação (ver abaixo em obs3)
3) Após a aprovação em fluxo contínuo, o aluno terá até 7 meses para se matricular no programa (com ou sem bolsa).
4) Após a matricula, o discente terá 60 dias para entregar o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) .
__________________________________________________
Obs 1: Caso o ingressante por fluxo contínuo tenha interesse em bolsa de estudo, ele poderá se inscrever na próxima prova de distribuição de bolsas.
Obs 2: Os candidatos poderão solicitar a revisão de nota através de requerimento devidamente assinado dirigido à Comissão de Ensino do PPGQ-CTS, em até 2 dias úteis, contados a partir da data de divulgação do resultado. O requerimento deverá ser entregue à secretaria de pós-graduação e a revisão de nota será feita pela Comissão de Ingresso no prazo máximo de 5 dias úteis, contados a partir da data da entrega do requerimento a secretaria. O pedido de revisão de nota também poderá ser feito por e-mail, respeitando-se os prazos limites acima estabelecidos. O requerimento, devidamente preenchido e assinado, poderá ser encaminhado eletronicamente em formato pdf para o e-mail da secretaria do programa de Pós-Graduação em Química – Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, com cópia para e-mail da Coordenação do Programa. Nesse caso, o prazo para emissão do resultado da análise será contado a partir da data da confirmação de recebimento do requerimento pela secretaria do PPGQ-CTS.
Obs 3: O aluno poderá ingressar no PPGQ-CTS se atingir a pontuação mínima conforme FORMULÁRIOS DE INGRESSO abaixo (a ser preenchido por uma comissão específica do PPG- os candidatos não devem preencher esta ficha):
Mestrado e Doutorado Direto : Ficha Avaliação Fluxo Contínuo Mestrado ou Doutorado Direto QCTS (aprovado out 2022).docx
Doutorado (com mestrado prévio) : Ficha Avaliação Fluxo Contínuo Doutorado QCTS (aprovado out 2022).docx
Obs: (resolução CEPG-QCTS MARÇO/2024): Notas D no histórico de mestrado não serão levadas em conta na pontuação das fichas.