O Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade da UNIFESP, é strictu sensu para formar mestres e doutores, e é totalmente GRATUITO. O aluno pode realizar sem bolsa ou com uma bolsa da CAPES, FAPESP ou outra agência de fomento.
Ao se matricular no mestrado ou doutorado, o aluno deverá cumprir algumas disciplinas do programa, e desenvolver um projeto de pesquisa em consonância com seu orientador (docente credenciado no programa). O ingresso é em fluxo contínuo (pode ser solicitado em qualquer momento do ano), e quem estiver interessado nas bolsas da CAPES do programa, deve concorrer via processos seletivos semestrais (uma em janeiro/fevereiro e outra em julho/agosto).
O programa foi criado em 2011, tem por objetivo a formação de profissionais com bases científicas sólidas e tecnológicas que contribuirá para:
Desenvolvimento sustentável, em um sentido mais amplo, é definido como o atendimento das necessidades atuais sem afetar a habilidade das gerações futuras suprirem as suas próprias demandas, buscando a harmonia do desenvolvimento econômico, social e a preservação do ambiente. Trata-se de um tema de relevância, envolvendo questões de natureza interdisciplinar, afetando diferentes estratos da sociedade, economia e ambiente. Para responder de forma concreta a essas questões, o estudo formal da sustentabilidade tem emergido na academia como ciência distinta, possuindo fundamentação científica e tecnológica própria, porém calcado nas diversas áreas atuais do conhecimento, sendo referido como ciência da sustentabilidade.
Para ingresso no programa nos níveis mestrado e doutorado, e outros maiores detalhes, consulte as abas específicas acima.
Siga-nos nas redes sociais:
Observação: Para detalhes atualizado de contato via secretaria, consulte a aba acima "Secretaria". Devido ao regime híbrido de atendimento, atentar que não está havendo mais contato telefônico permanente. Nesta mesma aba, consultar os dias de atendimento presencial.
É com grande satisfação que anunciamos o início do prazo de submissão de resumos dos projetos de pesquisa, extensão e ensino para o nosso tão esperado evento XI Simpósio de Química da UNIFESP (XI-SQU), que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro de 2024, na unidade José de Fillipi, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, no campus de Diadema com o tema “Química: integrando saberes para o desenvolvimento sustentável”.
Não percam o prazo, sua participação e contribuição é de extrema importância para nós.
Prazo de submissão de Resumos : 03/10/2024 à 31/10/2024.
Endereço de submissão: https://squ.unifesp.br/submissão
Agradecemos desde já pela sua consideração e esperamos poder contar com sua presença.
Atenciosamente
2024 - Comissão Organizadora
XI Simpósio de Química da UNIFESP
Estão abertas as inscrições para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química - CTS para o período de novembro/2024 a novembro/2027.
Maiores informações no EDITAL
DIVULGADAS AS INCRIÇÕES DOS CANDIDATOS (18/9) PELA COMISSÃO ELEITORAL:
A comissão eleitoral recebeu a inscrição para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade de:
1) Luciano Caseli
Resultado: Em 4 de outubro de 2024, em reunião ordinária da CEPG, os 9 membros do colegiado aprovou por unanimidade a recondução de Luciano Caseli ao cargo de coordenador do PPGQ-CTS para o período de novembro de 2024 a novembro de 2027. O coordenador indicou a Profa. Juliana Naozuka como vice-coordenadora para o período.
Prezada comunidade acadêmica,
É com muito entusiasmo que divulgamos a abertura da submissão de resumos para o 1° Simpósio Unificado da Pós-graduação da Unifesp campus Diadema (SUPG)
Os candidatos devem se inscrever entre 11/3/2024 a 22/3/2024, seguindo as instruções abaixo:
Detalhes da Instituição (CAPES) sobre a premiação no link: DIVULGAÇÃO DA CAPES
ANEXO 1: CLIQUE AQUI
RESULTADO
TESE INDICADA PELO PPGQ-CTS: CARLA REGINA BORGES LOPES
As inscrições para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES 2024, estão agora abertas em acordo com ao EDITAL 26/2024 da CAPES, publicado em 10/10/204. Os candidatos do PPGQ-CTS devem enviar os documentos conforme as instruções detalhadas no item III do Comunicado nº 9/2024/PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – PROPGPQ, além da documentação comprobatória para a pontuação (exceto o termo de seleção, que é de responsabilidade da coordenação). Certifiquem-se de encaminhar os documentos digitalizados em um único arquivo PDF de boa resolução para os endereços de e-mail especificados até 10 de JANEIRO de 2025, com o destinatário sendo o coordenador do PPGQ-CTS.
Envio de Documentos: 10/1/2025 (até às 23h59 UTC -3) para os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (arquivo único pdf – arquivos múltiplos não serão aceitos)
A pontuação será os critérios definidos pela CEPG de acordo com a normativa decidida em reunião ordinária em abril/2023 segundo a escala contida no documento anexo . Envie toda a documentação comprobatória necessária para pontuá-lo.
Resultado: 14/1/2025
Interposição de recursos: até 15/1/2025 (até às 23h59 UTC -3)
Resultado final: 16/1/2025
Envio da documentação pela Coordenação à ProPgPq: 17/1/2025
COMUNICADO 9/2024 DA PRPGPQ COM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTOS A ENVIAR
SOBRE O PROGRAMA PDSE DA CAPES, MAIS INFORMAÇÕES AQUI
SOBRE O EDITAL DA CAPES ESPECÍFICO CLIQUE AQUI
Prazo para interposição de recursos: até 15/1/2025 (até às 23h59 UTC -3) em carta com justificativa a enviar ao email da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia à secretaria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CLASSIFICADOS:
DOUTORADO
1o Isabel Amaral da Silva (CLASSIFICADO, AF)
MESTRADO
10 Matheus Bellot de Alvarenga (CLASSIFICADO)
20 Angeline Carvalho Pereira (CLASSIFICADO)
30 Fabiana Simões Felipe Borges (CLASSIFICADO)
40 Rafaela Tudela Bastos (CLASSIFICADO)
50 Rafael Miguel Rodrigues da Silva (CLASSIFICADO)
NÃO CLASSIFICADOS:
Isabela Mendonça Dias (NÃO CLASSIFICADO)
Denise Cristina de Andrade Luz (NÃO CLASSIFICADO)
Quando a bolsa estiver disponível, a coordenação e a secretaria acadêmica entrarão em contato com o candidato classificado para solicitar a manifestação de interesse, além de fornecer as instruções sobre os procedimentos de solicitação de ingresso e matrícula.
Para ser contemplado com a bolsa, é necessário apresentar toda a documentação para matrícula, incluindo o comprovante de conclusão da graduação com a colação de grau. Caso o candidato não possa fornecer a documentação dentro do prazo estipulado, a bolsa será ofertada ao próximo candidato classificado na lista de espera.
Se uma nova bolsa se tornar disponível nos meses subsequentes dentro do período de vigência do edital (setembro/2024 a fevereiro/2025), ela será reofertada ao candidato, respeitando a ordem de classificação.
Divulgação das notas do processo CLIQUE AQUI
* Recomenda-se que o envio da documentação por análise por fluxo contínuo seja antecipado. Ela pode ser enviada em qualquer momento antes do prazo final.
PREVISÃO DE BOLSAS (número e disponibilidade podem sofrer alterações de acordo com defesas antecipadas ou determinação da CAPES e ProPgPg):
Mestrado: 4 bolsas em setembro (1 ações afirmativas + 3 classificação geral) , 1 bolsa em outubro (bolsa ações afirmativas), 1 bolsa em fevereiro.
2 bolsas de doutorado em janeiro (1 delas dentro da quota de ações afirmativas) e 1 bolsa em fevereiro
RESULTADO DO PROCESSO PDSE/2024 (DIVULGADO 23/4/2024)
ALUNO |
PONTUAÇÃO |
Situação |
1º: NICOLAS SANTOS DOS ANJOS |
17 |
Apto (dentro da cota do PPG-QCTS) |
2º DANILO WAISMANN LOSITO |
14 |
Aptos sob condição (em caso de bolsa remanescente de outro programa a disponilizar pela PRPGPq) |
3 º MARIA LUCIA SCHUMACHER ROCHA |
10 |
|
4º JOSÉ CARLOS QUEIROZ AREAS |
4,5 |
Prazo para interposição de recursos: até 24/04/2024 (até às 23h59 UTC -3) em carta com justificativa a enviar ao email da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia à secretaria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pontuação conforme barema divulgado no edital e candidatos pontuados conforme ANEXO
__________________________________________________________________________________
As inscrições para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES 2024, estão agora abertas em acordo com ao Portaria nº 77, de 8 de Março de 2024 da CAPES. Os candidatos do PPGQ-CTS devem enviar os documentos conforme as instruções detalhadas no item III do Comunicado nº 2/2024 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - ProPgPq, além da documentação comprobatória para pontuação (exceto o termo de seleção, que é de responsabilidade da coordenação). Certifiquem-se de encaminhar os documentos digitalizados em um único arquivo PDF de boa resolução para os endereços de e-mail especificados até 19 de ABRIL de 2024, com o destinatário sendo o coordenador do PPGQ-CTS.
Envio de Documentos: 19/4/2024 (até às 23h59 UTC -3) para os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (arquivo único pdf – arquivos múltiplos não serão aceitos)
A pontuação será os critérios definidos pela CEPG de acordo com a normativa decidida em reunião ordinária em abril/2023 segundo a escala contida no documento anexo. Envie toda a documentação comprobatória necessária para pontuá-lo.
Resultado: 23/4/2024
Interposição de recursos: até 24/4/2024 (até às 23h59 UTC -3)
Resultado final: 25/4/2024
Envio da documentação pela Coordenação à ProPgPq: 26/4/2024
COMUNICADO 2/2024 DA PRPGPQ COM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTOS A ENVIAR
SOBRE O PROGRAMA PDSE DA CAPES, MAIS INFORMAÇÕES AQUI
SOBRE O EDITAL DA CAPES ESPECÍFICO CLIQUE AQUI
Prazo para interposição de recursos: até 24/4/2024 (até às 23h59 UTC -3) em carta com justificativa a enviar ao email da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia à secretaria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r
____________________________________________________________________
RESULTADO PROCESSO SELETIVO EXTRAORDINÁRIO BOLSAS DE MESTRADO
Conforme previsto no edital, os candidatos passaram por duas etapas de avaliação: a prova escrita, realizada em 18 de abril de 2024, e a prova oral, ocorrida em 19 de abril de 2024. Todos os inscritos compareceram em ambas as etapas.
A nota final dos candidatos foi calculada considerando 40% da prova escrita e 60% da arguição. Para ser aprovado, é necessário obter uma nota mínima de 5,00 (cinco). Os resultados finais foram os seguintes:
Nome (em ordem de classificação) |
NOTA FINAL |
(1) LEONIDO SIMÃO MANUEL NHANWENDZE* |
5,0 |
(2) MATHEUS DE LIMA RIBEIRO BARROS |
9,0 |
(3) ELLEN SOARES DE PAULA |
5,3 |
*Ações Afirmativas
Os candidatos que desejarem solicitar revisão do resultado das provas podem fazê-lo enviando um requerimento em formato PDF (Anexo 2 do edital publicado), assinado e endereçado à Coordenação do PPGQ-CTS, dentro do prazo estipulado no edital. O requerimento deve ser enviado exclusivamente por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Comissão de Ingresso analisará os pedidos e fornecerá uma resposta dentro de 2 dias corridos, a contar da data de recebimento do requerimento.
Obs: Como há previsão de três bolsas de mestrado da CAPES a disponibilizar a partir de maio. Os candidatos aprovados já podem solicitar, a partir da divulgação do resulto, o ingresso em fluxo contínuo para análise ad referendum à coordenação aos emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Se aprovado no fluxo contínuo, a Secretaria dará as informações sobre a matrícula e aquisição da bolsa.
ABERTO O PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS CAPES-DS DO PPGQ-CTS DE MESTRADO A SEREM DISPONIBILIZADAS NOS MESES DE MAIO, JUNHO JULHO E AGOSTO DE 2024
EDITAL COMPLETO: AQUI
FICHA DE INSCRIÇÃO (ANEXO 1): AQUI
REQUERIMENTO DE REVISÃO DE RESULTADO (ANEXO 2): AQUI
Divulgada a classificação do processo seletivo de bolsas CAPES do Primeiro Semestre de 2024 :
Disciplina | Coordenador | Colaboradores | Dia de Semana | Horário Inicial | Horário Final | Data Início (a partir de 1/set) | Data Fim (até 22/dez) | Prazo cancelamento de matrícula* | Online, híbrido ou presencial? |
Físico-Química Avançada 2 | Luciano Caseli | Lúcia Noda, Ricardo, Diogo Pellosi, Leonardo | Segunda-Feira | 14h | 18h | 11/9 | 18/12 | 9/10 | híbrido |
Boas Práticas na Pesquisa, Inovação e Escrita Científica | Luciano Caseli | Marcos, Diogo Pellosi | Terça-Feira | 14h | 17h20 | 19/09 | 21/11 | 03/10 | híbrido |
Tópicos Avançados em Sustentabilidade (*obs 1) | Laura Péres | Mauro Scalea | Quarta-feira | 14h | 18h | 23/8 | 6/12 | 27/9 | Presencial |
Tópicos de Nanotecnologia para Sustentabilidade | Paula Haddad | Celso, Lília, Suzan, Sarah, Georgia,Angerson | Quinta feira | 14h | 18 h | 21/9 | 21/12 | 4/10 | híbrido |
Tópicos Fundamentais em Quimica (*obs 2) | Tereza Martins | Izilda, Luciano, Ricardo, Lúcia Noda, Juliana | Quarta-feira | 8h00 | 12h00 | 30/08 | 20/12 | 27/09 | presencial |
Síntese Orgânica | Luiz Longo | Cristiano, Adriana, Marcus, Fernanda Siqueira, Alessandro | Quinta-feira | 8h | 12h | 14/09 | 21/12 | 12/10 | híbrido |
Quimica Verde | Fernanda Camilo | Fernanda Camilo, Fernanda Siqueira, Alessandro Rodrigues, Cristiano Ramineli, Suzan Pantaroto, Angerson | Segunda-feira | 19 h | 23 h | 11/9 | 18/12 | 9/10 | híbrido |
Química Analítica Avançada 2 | Fábio Simões | Fábio Simões, Lúcia Codognoto, Juliana Naozuka, Aline Lopes, Aline Klassen, Fernanda Siqueira | Segunda-Feira | 14h | 18h | 11/9 | 18/12 | 9/10 | on-line |
Química Orgânica Avançada 2 | Alessandro Rodrigues | Adriana, Cristiano, Fernanda Camilo, Fernanda Siqueira, Luiz, Marcus | Quinta-feira | 14 h | 18 h | 14/09 | 21/12 | 12/10 | híbrido |
Métodos de elucidação estrutural de compostos orgânicos (*obs 3) |
Thiago Veiga | Cristiano Raminelli, Alessandro Rodrigues e Diogo Silva | Terça-Feira | 8h | 12h | 22/08 | 05/12 | 03/10 | Presencial |
1) Tópicos Avançados em Sustentabilidade será iniciada em 23/8, então as matrículas devem ser efetuadas até 22/8 para serem validadas;
2) Tópicos Fundamentais em Quimica será iniciada em 30/8, então as matrículas devem ser efetuadas até 29/8 para serem validadas.
3) Métodos de elucidação estrutural de compostos orgânicos será iniciada em 22/8, então as então as matrículas devem ser efetuadas até 21/8 para serem validadas.
Matrículas nas disciplinas estão abertas entre 1° e 31 de agosto/2023
- Instruções para alunos regulares (incluindo os matriculados em outros programas de pós-graduação do Campus Diadema):
A matrícula deverá ser realizada exclusivamente via sistema, segue link:
Os tutoriais para uso do novo sistema podem ser consultados no link a seguir:
- Instruções para alunos especiais (devem ter concluído a graduação*): Acessar o link entre 1 e 31 de agosto e preencher os dados (devem enviar o certificado ou diploma de conclusão de curso de graduação). A matrícula será aceita em caso de não exceder o limite de vagas para alunos regulares, e envio de documentação de término de graduação.
ACESSE AQUI SOMENTE ALUNOS ESPECIAIS (ALUNOS REGULARES NÃO ACESSEM AQUI)
Uma vez matriculado na disciplina, regimentalmente o aluno poderá cancelar a matrícula até 1/3 da carga horária da disciplina ter sido cumprida.
*O Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, no uso de suas atribuições regimentais, estatutárias e,
considerando o Regimento Interno da Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp e o PARECER nº. 00009/2023/ PROCURADOR/PFUNIFESP/PGF/AGU,
RESOLVE:
Art. 1º. Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) das Unidades Universitárias observarão as diretrizes contidas nesta Resolução para admissão
de Alunos Especiais.
Art. 2º. Para fins de aplicação desta Resolução, compreende-se Aluno(a) Especial como:
I - Aquele(a) Interessado(a) que, sem estar formalmente vinculado(a) ao PPG da Unifesp, almeja cursar disciplina isoladamente; ou
II - estudante, regularmente matriculado(a) em Programa de Pós-Graduação stricto sensu de outra Instituição de Ensino Superior (IES), nacional
ou estrangeira e almeja cursar disciplinas isoladas.
Art. 3º. A seleção de Aluno Especial de que trata o art. 2º. desta Resolução ocorrerá mediante aprovação no processo seletivo para cursar a
disciplina pleiteada, segundo pré-requisitos da disciplina.
Parágrafo único. Após a seleção de que trata o caput, o(a) Aluno(a) Especial somente poderá formalizar a inscrição na disciplina se houver
comprovado que possui formação superior em nível de graduação completa, em conformidade com a legislação brasileira.
Art. 4º. Situações de indeferimento de que trata o art. 3º. poderão ser dirimidas pelo(a) estudante à própria CEPG responsável pelo processo
seletivo, sendo a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Unidade Universitária a sua instância recursal.
Parágrafo único. O prazo para interposição de recurso e/ou reconsideração será de 10 (dez) dias contados a partir da divulgação do resultado.
Art. 5º. O(A) Aluno(a) Especial poderá ser desligado(a) da(s) disciplina(s) em que estiver cursando:
I - a pedido do(a) interessado(a), mediante requerimento;
II - se infringir o disposto no inciso X, art. 76, do Regimento Interno da Pós-Graduação e Pesquisa.
III - se houver rompimento de vínculo com a IES de origem, em se tratando de estudantes que se enquadrem no inciso II, art. 2º., desta
Resolução.
Art. 6º. O(A) Aluno(a) Especial poderá solicitar os créditos obtidos na(as) disciplina(s) que cursou e obteve aprovação de acordo com as regras
definidas pelos PPGs, em consonância com o artigo 83 do Regimento Interno da Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp.
Art. 7º. Os casos omissos serão resolvidos pelo(a) Pró-reitor(a) de Pós-Graduação e Pesquisa.
Art. 8º. Esta Resolução entra em vigor a partir de 06 de abril de 2023
Grade Horária
2a feira |
3a feira |
4a feira |
5a feira |
6a feira |
|
Manhã |
MEEQO | TFQ | SO | ||
Tarde |
FQA2 QAA2 |
BPEC TEEQ |
TAS
|
TNS QOA2 |
|
Noite |
QV |
Para todos os alunos:
Número Mínimo de Créditos:
Mestrado: 25
Doutorado: 40
Para ingressantes a partir de 2022
No mestrado o aluno deverá:
1) Adquirir os créditos nas disciplinas obrigatórias: A1, A2, A3 e A5 O aluno pode adquirir os créditos de A1 (TFQ) e ser dispensado de cursá-la presencialmente se obter nota 6,0 ou superior na prova anual aplicada anualmente sobre os assuntos recorrentes na ementa da disciplina a ser realizada pelos docentes que atuarão na disciplina.
2) Adquirir os créditos ao menos 1 disciplina do Grupo B
3) Os demais créditos para totalizar o mínimo de 25 créditos podem ser adquiridos em disciplinas do grupo C, outras disciplinas do grupo B, ou em atividades complementares previstas no regimento do programa.
No doutorado o aluno deverá:
1) Adquirir os créditos nas disciplinas obrigatórias: A1, A2, A4 E A5 O aluno pode adquirir os créditos de A1 (TFQ) e ser dispensado de cursá-la presencialmente se obter nota 6,0 ou superior na prova anual aplicada anualmente sobre os assuntos recorrentes na ementa da disciplina a ser realizada pelos docentes que atuarão na disciplina.
2) Adquirir os créditos ao menos 2 quaisquer disciplinas do Grupo B
3) Os demais créditos para totalizar o mínimo de 40 créditos podem ser adquiridos em disciplinas do grupo C, outras disciplinas do grupo B, ou em atividades complementares previstas no regimento do programa.
Para alunos ingressantes em anos prévios a 2022:
1) Mestrandos e doutorandos são dispensados de cumprir A5;
2) Mestrandos e doutorandos que cumpriram uma das seguintes disciplinas no regimento antigo: CTS12, CTS16, CTS28, ou CTS33 (“AVANÇADAS”), são dispensados em cumprir disciplinas do grupo B.
A solicitação de coorientação deverá seguir os seguintes trâmites:
I. O coorientador será indicado pelo orientador que deverá justificar sua participação perante a CEPGQ-CTS, através de carta simples, justificando a participação da coorientação no projeto de pesquisa, e enviando seu currículo na plataforma Lattes.
II. A solicitação de coorientação não deve exceder o prazo de 1 (um) ano para mestrandos e 2 (dois) anos para doutorandos, a contar da data de matrícula do aluno no PPGQ-CTS;
III. O coorientador deverá ser portador do título de doutor, e não necessariamente precisa ter vínculo estatutário com a Unifesp.
IV. Será permitido até 1 (um) coorientador por aluno, exceto em caso de justificativa de pertinência solicitada pelo orientador.
Orientações para solicitação de diploma:
Favor seguir as instruções, pois caso contrário podemos não receber o e-mail ou não encontrar os dados do diplomado e não ser possível realizar o agendamento.
- Mensagens encaminhadas à Secretaria sobre agendamento para retirada de diploma serão desconsideradas.
Prezados egressos, desde o dia de 01/01/2021, os e-mails da Secretaria dos Programas @gmail foram descontinuados, passando para:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
secretariaposgraduaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua São Nicolau, n.º 210 - 5o Andar, Centro
Diadema - SP - CEP: 09913-030