Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (LRMN)

A técnica espectroscópica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é utilizada principalmente para elucidação estrutural e conformacional de compostos químicos, como os compostos orgânicos, peptídeos e proteínas. O Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas possui dois equipamentos de RMN que operam nas frequências de 300,13 e 500,13 MHz. O equipamento RMN300 possui uma sonda BBO, 5 mm com amostrador automático, que permite análise dos núcleos de 1H, 13C, 29Si, 31P entre outros, com possibilidade de controle de temperatura na faixa de -60 oC a +100 oC. O equipamento RMN500, possui maior resolução, sensibilidade e equipado com duas sondas (TXI e TCI, 5mm) para análise dos núcleos de 1H, 13C e 15N com mesmo propósito de elucidação estrutural de moléculas com maior grau de complexidade como os presentes em esterois, peptídeos e proteínas através da aquisição de experimentos uni, bi e tridimensionais. Estudo metabonômico de fluídos biológicos podem ser analisados neste equipamento através do uso do amostrador automático refrigerado, que permite o controle de temperatura a 4 oC. Outros estudos de interação entre um ligante e (bio)moléculas também podem ser analisadas por esta técnica.

RMN_300.jpgRMN_500.jpg

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp