Informações Gerais
O ingresso de candidatos nos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos no Programa de Pós-graduação em Química – Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (PPGQ-CTS) é feito em fluxo contínuo e pode ocorrer em qualquer época do ano. Para concorrer às bolsas que venham a ser disponibilizadas os candidatos deverão estar aprovados para o ingresso (ter tido sua documentação para ingresso em fluxo contínuo avaliada e aprovada pela CEPG) ou já matriculados no PPGQ-CTS, para então poderem realizar a prova de conhecimentos básicos em Química e estabelecer a classificação para atribuição de bolsas que venham a ser liberadas no período de vigência do edital.
Neste caso, serão considerados habilitados para concorrer às bolsas eventualmente disponibilizadas para um dado período apenas os alunos já matriculados e que queiram pleitear bolsas, aqueles candidatos já aprovados para o ingresso, bem como aqueles que encaminharem os documentos necessários para análise e eventual ingresso via fluxo contínuo até data definida no edital de atribuição de bolsas. O simples envio dessa documentação para análise não garante o direito de realização da prova. A comissão de ingresso avaliará os documentos e divulgará no sítio do PPGQ-CTS uma lista com os nomes dos candidatos aprovados para o ingresso, em tempo hábil para a realização da prova de classificação para distribuição de bolsas do período em análise.
Os candidatos que não respeitarem a data estabelecida no edital poderão ingressar no programa, se aprovados na análise, mas não poderão realizar a prova de distribuição de bolsas a que se refere edital vigente. Os documentos necessários para a análise do ingresso seguem abaixo.
Instruções para o ingresso no PPGQ-CTS
- Orientador e orientado deverão encaminhar formulário de solicitação de ingresso por fluxo contínuo no nível desejado.
- Esse formulário de inscrição (A1) deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:
[a] Curriculum Vitae Lattes do candidato e do seu orientador (disponível para preenchimento e impressão na Internet no sítio do CNPq (Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br). O currículo do candidato deve ser acompanhado dos documentos comprobatórios das informações declaradas. Somente as informações comprovadas documentalmente serão consideradas.
[b] Histórico escolar da graduação e/ou do mestrado.
[c] Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação e/ou do mestrado reconhecido pelo MEC.
[d] Carta de aceitação do orientador no programa (M3).
[e] Cédula de Identidade (RG), ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), ou Passaporte para candidatos estrangeiros.
[f] Cadastro de Pessoa Física (CPF), somente se não constar no RG.
- Poderão solicitar a avaliação em fluxo contínuo os orientadores permanentes, colaboradores e visitantes.
- Após a matricula, o discente terá 60 dias para entregar o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
- O fluxo interno se dará da seguinte forma:
- os documentos serão encaminhados para assessores, que emitirão pareceres em até 15 dias recomendando ou não o ingresso do proponente;
- o resultado será apreciado na reunião da CEPG e comunicado aos interessados. Portanto, o resultado final poderá demorar até 45 dias para ser divulgado.
- Apenas em período de distribuição de bolsas, esses prazos poderão ser alterados para atender o edital de classificação e disitribuição de eventuais bolsas de estudo disponíveis.
- Caso o ingressante por fluxo contínuo tenha interesse em bolsa de estudo, ele poderá se inscrever na próxima prova de distribuição de bolsas.
- O ingressante por fluxo contínuo ficará submetido às mesmas regras e prazos impostos a todos os pós-graduandos do PPGQ-CTS.
Os candidatos poderão solicitar a revisão de nota através de requerimento devidamente assinado dirigido à Comissão de Ensino do PPGQ-CTS, em até 2 dias úteis, contados a partir da data de divulgação do resultado. O requerimento deverá ser entregue à secretaria de pós-graduação e a revisão de nota será feita pela Comissão de Ingresso no prazo máximo de 5 dias úteis, contados a partir da data da entrega do requerimento a secretaria. O pedido de revisão de nota também poderá ser feito por e-mail, respeitando-se os prazos limites acima estabelecidos. O requerimento, devidamente preenchido e assinado, poderá ser encaminhado eletronicamente em formato pdf para o e-mail da secretaria do programa de Pós-Graduação em Química – Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, com cópia para e-mail da Coordenação do Programa. Nesse caso, o prazo para emissão do resultado da análise será contado a partir da data da confirmação de recebimento do requerimento pela secretaria do PPGQ-CTS.
O aluno poderá ingressar no PPGQ-CTS se atigir ao menos 5 pontos (entre 10 pontos) conforme FORMULÁRIOS DE INGRESSO abaixo (a ser preenchido por uma comissão específica do PPG- os candidatos não devem preencher esta ficha):
Mestrado e Doutorado Direto: Ficha Avaliação Fluxo Contínuo Mestrado ou Doutorado Direto QCTS (atualizado 6 maio 2022).docx
Doutorado (com mestrado prévio): Ficha Avaliação Fluxo Contínuo Doutorado QCTS.docx