Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Ingresso - Fluxo contínuo (mestrado e doutorado)

Candidatos ao mestrado ou doutorado podem solicitar ingresso em qualquer momento do ano em fluxo contínuo. Tanto o mestrado como o doutorado são gratuitos. Para ingresso aprovado, devem:

1) Atingir a pontuação mínima  de pontos contida nos formulários de ingresso (ver abaixo),

2) Ter aceitação de orientador credenciado no programa (ver aba docentes), e

3) Apresentação projeto de pesquisa escrito em consonância com seu orientador.

Os candidatos que queiram também concorrer às bolsas de Mestrado e Doutorado Institucionais da CAPES, devem aguardar a publicação do edital de classificação de bolsas publicado semestralmente. No primeiro semestre, o edital é aberto entre janeiro e fevereiro, e, no segundo semestre, entre julho e agosto. Conferir atualizações no site.  Só podem concorrer às bolsas quem entregar a documentação conforme edital e dentro do período específico divulgado no edital.

 Instruções para o ingresso no PPGQ-CTS

1) Orientador ou candidato deverão encaminhar à Comissão de ensino de Pós-Graduação (CEPG), em documento único, através de email à Secretaria (secretaria.cts@unifesp.br) em caso de solicitação via candidato, ou link disponibilizado aos docentes credenciados, em caso de solicitação via orientador, formulário de solicitação de ingresso por fluxo contínuo no nível desejado bem como demais documentos: 

a) Formulário de solicitação de ingresso:  A1_Ficha de inscrição para fluxo contínuo_março2022

b) Curriculum Vitae Lattes do candidato  (disponível para preenchimento e impressão na Internet no site do CNPq (Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br). O currículo do candidato deve ser acompanhado dos documentos comprobatórios das informações declaradas. Somente as informações comprovadas documentalmente serão consideradas. 

c) Histórico escolar da graduação (para todos: mestrado e doutorado) e mestrado (somente doutorado regular, para ingresso ao mestrado ou ao doutorado direto, não é necessário).

d) Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação (para todos: mestrado e doutorado) e do mestrado (para doutorado regular) reconhecido pelo MEC.

e) Carta de aceitação do orientador no programa (não há modelos - o orientador deve redigir uma carta simples com assinatura eletrônica).

f) Cédula de Identidade (RG), ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), ou Passaporte para candidatos estrangeiros e Cadastro de Pessoa Física (CPF), somente se não constar no RG.

g) Em caso de solicitação doutorado direto, apresentar o aceite da FAPESP ou outra agência de fomento.

h) Demais documentos para obter a pontuação mínima, incluindo:

    -    Artigos publicados (apresentar ao menos a primeira página);

     -  Participação de Trabalho Científico em Congresso (apresentar o comprovante);

    -  Experiência Didática (inclui PAD ou docência na rede pública ou privada: inserir comprovante);

    -  Iniciação Científica (Inserir termo de outorga/concessão ou declaração do orientador ou instituição);

   -  Quaisquer outros documentos que gere a soma nos documentos de avaliação (ver abaixo).

OBS: O projeto de pesquisa de Mestrado ou Doutorado não é necessário para a análise por fluxo contínuo, mas será exigido no ato da matrícula

TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER AGRUPADOS EM UM DOCUMENTO ÚNICO PDF- não enviar com cópia à coordenação do programa.

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2) A CEPG analisará a solicitação  e dará a resposta ao candidato em sua próxima reunião ordinária. Em caso de solicitação juntamente com candidatura à bolsa (dentro do período de edital), a comissão de processo seletivo de bolsas fará a análise por fluxo contínuo. A análise seguirá a pontuação prevista nas fichas de avaliação (ver abaixo em obs3)

3) Após a aprovação em fluxo contínuo, o aluno terá até 7 meses para se matricular no programa (com ou sem bolsa).

4)  Após a matricula, o discente terá 60 dias para entregar o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) .

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Obs 1: Caso o ingressante por fluxo contínuo tenha interesse em bolsa de estudo, ele poderá se inscrever na próxima prova de distribuição de bolsas.

Obs 2: Os candidatos poderão solicitar a revisão de nota através de requerimento devidamente assinado dirigido à Comissão de Ensino do PPGQ-CTS, em até 2 dias úteis, contados a partir da data de divulgação do resultado. O requerimento deverá ser entregue à secretaria de pós-graduação e a revisão de nota será feita pela Comissão de Ingresso no prazo máximo de 5 dias úteis, contados a partir da data da entrega do requerimento a secretaria. O pedido de revisão de nota também poderá ser feito por e-mail, respeitando-se os prazos limites acima estabelecidos. O requerimento, devidamente preenchido e assinado, poderá ser encaminhado eletronicamente em formato pdf para o e-mail da secretaria do programa de Pós-Graduação em Química – Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, com cópia para e-mail da Coordenação do Programa. Nesse caso, o prazo para emissão do resultado da análise será contado a partir da data da confirmação de recebimento do requerimento pela secretaria do PPGQ-CTS.

Obs 3: O aluno poderá ingressar no PPGQ-CTS se atingir a pontuação mínima conforme FORMULÁRIOS DE INGRESSO abaixo (a ser preenchido por uma comissão específica do PPG- os candidatos não devem preencher esta ficha):

Mestrado e Doutorado Direto :     Ficha Avaliação Fluxo Contínuo Mestrado ou Doutorado Direto QCTS (aprovado out 2022).docx  

Doutorado (com mestrado prévio) :   Ficha Avaliação Fluxo Contínuo Doutorado QCTS (aprovado out 2022).docx  

 

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