Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura (LMEV)

Gestão do equipamento

CESM / N4M

Docente responsável pelo equipamento

Prof. Dr. Ricardo Alexandre Galdino da Silva

Técnicos responsáveis pelo equipamento

Quím. Cátia Mieko Fukumoto

Dr. Raphael Rodrigues

MSc. Robson Marcel da Silva

O Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) é um instrumento imprescindível nas mais diversas áreas: eletrônica, geologia, ciência e engenharia dos materiais, ciências da vida, etc. Em particular, o desenvolvimento de novos materiais tem exigido um número de informações bastante elevado sobre características microestruturais, que só podem ser obtidas usando-se um MEV. Pode-se afirmar que onde existe um grupo de desenvolvimento de materiais, há a necessidade de um MEV para as observações microestruturais. O microscópio instalado no ICAQF e sob gestão do CESM/N4M pode gerar imagens com ampliações até em torno de 100000x. Equipado com detectores de elétron secundários e retroespalhados, o equipamento conta também com um sistema de análise química por espectroscopia por dispersão de energias de raios X. O equipamento é um microscópio de baixo vácuo e pode também realizar imagens de materiais biológicos, uma vez que o laboratório possui os equipamentos necessários para o recobrimento de amostras não condutoras.

MEV.jpg

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp