Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Apresentação do PPG Q-CTS

O Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade da UNIFESP, é strictu sensu para formar mestres e doutores, e é totalmente GRATUITO. O aluno pode realizar sem bolsa ou com uma bolsa da CAPES, FAPESP ou outra agência de fomento. 

Ao se matricular no mestrado ou doutorado, o aluno deverá cumprir algumas disciplinas do programa, e desenvolver um projeto de pesquisa em consonância com seu orientador (docente credenciado no programa). O ingresso é em fluxo contínuo (pode ser solicitado em qualquer momento do ano), e quem estiver interessado nas bolsas da CAPES do programa, deve concorrer via processos seletivos semestrais (uma em janeiro/fevereiro e outra em julho/agosto).

O programa foi criado em 2011, tem por objetivo a formação de profissionais com bases científicas sólidas e tecnológicas que contribuirá para:

  1. o fortalecimento de uma consciência e abordagem correta e moderna do que se entende por desenvolvimento sustentável no país, tanto em nível acadêmico e científico, quanto popular;
  2. para a elevação dos índices de desenvolvimento humano do país e suas comunidades;
  3. para a formação de recursos humanos especializados e competentes no atendimento das demandas sociais, econômicas e ambientais da academia, indústria e órgãos reguladores e certificadores.

Desenvolvimento sustentável, em um sentido mais amplo, é definido como o atendimento das necessidades atuais sem afetar a habilidade das gerações futuras suprirem as suas próprias demandas, buscando a harmonia do desenvolvimento econômico, social e a preservação do ambiente. Trata-se de um tema de relevância, envolvendo questões de natureza interdisciplinar, afetando diferentes estratos da sociedade, economia e ambiente. Para responder de forma concreta a essas questões, o estudo formal da sustentabilidade tem emergido na academia como ciência distinta, possuindo fundamentação científica e tecnológica própria, porém calcado nas diversas áreas atuais do conhecimento, sendo referido como ciência da sustentabilidade.

Para ingresso no programa nos níveis mestrado e doutorado, e outros maiores detalhes, consulte as abas específicas acima.

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Observação:  Para detalhes atualizado de contato via secretaria, consulte a aba acima "Secretaria". Devido ao regime híbrido de atendimento, atentar que não está havendo mais contato telefônico permanente. Nesta mesma aba, consultar os dias de atendimento presencial.

Notícias

Simpósio de Pós-Graduação Campus Diadema

Prezada comunidade acadêmica,

É com muito entusiasmo que divulgamos a abertura da submissão de resumos para o 1° Simpósio Unificado da Pós-graduação da Unifesp campus Diadema (SUPG)


Trata-se de um simpósio organizado pelos pós-graduandos de diferentes programas de mestrado e de doutorado da Unifesp Diadema, com o intuito de proporcionar um ambiente integrativo e colaborativo envolvendo toda a comunidade acadêmica. 

Será um evento gratuito realizado no nosso campus durante os dias 29 e 30 de agosto, e estará repleto de palestras, sessões temáticas com apresentações orais e sessões de pôsteres.

A submissão deverá ser realizada via link do formulário ( Submissão de Resumos - I Simpósio Unificado Pós-graduação Unifesp Diadema (google.com) )  entre os dias 20/06 a 19/07


IMPORTANTE!!!
Os trabalhos da graduação (IC) serão apresentados na forma de pôster
Os trabalhos da pós-graduação serão apresentados de forma oral, divididos em sessões temáticas, em caso de ultrapassar o número de vagas para apresentação oral, poderão ser selecionados para apresentação em forma de pôster.

Não deixe de ler o edital disponível em anexo e em caso de dúvidas, contate-nos via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A sua participação é muito  importante para fortalecer a integração acadêmica e científica do nosso campus. Não deixe de participar!

PRÊMIO CAPES -TESE 2024

Os candidatos devem se inscrever entre 11/3/2024 a 22/3/2024, seguindo as instruções abaixo:

EDITAL DO PPGQ-CTS

Detalhes da Instituição (CAPES) sobre a premiação no link: DIVULGAÇÃO DA CAPES

ANEXO 1: CLIQUE AQUI

RESULTADO

TESE INDICADA PELO PPGQ-CTS: CARLA REGINA BORGES LOPES

Vagas PAD para alunos pós-graduação

Oportunidade para uso de Supercomputador

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPGPq) da Universidade Federal de São Paulo torna público o EDITAL   de seleção de propostas em fluxo contínuo para utilização do supercomputador Santos Dumont (SDumont), instalado na infraestrutura de computação de alto desempenho disponível no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Acesse  também pela nossa página AQUI

SIMPÓSIO DE QUÍMICA UNIFESP 2023


É com grande satisfação, que gostaríamos de convidá-lo(a) para participar do XSQU (X Simpósio de Química da Unifesp) vai ocorrer de forma presencial na Unifesp – Campus Diadema na unidade José de Filippi (eldorado) nos dias 25/10/2023 e 26/10/2023.
O evento é gratuito e o tema é: “Química para todos: inovação, pesquisa, tecnologia e ensino ".
A submissão de trabalhos vai ocorrer de 16 de agosto de 2023 a 08 setembro de 2023.
Para mais informações acesse o site do evento em https://squ.unifesp.br/
Contamos com sua participação!
Abraços e até breve!
Comissão Organizadora 2023

DISCIPLINAS 2° Semestre 2023

Disciplinas a serem oferecidas e matrículas (de 1 a 31/8/2023) informações no link: https://ppg.unifesp.br/cts/area-discente/disciplinas/elenco-de-disciplinas-2semestre-2023

PAD 2º Semestre/2023

Para as UCs da graduação que oferecerão PAD no segundo semestre de 2023, consultar:

https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/programas-institucionais/pad

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Próximas Defesas

defesa fev1

 

defesa fev2

 

defesa fev3

Próximas Qualificações

quali fev1

 

quali fev2

 

quali fev3

PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2022

 premio capes 2022
 
 
 
Estão abertas as inscrições ao prêmio Tese CAPES 2022, para teses de doutorado defendidas em 2021. Para concorrer fiquem atentos ao cronograma abaixo: 

Inscrição: 16/03/2022 a 01/04/2022

Avaliação: 02/04/2022 a 13/04/2022

Divulgação inicial: 14/04/2022 (site do programa)

Recurso: 15/04/2022 a 19/04/2022

Divulgação final: 20/04/2022 (site do programa)

Para maiores informações, inclusive sobre os documentos que devem ser entregue: Clique aqui

Edital retificado: Clique aqui

Resultado inicial: Clique aqui

Destaques

OPORTUNIDADE BOLSA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

RESULTADO DO PROCESSO PDSE/2024 (DIVULGADO 23/4/2024)

ALUNO

PONTUAÇÃO

Situação

1º: NICOLAS SANTOS DOS ANJOS

17

Apto (dentro da cota do PPG-QCTS)

2º DANILO WAISMANN LOSITO

14

Aptos sob condição (em caso de bolsa remanescente de outro programa a disponilizar pela PRPGPq)

 3 º MARIA LUCIA SCHUMACHER ROCHA

10

4º JOSÉ CARLOS QUEIROZ AREAS

4,5

Prazo para interposição de recursos: até 24/04/2024 (até às 23h59 UTC -3) em carta com justificativa a enviar ao email da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia à secretaria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pontuação conforme barema divulgado no edital e candidatos pontuados conforme ANEXO

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As inscrições para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES 2024, estão agora abertas em acordo com ao Portaria nº 77, de 8 de Março de 2024 da CAPES. Os candidatos do PPGQ-CTS devem enviar os documentos conforme as instruções detalhadas no item III do Comunicado nº 2/2024 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - ProPgPq, além da documentação comprobatória para pontuação  (exceto o termo de seleção, que é de responsabilidade da coordenação). Certifiquem-se de encaminhar os documentos digitalizados em um único arquivo PDF de boa resolução para os endereços de e-mail especificados até 19 de ABRIL de 2024, com o destinatário sendo o coordenador do PPGQ-CTS.

Envio de Documentos: 19/4/2024 (até às 23h59 UTC -3) para os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (arquivo único pdf – arquivos múltiplos não serão aceitos)

A pontuação será os critérios definidos pela CEPG de acordo com a normativa decidida em reunião ordinária em abril/2023 segundo a escala contida no documento anexo. Envie toda a documentação comprobatória necessária para pontuá-lo.

Resultado: 23/4/2024

Interposição de recursos: até 24/4/2024 (até às 23h59 UTC -3)
Resultado final: 25/4/2024
Envio da documentação pela Coordenação à ProPgPq: 26/4/2024


COMUNICADO 2/2024 DA PRPGPQ COM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTOS A ENVIAR

SOBRE O PROGRAMA PDSE DA CAPES, MAIS INFORMAÇÕES AQUI

SOBRE O EDITAL DA CAPES ESPECÍFICO CLIQUE AQUI

Prazo para interposição de recursos: até 24/4/2024 (até às 23h59 UTC -3) em carta com justificativa a enviar ao email da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia à secretaria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r

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PROCESSO SELETIVO EXTRAORDINÁRIO PARA BOLSAS DE MESTRADO (CAPES-DS)

RESULTADO PROCESSO SELETIVO EXTRAORDINÁRIO BOLSAS DE MESTRADO

Conforme previsto no edital, os candidatos passaram por duas etapas de avaliação: a prova escrita, realizada em 18 de abril de 2024, e a prova oral, ocorrida em 19 de abril de 2024. Todos os inscritos compareceram em ambas as etapas.

A nota final dos candidatos foi calculada considerando 40% da prova escrita e 60% da arguição. Para ser aprovado, é necessário obter uma nota mínima de 5,00 (cinco). Os resultados finais foram os seguintes:

 

Nome (em ordem de classificação)

NOTA FINAL

(1) LEONIDO SIMÃO MANUEL NHANWENDZE*

5,0       

(2) MATHEUS DE LIMA RIBEIRO BARROS 

9,0       

(3) ELLEN SOARES DE PAULA        

5,3       

 *Ações Afirmativas

Os candidatos que desejarem solicitar revisão do resultado das provas podem fazê-lo enviando um requerimento em formato PDF (Anexo 2 do edital publicado), assinado e endereçado à Coordenação do PPGQ-CTS, dentro do prazo estipulado no edital. O requerimento deve ser enviado exclusivamente por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Comissão de Ingresso analisará os pedidos e fornecerá uma resposta dentro de 2 dias corridos, a contar da data de recebimento do requerimento.

Obs: Como há previsão de três bolsas de mestrado da CAPES a disponibilizar a partir de maio. Os candidatos aprovados já podem solicitar, a partir da divulgação do resulto, o ingresso em fluxo contínuo para análise ad referendum à coordenação aos emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se aprovado no fluxo contínuo, a Secretaria dará as informações sobre a matrícula e aquisição da bolsa.

 

ABERTO O PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS CAPES-DS DO PPGQ-CTS DE MESTRADO A SEREM DISPONIBILIZADAS NOS MESES DE  MAIO, JUNHO JULHO E AGOSTO DE 2024

  • 20/03/2024: Publicação do Edital e início do período de inscrições.
  • 15/04/2024: Encerramento do período de inscrições às 23h59, horário de Brasília.
  • 18/04/2024: Realização da prova escrita de conhecimentos gerais em Química, em ambiente virtual. Horário: 13h00 às 17h00, horário de Brasília
  • 19/04/2024: Realização da arguição sobre conhecimentos gerais em Química, em ambiente virtual. Horário: 13h00 às 18h00, horário de Brasília
  • 22/04/2024: Data Máxima para divulgação dos resultados até às 23h00, horário de Brasília.
  • 23/04/2024: Prazo final para interposição de recursos contra o resultado.
  • 24/04/2024 a 26/04/2024: Envio da documentação necessária para análise de ingresso via fluxo contínuo (conforme detalhado no item 7 do edital).
  • 29/04/2024: Divulgação dos resultados da análise de ingresso via fluxo contínuo.
  • 30/04/2024: Prazo final para interposição de recursos contra o resultado do fluxo contínuo.
  • 02/05/2024 a 03/05/2024: Período destinado à matrícula dos candidatos selecionados.

EDITAL COMPLETO: AQUI

FICHA DE INSCRIÇÃO (ANEXO 1): AQUI

REQUERIMENTO DE REVISÃO DE RESULTADO (ANEXO 2): AQUI

RESULTADO PROCESSO SELETIVO BOLSAS

Divulgada a classificação do processo seletivo de bolsas CAPES do Primeiro Semestre de 2024 :

ACESSE A CLASSIFICAÇÃO AQUI

Rematrícula 2024

Informamos que, conforme calendário divulgado pela ProPGPq, entre 19/02 a 04/03/2024 ocorrerá o processo de rematrícula (1º semestre/2024) e recadastramento (anual).

Rematrícula: destinado aos(às) estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado, mestrado profissionalizante e doutorado) da Unifesp.

Recadastramento: destinado aos(às) pesquisadores(as) que realizam estágio de pós-doutorado no âmbito dos Programas de Pós-Graduação e Departamentos da Unifesp.

Ressaltamos que, conforme dispõem as normas vigentes na pós-graduação na Unifesp, tanto a Rematrícula quanto o Recadastramento são OBRIGATÓRIOS, pois se trata do ato em que o estudante/pesquisador(a) manifesta formalmente a intenção de manter-se institucionalmente vinculado(a) à Unifesp.

 

Informações clique neste LINK

PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS (Primeiro Semestre 2024)

01/02/2024 –Início do recebimento das inscrições;

ABERTO O PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS CAPES-DS DO PPGQ-CTS A SEREM DISPONIBILIZADAS NOS MESES DE MARÇO, ABRIL, MAIO, JULHO E AGOSTO DE 2024

Informações no EDITAL

Ficha de Inscrições disponível AQUI

20/02/2024 – Data limite para solicitação de inscrição (23:59 horas no horário de Brasília);

21/02/2024 – Prova de conhecimentos gerais em Química (somente presencialmente no local, das 14h00 às 18h00 na Sala de Pós-Graduação da Unidade José Alencar, Rua São Nicolau, 210, 2o Andar, Jardim Pitangueiras, Diadema, SP);

22/02/2024 – Data prevista para divulgação do resultado da prova de conhecimentos gerais em Química

23/02/2024 – Data limite para eventual interposição de recurso do resultado da prova de conhecimentos gerais em Química

26/02/2024- Resultado da Interposição de Recurso

27/02/2024 – Data limite para envio de documentação para análise de ingresso via fluxo contínuo (para candidatos que ainda não tenham passado pelo processo de análise de documentação para ingresso via fluxo contínuo, e que venham a efetivar matrícula no curso em março/2024 – vide item 5);

28/02/2024 – Divulgação do resultado da análise de ingresso via fluxo contínuo;

29/02//2024 – Data limite para eventual interposição de recurso do resultado do fluxo contínuo;

01/03/2024 a 04/03/2024 – Período de matrícula para bolsas a serem implementadas em março/2024.

São atividades complementares:

1. Disciplinas do elenco das eletivas dos blocos B do PPGQ-CTS cursadas acima do número de créditos mínimos. Será atribuído o valor de créditos referente à disciplina cursada;

2. Atividades/disciplinas que ocorram na Unifesp e que, em suas regras, estabeleçam créditos aos alunos;

3.  Disciplinas cursadas e aprovadas durante a vigência da matrícula do aluno em outros programas de pós-graduação desde que a ementa não seja semelhante a disciplina oferecida pelo PPGQ-CTS. O número de créditos atribuídos será de 1 (um) crédito a cada 15 (quinze) horas.

4. Participação em organização de eventos de interesse do PPGQ-CTS durante a vigência da matrícula, poderá ser contemplada com 1 (um) crédito;

5. Participação em congressos científicos do qual o aluno possua o certificado de apresentação (em seu nome) e tenha apresentado o trabalho na forma oral ou pôster sobre assunto referente a sua dissertação ou tese durante a vigência da matrícula. Serão atribuídos 2 (dois) créditos para apresentações feitas pelo aluno na forma oral e 1 (um) crédito para apresentações na forma de pôster. O limite máximo de créditos a serem atribuídos será de 2 (dois) créditos para o mestrado e 4 (quatro) para o doutorado.

6. Trabalhos publicados pelos pós-graduandos como primeiro autor durante a vigência da matrícula, com participação do orientador e em periódicos nacionais/internacionais, poderá receber créditos como atividades complementares após avaliação da CEPGQ-CTS como estabelecido:

- 5 (cinco) créditos para alunos que publicarem artigos em revistas com fator de impacto igual ou superior a 4 (quatro);

- 4 (quatro) créditos para alunos que publicarem artigos em revistas com fator de impacto igual ou superior a 3 (três) e inferior a 4 (quatro);

- 3 (três) créditos para alunos que publicarem artigos em revistas com fator de impacto igual ou superior a 2 (dois) e inferior a 3 (três);

-2 (dois) créditos para alunos que publicarem artigos em revistas com fator de impacto inferior a 2 (dois).

 

 Os créditos pertinentes às atividades complementares deverão ser validados pela CEPGQ-CTS, mediante solicitação do orientador e orientado, com apresentação de todos os documentos comprobatórios.

Use o formulário adequado abaixo que contemple seu pedido.

REQUERIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS DEVIDO À APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTO CIENTÍFICO (CONGRESSOS)

REQUERIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS DEVIDO A ARTIGOS PUBLICADOS

 

 

Em caráter excepcional, será permitido ao discente regularmente matriculado no PPG o trancamento de matrícula com interrupção plena das atividades escolares por período global não superior a doze meses.
Serão respeitados os afastamentos decorrentes de licença maternidade e/ou paternidade, de acordo com a legislação vigente.
Para a concessão do trancamento de matrícula deverão ser observados os seguintes quesitos:
I - o requerimento para trancamento de matrícula deverá conter os motivos do pedido documentalmente comprovados,
II - o requerimento, firmado pelo discente e com manifestação favorável circunstanciada do(a) orientador(a), será encaminhado à respectiva CEPG e, em seguida, para aprovação pela CaPGPq.

III-  O trancamento de matrícula poderá retroagir à data de ocorrência do motivo de sua concessão, desde que solicitado enquanto o trancamento perdurar e desde que não provoque superposição com a matrícula inicial ou qualquer outra atividade realizada.

O trancamento da matrícula não estende automaticamente o prazo de finalização do curso (3 anos para mestrado e 5 anos para o doutorado). Em caso de necessidade o discente e orientador devem entrar com o pedido de extensão do prazo, não devendo ultrapassar os prazos da ProPGPq (4 anos para mestrado e 7 anos para doutorado).

A CEPG não aceitará pedidos de extensão de prazo acima dos estipulados pela ProPGPq.

 

Licença Maternidade

1) Toda mulher regularmente matriculada nos programas de mestrado ou doutorado tem direito ao afastamento de licença maternidade pelo período de até 6 meses, bem como extensão de prazo, seguindo a resolução 005/2022 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa:  Licença Maternidade Resolução PRPGPq.pdf  Para isto deverá apresentar documentos comprobatórios de nascimento, como atestado médico e certidão de registro, e uma carta de ciência de seu orientador, até 30 dias após o parto. 

2) Às bolsistas CAPES são garantidos os pagamentos no período da licença maternidade durante 4 meses, conforme Portaria CAPES 248/2011. As bolsas (com duração igual ou superior a 24 meses) também poderão ser prorrogadas por até 4 meses, desde que não extrapolem os prazos estabelecidos pelo programa de término da defesa  (3 anos par o mestado e 5 anos para o doutorado).

3) O período de trancamento de matrícula por licença maternidade que se encerram antes do prazo estabelecido pelo programa não será somada automaticamente nos prazos estabelecidos de defesa. Em caso de necessidade deve observar os casos abaixo:

3a) A prorrogação do prazo para a integralização do curso segundo os prazos estabelecidos  não é automática, devendo a aluna solicitá-la à Comissão de Ensino do Programa (CEPG) no momento da necessidade;

3b) Se a licença se iniciar antes do prazo de defesa oficial, e finalizar depois deste prazo, será estipulado novo prazo de defesa como o final da licença maternidade, somado o tempo de trancamento.

4) Os prazos de entrega de relatório, bem como qualificação, serão alterados, somando o período de licença à última data de prazo do relatório. 

OBS 1: O TRANCAMENTO DA MATRÍCULA NÃO ESTENDE O PRAZO DE FINALIZAÇÃO DE MESTRADO OU DOUTORADO, APENAS DESOBRIGA O ALUNO DE ATIVIDADES NA PÓS-GRADUAÇÃO (DISCIPLINAS E RELATÓRIOS) RESPEITANDO O ARTIGO 72 DO REGIMENTO DA PRPGPq: "§ 2º O período de trancamento de matrícula, caso ocorra, será computado* nos prazos estabelecidos acima" (exceto no caso descrito no item 3b acima).

* "computado": contado, considerado dentro da contagem; "nos": dentro dos, e não "somado ao prazo" ou "computado aos prazos".

A aluna em licença maternidade deve abrir um processo no SEI seguindo os trâmites AQUI . Não é necessário passar para análise na CEPG.

Licenças por outros motivos

Prorrogações por outros motivos há legislação pertinente na Resolução Universitária: Licenças Resolução PRPGPq.pdf  

Os alunos deve entregar o termo de responsabilidade ou o protocolo de envio ao CEP (em caso que envolvam seres humanos ou outros vertebrados) para se matricular.

Após a submissão ao CEP, os alunos têm 60 dias para entregar o CEP aprovado. Em caso de atrasos da avaliação por intercorrências, comunicar à coordenação e Secretaria. 

PROCEDIMENTOS PARA SUBMETER O PROJETO À AVALIAÇÃO DO CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) INSTITUCIONAL

-Para os projetos de pesquisa que não envolvem seres humanos nem animais vertebrados vivos:  preencher via SEI a documentação através de formulário próprio assinado pelo pesquisador responsável (orientador), aluno e chefe de departamento. Para acessar o documento, clicar em "gerar o documento". O SEI abrirá um processo, busca na lista de documentos/modelos disponíveis  no sistema  a declaração e procede com o preenchimento e assinaturas pertinentes (procurar por DECLARAÇÃO_PROJ. PESQ. SEM ENVOLV.HUMANOS/ VERTEBS ).  Roteiro detalhado aqui:  Roteiro SEI_CEP.docx.pdf  

-Para os projetos que envolvem seres humanos ou animais vertebrados vivos deverão seguir as instruções do CEP através do link: https://cep.unifesp.br/projetos-que-envolvem-seres-humanos.

-Se houver um projeto "guarda-chuva" do orientador para o segundo caso (projetos que envolvam seres vivos), o nome do aluno deve estar inserido no projeto aprovado pelo orientador.

Maiores informações sobre CEP acesse => Link: [ Comitê de Ética em Pesquisa / UNIFESP ]

 

O Programa de Pós-Graduação em Química-CTS exige a entrega do Projeto de Pesquisa no Ato da Matrícula. O "Termo de Confidencialidade e Responsabilidade" ou CEP deve ser entregue também na matrícula conforme normativas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa : ACESSE AQUI A RESOLUÇÃO

DESLIGAMENTO DO ALUNO DO PPG

O aluno poderá ser desligado do Programa de Pós-Graduação nas seguintes situações:
I. A pedido do interessado;
II. Se não efetivar plenamente a matrícula inicial;
III. Se não efetuar as rematrículas;
IV. Se reprovado 2 (duas) vezes na mesma disciplina ou reprovado em 3 (três) disciplinas
distintas;
V. Se reprovado pela segunda vez no Exame de Qualificação para o Mestrado ou
Doutorado;
VI. Se reprovado pela segunda vez na defesa de dissertação de Mestrado ou tese de
Doutorado;
VII. Se não cumprir os prazos máximos definidos pela CEPGQ-CTS para a finalização da
dissertação ou tese, ultrapassando os limites fixados por este regimento;
VIII. Por solicitação do Orientador à CEPGQ-CTS, devido a desempenho acadêmico
insatisfatório, com base em critérios objetivos, após análise e homologação pelo CPP e pelo
CPGPq. A CEPGQ-CTS encaminhará a deliberação de desligamento do aluno para a CPP da
Unidade, depois de ouvidos o aluno e orientador;
IX. Por motivos disciplinares ou éticos, incluindo-se plágio, falsificação, fabricação de
dados ou falsos resultados, após análise e homologação pelo CPGPq;
X. Por ausência de entrega de relatórios de atividades e formulários de
acompanhamento discente nos prazos estabelecidos pela CEPGQ-CTS, salvo caso de justificativa por
escrito, com aval do orientador, à CEPGQ-CTS.

Observações:

1) Em caso de bolsa da CAPES, o aluno desligado terá que devolver à instituição o total do montante recebido;

2) Em caso de desligamento a partir de decisão da CEPG por algum dos motivos arrolados acima, o aluno terá 15 dias para interposição de recurso após comunicação (normativa baseada em decisão precedente em reunião da CEPG de janeiro/2023).

 

CANCELAMENTO DA BOLSA CAPES

Para preenchimento da bolsa CAPES preencher o formulário abaixo e enviar à Secretaria de Pós-Graduação:

  Bolsa_Cancelamento_v2015-05-24

Subcategorias

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 

Rua São Nicolau, n.º 210 - 5o Andar, Centro

Diadema - SP - CEP: 09913-030